A correção de diástase abdominal costuma ser cirúrgica para reposicionar os músculos do abdômen e remover excessos de pele da região
A aparência do abdômen é resultado de diversos fatores e nem sempre a lipoaspiração é a melhor opção para uma barriga definida. Para melhorar o aspecto da silhueta pode ser necessário recorrer à correção de diástase abdominal, assunto tratado a seguir.
Procure um cirurgião qualificado para realizar a correção da diástase abdominal.
O que é diástase abdominal?
A diástase abdominal é uma condição em que os músculos centrais do abdômen se separam a uma distância superior a 2 cm. Esse é um problema estético, já que os retos abdominais formam os gominhos da barriga definida por exercícios físicos, e também funcional por estar relacionado a questões de saúde, como o aumento do risco de hérnias umbilicais.
A diástase abdominal acontece em momentos de distensão do abdômen. Quando o conteúdo do abdômen aumenta, cria uma pressão de dentro para fora sobre os músculos próximos ao umbigo, que permanecem levemente separados mesmo quando o abdômen volta ao normal.
Por isso, a diástase abdominal está frequentemente relacionada à gravidez e ao ganho excessivo de peso. Gestação com bebês grandes ou gêmeos elevam ainda mais as possibilidades do desenvolvimento da condição. Existem pessoas que possuem essa separação dos músculos por fatores genéticos, sendo mais comum em homens.
Como é feita a correção da diástase abdominal?
A correção de diástase abdominal pode ser feita com fisioterapia, exercícios físicos específicos e aparelhos de hipertrofia muscular em casos leves. A cirurgia de diástase abdominal é recomendada para pacientes com distanciamentos dos músculos acima de 2,5 centímetros, em especial se apresentarem perda de tônus e sustentação da parede do abdômen.
A abdominoplastia é o procedimento cirúrgico recomendado para a correção de diástase abdominal. Nessa técnica, a musculatura do abdômen é reposicionada e o excesso de pele é removido para tratar a flacidez. A mini-abdominoplastia é uma alternativa para os casos em que o excesso de pele existe apenas no abdômen inferior.
É importante ressaltar que essas técnicas não são destinadas para o emagrecimento. É recomendado que o paciente esteja dentro do peso ideal para ser submetido à cirurgia de correção de diástase abdominal, que é realizada sob anestesia geral e dura até quatro horas. A incisão fica disfarçada na mesma altura da cicatriz da cesariana, possibilitando escondê-la debaixo do biquíni e da roupa íntima.
Ainda que a abdominoplastia seja o método mais utilizado, existem outras possibilidades para a correção de diástase abdominal, como as cirurgias de vídeo-endoscopia ou cirurgia robótica. Os cortes feitos nessas operações são pequenos, similares aos utilizados na lipoaspiração.
Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!
Qual a importância da correção de diástase abdominal?
Tanto a mini-abdominoplastia quanto a abdominoplastia total reduzem o espaço entre os músculos, devolvendo o tônus e a sustentação muscular abdominal. Dessa forma, a correção de diástase abdominal proporciona benefícios, como:
- Melhora da postura;
- Definição do contorno corporal;
- Estabilização do core;
- Sustentação do corpo.
Assim, a correção de diástase abdominal tem motivação estética e funcional, sendo indicada a adoção de uma rotina saudável para a manutenção do alinhamento dos músculos do abdômen. Algumas das boas medidas são a prática regular de exercícios físicos para fortalecimento da parede abdominal e preservação do peso em níveis saudáveis.
Onde fazer a correção da diástase abdominal?
Assim como em outras cirurgias, o paciente deve procurar por especialistas com boas referências para realizar o procedimento de correção de diástase abdominal. Além de verificar a reputação do médico em pesquisas na internet, aproveite a consulta para tirar dúvidas e construir uma relação de confiança com o profissional.
O Dr. Edgar Lopez é cirurgião cardiovascular e plástico com experiência e certificações internacionais. Membro da ASAPS (Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética), ele realiza a correção de diástase abdominal por meio de procedimentos, como a abdominoplastia e a mini-abdominoplastia.
Fonte: