Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Pós-operatório do silicone: conheça os cuidados e sintomas
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A etapa de recuperação da prótese de mama inclui controlar desconfortos, evitar infecções e movimentações na região operada

A recuperação após procedimentos cirúrgicos é uma etapa fundamental para garantir o bem-estar do paciente e a obtenção de bons resultados. Saber quais são os cuidados necessários nesse período e diferenciar os sintomas comuns dos alarmantes permite se preparar melhor para o pós-operatório do silicone.

Realize sua cirurgia estética com segurança e garantia de um acompanhamento pós-operatório de qualidade.

Agende uma consulta

Quais são os cuidados pós-operatórios do silicone?

Os cuidados no pós-operatório do silicone começam com a internação por um período de 6 a 12 horas até o efeito da anestesia passar e o médico atestar que o paciente está em boas condições. Os curativos das incisões devem ser retirados após 24 horas para permitir a ventilação e a cicatrização. Somente nesse momento é possível tomar um banho completo.

As dores no pós-operatório do silicone não costumam ser intensas. Para amenizar qualquer desconforto, é aconselhado utilizar somente a medicação prescrita pelo médico e manter repouso conforme as orientações. Dependendo do nível da intervenção, esse período pode mudar, mas a média está em 7 dias de afastamento de atividades laborais e que exigem qualquer nível de esforço.

As tarefas cotidianas podem ser retomadas de forma gradual após 15 dias. Se a recuperação da prótese de mama estiver evoluindo como o esperado, o cirurgião plástico permite caminhadas leves a partir da terceira semana. Musculação nos membros superiores apenas após 30 dias, evitando a sobrecarga e os impactos.

A exposição solar deve ser evitada no pós-operatório do silicone para não manchar a pele com os hematomas enquanto o inchaço persiste. Outras medidas que devem ser tomadas na recuperação da prótese de mama são:

  • Manter alimentação leve e balanceada;
  • Suspender relações sexuais por no mínimo 15 dias;
  • Não realizar movimentos intensos ou bruscos;
  • Não dirigir por duas semanas;
  • Dormir de barriga para cima por 2 meses;
  • Utilizar o sutiã pós-operatório por pelo menos 1 mês.

Boa parte dos cuidados estão relacionados à movimentação dos braços, uma vez que eles podem romper os pontos da cirurgia, contrair a musculatura do peito e causar dores. Já o uso do sutiã pós-operatório oferece a sustentação necessária para os tecidos se acomodarem ao novo formato e posição da mama, auxiliando na proteção da pele e no processo de cicatrização.

Quais desconfortos são comuns no pós-operatório do silicone?

As recomendações para o pós-operatório do silicone visam amenizar desconfortos e prevenir intercorrências médicas. Seguir as orientações do cirurgião facilita a recuperação da prótese de mama, mas alguns incômodos ainda podem acontecer.

O inchaço é um dos desconfortos comuns no pós-operatório do silicone por ser uma resposta natural do organismo à operação. Diminuir o consumo de sal e cuidar da alimentação no geral ajuda a reduzi-lo, assim como o uso do sutiã cirúrgico.

Como o inchaço está ligado à retenção de líquido, pode ser necessário tratá-lo com drenagem linfática em alguns casos. Essa massagem também previne fibroses e beneficia a remoção dos hematomas, também presentes no pós-operatório do silicone.

Quando se tornam preocupantes esses incômodos na mama?

Seguir os cuidados recomendados pelo cirurgião durante o pós-operatório do silicone evita complicações. As consultas de retorno servem para o especialista em mamoplastia acompanhar a evolução da recuperação. Ainda assim, é importante estar atenta aos sinais de que existe uma infecção na região operada. Os sintomas incluem febre, vermelhidão e secreção.

Existe a possibilidade de o organismo rejeitar a prótese de silicone. Embora seja raro, é importante ficar atento aos indícios, que são:

  • Sinais de rigidez nas mamas;
  • Assimetrias acentuadas no formato das mamas;
  • Ondulações sobre a prótese;
  • Dores intensas.

Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!

Agende uma consulta

Quando é normal sentir dor?

A intensidade da dor no pós-operatório do silicone varia de acordo com a técnica utilizada na cirurgia. É esperado um pouco mais de incômodo quando o silicone é alocado na posição submuscular, já que os músculos peitorais são distendidos para alocar a prótese.

A decisão sobre o posicionamento da prótese considera as características da paciente, assim como o histórico médico e familiar. Assim, a posição submuscular é recomendada para mulheres com pele fina, pouco tecido mamário e adiposo e com histórico de câncer de mama na família.

Como evitar a dor no pós-operatório?

A dor no pós-operatório do silicone é evitada ao seguir os cuidados médicos, como o uso da medicação prescrita e do sutiã cirúrgico. A sustentação que ele proporciona diminui o peso da prótese nos seios, controlando a dor durante esse período.

O repouso também é um aliado na recuperação da prótese de mama, evitando os movimentos e as sobrecargas que impactam negativamente a evolução da recuperação. A expectativa é que os desconfortos diminuam à medida que as semanas passam.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica