Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Abdominoplastia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Pessoas que passaram pelo “efeito sanfona” ou perderam muito peso por conta de cirurgia bariátrica podem realizar o procedimento

Muitas pessoas sofrem com o excesso de gordura e flacidez na barriga, o que pode trazer incômodos na hora de experimentar uma roupa mais justa e abalar a autoestima. A abdominoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais procurados por quem deseja ter uma melhora da silhueta.

A cirurgia de abdominoplastia consiste na retirada do excesso de pele na região abdominal para fortalecer a parede muscular e deixar a barriga mais firme e lisa. A remoção de gordura pode acontecer pelo fato de ela estar próxima ao excesso de pele retirado, porém esse não é o objetivo do procedimento. A seguir, vamos explicar mais detalhes sobre a cirurgia para sanar todas as dúvidas relacionadas à abdominoplastia.

Agende agora uma avaliação para realizar a abdominoplastia!

Quem pode realizar o procedimento?

A cirurgia é indicada, principalmente, para quem possui excesso de pele e flacidez na região abdominal e em casos de diástase, quando há a separação dos músculos do abdômen. Geralmente, são pessoas que tiveram uma perda significativa de peso, seja por conta de gravidez, realização de cirurgia bariátrica ou outro motivo.

Antes de optar pela abdominoplastia, é importante marcar uma consulta com o cirurgião plástico para que o médico avalie o histórico do paciente e defina a melhor técnica para realizar o procedimento.

Cuidados antes e depois da abdominoplastia

Antes de se submeter à abdominoplastia, o médico vai solicitar exames para avaliar as condições clínicas do paciente e do próprio abdômen, sendo que os mais comuns são:

  • Hemograma;
  • Urina;
  • Eletrocardiograma;
  • Teste de tórax;
  • Ultrassom abdominal total;
  • Ultrassom de parede abdominal;
  • Beta HCG.

Além da realização dos exames, outros cuidados devem ser tomados antes da realização da cirurgia, como:

  • Suspender o uso de medicamentos anticoagulantes;
  • Informar quais medicamentos estão sendo utilizados e sua frequência;
  • Evitar o consumo de álcool;
  • Parar de fumar um mês antes do procedimento (caso seja fumante);
  • Manter uma alimentação saudável e rica em proteínas e fibras;
  • Utilizar suplementos indicados para cicatrização;
  • Estar em jejum total de oito horas antes da cirurgia.

Os cuidados pós-operatórios também são de suma importância para uma boa recuperação do paciente, que deverá usar uma malha de compressão sobre os curativos por, pelo menos, 30 dias após a cirurgia. Além disso, pode ser colocado um dreno temporário sob a pele para retirar o acúmulo de sangue ou fluidos.

Outras recomendações são evitar carregar peso e qualquer tipo de esforço físico, usar roupas mais largas, não dirigir e ter cuidado ao sentar-se para não esticar e nem curvar muito o abdômen.

Como é realizada a abdominoplastia?

Existem algumas técnicas diferentes para realizar a abdominoplastia, que vão depender das condições do paciente e do volume de pele retirado da região abdominal. Em geral, a cirurgia demora de 2 a 3 horas com utilização de anestesia peridural, mas em alguns casos pode haver a necessidade de anestesia local ou geral.

Os diferentes tipos de abdominoplastia são:

Abdominoplastia clássica ou tradicional

Técnica mais utilizada, com uma incisão horizontal localizada na parte inferior do abdômen, que pode ser facilmente escondida por roupas íntimas e trajes de banho. Além de retirar o excesso de pele flácida, a abdominoplastia clássica também remove as estrias abaixo do umbigo.

Abdominoplastia em âncora

A Abdominoplastia em âncora Indicada para pessoas com grande quantidade de pele em excesso, especialmente casos de pacientes que se submeteram a uma cirurgia bariátrica e perderam muitos quilos. A incisão e a cicatriz são maiores, em um formato de “T” invertido na horizontal e vertical.

Miniabdominoplastia

O próprio nome mostra que é uma abdominoplastia menor, indicada para pessoas que não estão acima do seu peso ideal, mas têm um pouco de flacidez muscular abaixo do umbigo. Como consequência, a incisão e a cicatriz também são bem menores em comparação às outras técnicas.

Quero fazer uma abdominoplastia!

Riscos e complicações da abdominoplastia

A abdominoplastia, uma das mais realizadas entre as cirurgias plásticas estéticas, é considerada um procedimento seguro, mas existem riscos e possíveis complicações, assim como em qualquer outra cirurgia. Entre eles, o seroma é o mais frequente, mas, na verdade, nem podemos chamá-lo de “complicação”, porque é perfeitamente normal acontecer depois da abdominoplastia.

O seroma é o acúmulo de líquido debaixo da pele, próximo à cicatriz, que pode ser absorvido pelo organismo ou expelido em algumas semanas. Em alguns casos, pode ser necessária a punção com seringa para retirar o excesso de líquido.

Outros riscos e complicações relacionados à abdominoplastia são:

  • Formação de queloides na cicatrização;
  • Cicatriz hipertrófica;
  • Hematomas;
  • Necrose;
  • Umbigo fechado;
  • Infecções;
  • Assimetrias.

Porém, os riscos podem ser minimizados se o paciente seguir à risca as orientações médicas, especialmente no período pós-operatório, para assegurar uma boa cicatrização da região. Outra maneira é escolher um cirurgião experiente, com conhecimento e especializações nas principais técnicas para a realização da abdominoplastia.

Resultados da cirurgia plástica na barriga

A abdominoplastia é uma cirurgia para remodelar o abdômen com a retirada do excesso de pele que causa a flacidez; portanto, sem foco no emagrecimento. Depois de seis meses, já é possível notar os primeiros resultados, mas o definitivo mesmo costuma aparecer entre 12 e 18 meses após o procedimento.

Como escolher um especialista em abdominoplastia?

Acertar na escolha do profissional é o primeiro passo para ter resultados satisfatórios com a abdominoplastia. É importante pesquisar sobre o currículo do cirurgião plástico, sua formação, títulos de especialização e experiência na realização do procedimento.

O Dr. Edgar Lopez é membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (American Society for Aesthetic Plastic Surgery – ASAPS) e membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), além de ter ampla experiência em diversos tipos de cirurgia plástica, passando toda a segurança e confiança necessárias ao paciente.

Saiba mais sobre a abdominoplastia e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)