Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Mamoplastia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Procedimento para alterar o formato ou tamanho das mamas é um dos mais realizados em todo o mundo

A mamoplastia é um dos procedimentos estéticos mais procurados por mulheres que estão insatisfeitas com o formato ou volume dos seios. Esse é precisamente o objetivo da mamoplastia, a cirurgia plástica que altera o tamanho ou formato das mamas, deixando-as mais harmoniosas, firmes e proporcionais ao corpo feminino.

O procedimento pode ser feito com finalidades estéticas, aumentando, reduzindo ou tratando a flacidez e queda dos seios. Além disso, a busca pela cirurgia pode ser necessária para as mulheres que passaram por tratamento para combater o câncer de mama. Como pudemos ver, as diferentes finalidades da mamoplastia têm uma coisa em comum: contribuir para a elevação da autoestima e melhorar a satisfação das mulheres com seu próprio corpo.

Quero mudar a estética dos meus seios!

Quem pode realizar o procedimento?

Mulheres com formação completa dos seios, que estejam insatisfeitas com o tamanho ou volume das mamas e com boas condições físicas e psicológicas podem se submeter à cirurgia plástica nos seios. Uma conversa prévia com o cirurgião plástico é importante para alinhar as expectativas com a paciente e entender as motivações que a levaram a tomar essa decisão.

Em geral, as situações mais comuns para a realização da mamoplastia são:

  • Assimetria entre os seios;
  • Desconforto nas costas e pescoço por mamas muito grandes e desproporcionais ao corpo;
  • Perda de volume após a amamentação;
  • Reconstrução após a mastectomia (retirada das mamas por tratamento de câncer).

Cuidados antes e depois da mamoplastia

Depois da conversa com o cirurgião, serão solicitados os seguintes exames pré-operatórios para avaliar a condição clínica da paciente:

  • Mamografia ou ultrassonografia de mamas;
  • Hemograma;
  • Avaliação cardiológica;
  • Coagulograma;
  • Análise glicêmica.

Assim como em qualquer outra cirurgia, os cuidados pré-operatórios básicos para evitar complicações são informar ao médico quais medicamentos estão sendo utilizados e evitar o consumo de álcool e cigarro para não prejudicar a cicatrização.

A recuperação da mamoplastia costuma ser tranquila e a paciente pode retornar à sua rotina diária rapidamente, se seguir todas as recomendações médicas. Os principais cuidados pós-operatórios são:

  • Usar sutiã cirúrgico durante o período de cicatrização;
  • Não dirigir nas primeiras três semanas;
  • Evitar levantar os braços ou fazer esforço físico nas primeiras três semanas;
  • Evitar dormir de lado no primeiro mês e de bruços por 90 dias;
  • Evitar a exposição ao sol.

Como é realizada a cirurgia?

A técnica a ser utilizada para a mamoplastia vai depender dos objetivos da paciente, se pretende aumentar, diminuir ou corrigir a flacidez dos seios. A seguir, entenda como é feita cada uma delas.

Mamoplastia de aumento

Indicada para mulheres com seios pequenos ou que desejam corrigir alguma assimetria entre eles, a cirurgia é realizada com a colocação de próteses de silicone com incisão que pode ser feita em três lugares diferentes: axilar, periareolar ou inframamária. Essa escolha vai depender das características físicas da paciente e do tipo de prótese escolhida.

Em seguida, a incisão é fechada com pontos e cola cirúrgica na parte externa, além do curativo para proteger a cicatriz. O procedimento leva de uma a duas horas para ser concluído e pode ser feito com anestesia local com sedação ou geral.

Mamoplastia de redução

A cirurgia de redução de mama é feita com duas incisões, uma ao redor da aréola e outra na parte inferior da mama, de forma a remover o excesso de pele, tecido granular e gordura. Em seguida, o médico reposiciona a mama e diminui o tamanho da aréola para dar um aspecto mais harmônico e proporcional ao biotipo da mulher.

A mamoplastia redutora dura de três a quatro horas e é realizada também com anestesia local com sedação ou geral.

Agende uma consulta para avaliar a técnica ideal para o seu caso!

Mamoplastia de reconstrução

A mamoplastia reconstrutiva é indicada para mulheres que precisaram retirar uma parte ou a totalidade da mama. Isso vai influenciar na técnica escolhida pelo cirurgião, que pode fazer a reconstrução com:

  • Próteses de silicone;
  • Tecidos de outra área do corpo da própria paciente (pele, gordura e músculos);
  • Tecidos da mama;
  • Expansor e próteses.

O procedimento pode ser feito logo após a retirada das mamas ou em etapas para esperar o término do tratamento contra o câncer.

Mastopexia

A mastopexia tem o objetivo de deixar os seios mais firmes e altos. No procedimento, o excesso de pele que causa a flacidez é removido e, em alguns casos, pode ser necessário a colocação de próteses de silicone.

Cirurgia para ginecomastia

Homens com crescimento exagerado das mamas, condição chamada de ginecomastia, também podem fazer a cirurgia de redução de mama. O procedimento pode ser feito em uma ou duas mamas para a remoção do excesso de gordura ou tecido mamário, com anestesia local e sedação.

Riscos e complicações da mamoplastia

Apesar de invasiva, a mamoplastia não é considerada um procedimento complexo, mas envolve riscos, assim como qualquer outra cirurgia plástica. É importante conhecer quais são as possíveis complicações, inclusive para alinhar as expectativas com os resultados. As principais são:

  • Rompimento de próteses;
  • Infecções e inflamações;
  • Contratura capsular;
  • Seroma e hematomas;
  • Sangramentos e hemorragia;
  • Alteração na sensibilidade da mama.

Todos esses riscos podem ser minimizados quando o paciente segue todas as recomendações médicas e o procedimento é realizado por um cirurgião experiente e dentro de um ambiente hospitalar adequado.

Resultados da mamoplastia

De seis meses a 12 meses após a realização da mamoplastia, já é possível ver como ficará o resultado definitivo da cirurgia. Esse período varia de pessoa para pessoa e é apenas uma estimativa, mas tenha em mente que os seios vão continuar sofrendo com a ação do tempo e mudanças no corpo. Por isso, é recomendado ter um estilo de vida saudável para manter os resultados por mais tempo.

Como escolher um cirurgião plástico para realizar a mamoplastia?

Conhecimento e experiência são fatores importantíssimos para se levar em consideração na hora de escolher um cirurgião plástico. O cirurgião deve ter registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e especializações que o qualificam a realizar um bom atendimento nas consultas pré-operatórias.

O Dr. Edgar Lopez é membro da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (American Society for Aesthetic Plastic Surgery – ASAPS), membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da International Society of Plastic Regenerative Surgery (ISPRES) e da International Confederation of Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS).

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)