Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Mamoplastia redutora
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Intervenção consiste na redução do tamanho dos seios da paciente, promovendo qualidade de vida e autoestima

A mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica que remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele dos seios, reduzindo assim seu volume e peso. A intervenção tem como objetivo fazer com que as mamas passem a apresentar um tamanho proporcional em relação ao restante do corpo, gerando mais conforto e qualidade de vida às mulheres que se sentem incomodadas com o tamanho de seus seios.

Em algumas mulheres, seios excessivamente grandes podem causar constrangimento, problemas emocionais e até mesmo problemas de saúde. Isso porque mamas volumosas podem causar dores nas costas e no pescoço, além de favorecer irritações cutâneas, comprometer o sono e até mesmo prejudicar a prática de atividades físicas. Para esses casos, a mamoplastia redutora pode trazer inúmeros benefícios.

Quero reduzir os meus seios!

Para quem a mamoplastia redutora é indicada?

A mamoplastia redutora é um procedimento indicado para mulheres que se sentem incomodadas ou desconfortáveis com o tamanho de seus seios, a ponto de sentirem que o volume excessivo atrapalha a realização de tarefas cotidianas. Os principais motivos que justificam a redução da mama incluem:

  • A mulher se sente incomodada e desconfortável com o tamanho dos seios;
  • Os ombros, costas e pescoço da paciente ficam doloridos por causa do peso das mamas;
  • O tamanho dos seios limita a realização de atividades físicas;
  • A pele abaixo do sulco mamário fica irritada;
  • Por causa do peso dos seios, o sutiã utilizado pela mulher marca e machuca a pele dos ombros;
  • A mulher apresenta falta de sustentação mamária;
  • O peso dos seios prejudica a coluna e o tronco da paciente;
  • A paciente apresenta baixa autoestima por causa do volume excessivo das mamas.

Além disso, para que a mulher possa se submeter à mamoplastia redutora, é necessário que ela tenha mais do que 18 anos, esteja fisicamente saudável e apresente expectativas reais em relação aos resultados que podem ser alcançados a partir do procedimento.

Cuidados antes e depois da mamoplastia redutora

Antes de se submeter a uma mamoplastia de redução dos seios, a paciente deve passar por uma avaliação completa em que o cirurgião plástico avalia se a mulher apresenta condições clínicas para realizar o procedimento e quais benefícios a intervenção pode proporcionar. Para isso, o especialista deverá solicitar exames que permitam identificar o estado geral de saúde da paciente, além de possíveis condições que podem prejudicar sua recuperação.

Os principais exames pré-operatórios necessários para uma mamoplastia redutora são:

  • Mamografia;
  • Coagulograma;
  • Eletrocardiograma;
  • Hemograma.

O período pré-operatório pode incluir, ainda, alguns cuidados específicos em relação à alimentação, uso de medicamentos e consumo de álcool e cigarro. Todas essas orientações são passadas pelo cirurgião plástico ao longo das consultas realizadas antes da mamoplastia.

O pós-operatório dessa cirurgia plástica também demanda alguns cuidados específicos, sendo que os principais deles incluem o uso de sutiã para sustentar os seios, além de evitar movimentos bruscos com os braços, não dirigir nas primeiras semanas após o procedimento, não dormir de bruços e não tomar sol na região operada.

Os resultados da mamoplastia redutora são imediatamente visíveis, mas o período de recuperação pode levar até 12 meses. É esperado que nas primeiras semanas a região operada fique mais sensível, inchada e arroxeada. Esses são desconfortos comuns do pós-operatório e devem desaparecer gradativamente com o tempo.

Agende uma avaliação para fazer a mamoplastia redutora!

Como é realizada a cirurgia?

O procedimento de redução das mamas é feito com a paciente anestesiada e tem duração média de 2 horas. A mamoplastia redutora é realizada a partir de incisões nos seios, que podem ter diferentes padrões, conforme a necessidade de cada caso. As opções de incisão existentes são:

  • Padrão circular em torno da aréola;
  • Padrão de fechadura ou forma de raquete (uma incisão ao redor da aréola e outra verticalmente para baixo até o sulco mamário);
  • Padrão em forma de “T” invertido.

Após fazer a incisão, o cirurgião plástico remove os excessos de tecido mamário, pele e gordura. Em seguida, o mamilo é reposicionado e o tecido subjacente é reduzido, levantado e modelado. Em alguns casos, pode ser necessário reduzir também a aréola do seio. Ao final do procedimento, são realizadas suturas nas camadas profundas do tecido mamário, de modo a proporcionar uma maior sustentação.

Riscos e complicações da mamoplastia de redução

Por mais que a cirurgia de redução das mamas seja bastante segura e a realização de um pré-operatório cuidadoso ajude a minimizar ainda mais os riscos relacionados à intervenção, é necessário ter em mente que todo procedimento operatório oferece riscos ao paciente. No caso da mamoplastia redutora, os principais riscos existentes são:

  • Má cicatrização;
  • Alteração na sensibilidade das mamas;
  • Descoloração da pele;
  • Assimetria entre as mamas;
  • Rigidez excessiva dos seios;
  • Incapacidade de amamentação;
  • Sangramentos e formação de hematomas.

Cicatriz da mamoplastia redutora

Embora seja inevitável que a cirurgia de redução dos seios deixe uma cicatriz, essa marca é muito discreta quando a paciente está vestida e pode até ficar praticamente imperceptível com o tempo, porque tende a se tornar cada vez mais fina conforme ocorre o processo de cicatrização. Uma boa recuperação pós-operatória é fundamental para que a cicatriz resultante seja pequena, discreta e fina. Por isso, é necessário seguir cuidadosamente todas as recomendações médicas.

Como escolher um cirurgião plástico para realizar a mamoplastia de redução?

A escolha cuidadosa do profissional responsável pela execução da mamoplastia redutora é um passo essencial para o sucesso do procedimento e alcance de resultados satisfatórios. Nesse sentido, é recomendado procurar por um cirurgião plástico devidamente especializado nesse tipo de intervenção e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O Dr. Edgar Lopez é um profissional com ampla e aprofundada experiência em cirurgias plásticas de contorno corporal e mamoplastia, e detém todo o conhecimento necessário para conduzir o tratamento com segurança e eficiência, sempre prezando pelo bem-estar, autoestima e saúde dos pacientes.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)