Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Prótese de silicone após gravidez
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça as variáveis para decidir sobre prótese de silicone após a gravidez ou quando o procedimento pode ser realizado antes. Entenda ainda a influência na amamentação.

Muitas mulheres que desejam fazer a mamoplastia de aumento têm dúvidas se optam por colocar a prótese de silicone após gravidez, com receios relacionados à amamentação e estética. No entanto, o desejo de melhorar o visual dos seios após o parto é grande, uma vez que a gravidez proporciona muitas mudanças visuais no corpo.

Decidir pela prótese de silicone antes ou depois da gravidez é algo muito pessoal e deve considerar diferentes variáveis, principalmente a indicação de um cirurgião plástico especializado.

Prótese de silicone antes ou depois da gravidez?

Um primeiro aspecto a ser considerado quanto à prótese de silicone após gravidez ou antes da gestação refere-se ao planejamento particular do casal.

Caso a mulher deseje engravidar em breve — no período de um a dois anos, em média —, é mais prudente aguardar para colocar a prótese de silicone após a gravidez. Isso se deve ao fato de que, após a mamoplastia de aumento, o processo de recuperação é progressivo. Entenda:

  • Primeiras 24 horas: nas primeiras horas após a cirurgia, a paciente já se exercita por meio de fisioterapia. A união entre uma técnica cirúrgica menos traumática, exercícios de fisioterapia e analgesia individualizada permite que a realização de atividades diárias leves seja liberada em 24 horas;
  • 3 meses após a cirurgia: fechamento da incisão cirúrgica e liberação da paciente para retomar atividades normais, inclusive pegar peso, desde que a evolução pós-operatória seja adequada;
  • 6 meses: assentamento da prótese de silicone, com adaptação da paciente à nova estética corporal, amenização de desconfortos ocasionais e regressão completa do edema;
  • 12 a 24 meses: cicatriz completa dos tecidos internos e externo, com resultado definitivo da aparência das mamas, além de clareamento e afinamento da incisão cirúrgica.

Portanto, ainda que a paciente se sinta bem-disposta e já consiga observar bons resultados três meses após a cirurgia plástica, o corpo demora mais tempo para se recuperar completamente.

Assim, se a paciente engravidar durante esse período, apesar de não haver comprometimento da gestação ou amamentação, pode ocorrer alterações na estética da mama antes que ela esteja completamente cicatrizada. Além disso, a cicatrização interna é mais lenta e progressiva do que apenas o fechamento da incisão cirúrgica.

Estética da mama após a amamentação

Caso a mulher coloque a prótese de silicone antes da gestação, podem ocorrer mudanças estéticas durante a gravidez e depois de amamentar, como estrias e flacidez devido ao crescimento mamário.

Em alguns casos, uma nova intervenção estética pode ser indicada para alcançar a aparência desejada das mamas depois da gravidez.

Entretanto, isso depende de fatores individuais e pode acontecer de, tanto a gravidez quanto a amamentação não causarem prejuízos estéticos que justifiquem uma nova intervenção.

A questão é tão individual que pode acontecer de uma mulher, mesmo sem engravidar, apresentar alterações na estética da mama que justifiquem uma nova cirurgia.

Nesses casos, o efeito sanfona e mesmo a flacidez pela redução de colágeno devido ao envelhecimento podem resultar em mamas caídas, motivando nova mamoplastia. Por isso, o ideal é procurar um cirurgião plástico para avaliar a estética das mamas se qualquer alteração incômoda for percebida.

Prótese de silicone atrapalha a amamentação?

A amamentação é um receio comum que leva à opção pela prótese de silicone após gravidez. No entanto, é importante que as mulheres que querem realizar a mamoplastia de aumento saibam que a prótese se silicone não atrapalha a amamentação. Também não interferem na autonomia para planejar uma futura gestação.

Há riscos maiores de comprometimento da amamentação em casos de mamoplastia redutora, mastopexia ou colocação da prótese de silicone por meio de incisão areolar, que não é mais tão comum.

A amamentação é um processo fisiológico complexo, sendo que algumas mulheres apresentam uma menor produção de leite e esse aspecto não está relacionado à presença ou não de prótese de silicone.

Quanto tempo após a gravidez pode colocar silicone?

O melhor momento para colocar a prótese de silicone após a gravidez deve ser conversado com o cirurgião plástico. A recomendação é que a produção de leite tenha cessado, o que pode ocorrer em cerca de seis meses após o final da amamentação.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é amamentar, no mínimo, até os seis meses de vida do bebê e, preferencialmente, até os dois anos. Portanto, é mais indicado considerar o prazo da lactação para saber quando colocar a prótese de silicone após gravidez.

Modo ideal de incisão da prótese

A incisão para colocação da prótese de silicone pode variar de acordo com a estrutura física da paciente, tendência à cicatrização inestética, tamanho da prótese e outras variáveis. São elas:

  • Incisão inframamária realizada no sulco inferior da mama, sendo a opção mais comum;
  • Incisão nas axilas, mais indicada para mulheres com problemas na cicatrização;
  • Incisão periareolar, realizada no contorno da aréola e que não prejudica a produção de leite, mas pode interferir no fluxo da sucção do bebê.

Assim, o planejamento da mamoplastia de aumento é sempre individualizado.  Recomenda-se que a paciente exponha todas as questões ao médico, incluindo planos de gestação, receios com o procedimento, histórico médico etc., o que permitirá definir se a prótese de silicone após gravidez é a melhor opção.

O Dr. Edgar Lopez, com clínica particular em São Paulo, é um cirurgião plástico que se especializou em procedimentos do contorno corporal, com ênfase em mamoplastia, o que garante expertise para considerar essas diferentes variáveis e realizar o tratamento mais apropriado ao caso. Agende sua consulta aqui!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Brasileira de Mastologia