Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Tudo sobre a abdominoplastia em âncora
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Confira o que é a abdominoplastia em âncora, conhecendo quais são as indicações, como é feita e recuperação desse tratamento que visa melhorar o contorno corporal.

A abdominoplastia em âncora é um procedimento que, assim como outras técnicas de cirurgia plástica do abdômen, tem como objetivo a remoção do acúmulo de pele excedente na região abdominal. Sua particularidade está no tipo de incisão, que é uma junção de duas técnicas diferentes: a abdominoplastia vertical e a clássica.

A abdominoplastia, independentemente da técnica cirúrgica, é a quarta cirurgia plástica mais realizada no Brasil. Costuma ser buscada por homens e mulheres que almejam melhorar o contorno corporal. Entenda mais a seguir.

Para quem é indicada a abdominoplastia em âncora?

A abdominoplastia em âncora é uma técnica indicada para quadros moderados a severos de flacidez abdominal, como em casos de:

  • perda de peso após cirurgia bariátrica;
  • pacientes que tiveram muitas oscilações de peso durante a vida;
  • mulheres após múltiplas gestações ou gravidez gemelar.

O acúmulo de pele e gordura na região abdominal também pode ser decorrente da tendência genética individual, especialmente quando esse fator é associado a maus hábitos.

A abdominoplastia em âncora inclui também a remoção do excesso de pele que esteja localizada na região lateral do abdômen, medial e inferior (próximo ao púbis).

Como é feita a abdominoplastia em âncora?

A abdominoplastia em âncora tem duração variável de 2 a 5 horas, a depender da extensão do procedimento. Ela deve ser realizada em ambiente hospitalar e pode ser feita utilizando anestesia geral ou peridural com sedação.

Nessa técnica, é realizada uma incisão horizontal próxima à linha pubiana, que coincide com o local da incisão da cesárea em mulheres. Essa incisão permite a remoção dos tecidos sobressalentes da região inferior do abdômen e laterais.

É realizada ainda uma incisão vertical que contorna o umbigo. Ela é necessária para remoção do excesso de pele localizada na região média do abdômen. Por meio dessa incisão também é feita a correção da diástase abdominal dos músculos reto abdominais em pacientes que apresentem essa intercorrência.

Em casos nos quais há uma remoção demasiada de tecidos, o umbigo precisa ser reposicionado, razão pela qual é feita uma incisão no entorno.

Como é a cicatriz da abdominoplastia em âncora?

A abdominoplastia em âncora recebe esse nome justamente devido ao formato resultante da cicatriz da cirurgia plástica.

Consiste em uma cicatriz vertical, seguindo a linha alba, e uma cicatriz horizontal levemente curvada próxima à região púbica. A cicatriz inferior pode ser facilmente escondida na roupa íntima e biquíni, por exemplo.

Recuperação do procedimento

A abdominoplastia em âncora demanda diversos cuidados no pós-operatório para que entregue um resultado esteticamente mais satisfatória. Entre as recomendações especializadas incluem-se:

  • Repouso de 7 a 14 dias, a depender da disposição individual;
  • Caminhadas dentro de casa para estimular a circulação sanguínea e prevenir trombose, evitando repouso absoluto e permanecer muitas horas na mesma posição;
  • Manter-se levemente curvado para frente ao sentar-se, caminhar e descansar;
  • Não fazer força com o abdômen para se levantar ou movimentar;
  • Utilizar a medicação prescrita para os primeiros dias de pós-operatório;
  • Usar continuamente a cinta pós-cirúrgica;
  • Realizar sessões de drenagem linfática conforme orientação médica;
  • Retomar atividades progressivamente, como dirigir após 15 dias, relações íntimas após 30 dias etc.;
  • Aguardar liberação médica para retomar atividades físicas, o que deve ocorrer aos poucos, entre 60 e 90 dias;
  • Manter a incisão cirúrgica limpa e seca, fazendo a troca de curativos conforme orientação médica.
  • Alimentação rica em proteínas e fibras, além de suplementação para cicatrização e recuperação.

Esses cuidados garantem não apenas uma recuperação mais rápida e satisfatória, como também minimiza as chances de complicações que são um risco à saúde do paciente e aos resultados estéticos do tratamento.

Qual médico realiza a abdominoplastia em âncora?

A cirurgia de abdominoplastia em âncora é um procedimento complexo e que demanda cuidados pré e pós-operatórios, além de uma execução detalhista para entregar os resultados desejados.

Dessa forma, é imprescindível que a indicação e condução do tratamento sejam realizadas por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O Dr. Edgar Lopez, além dessa formação e status, é especializado em cirurgias do contorno corporal, garantindo um tratamento personalizado e de excelência. Agende sua consulta aqui.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica