Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Contorno corporal: o que é e como funciona?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Cirurgias para definir o contorno corporal reduzem acúmulos de pele e de gordura

Nem sempre exercícios físicos e dietas balanceadas proporcionam os resultados estéticos esperados, pois existe um limite na transformação da imagem que essas práticas saudáveis conseguem promover devido a fatores como a genética. Essas atividades não devem ser abandonadas, mas aliadas a procedimentos cirúrgicos para definir o contorno corporal.

Transforme a sua autoestima com a cirurgia de contorno corporal.

Agende uma consulta

O que é a cirurgia de contorno corporal?

A cirurgia de contorno corporal é um procedimento de remodelação do corpo que retira excessos de pele e de gordura, destacando as curvas. Ainda que possa ser feita em diferentes partes, o abdômen é a região que, por acumular mais pele e gordura, torna-se o alvo principal dos pacientes.

Assim, a abdominoplastia é o método mais comum de definição do contorno corporal. Nela, o excesso de gordura na barriga é retirado e os músculos são realinhados para esculpir a silhueta. A torsoplastia pode ser feita ampliando a abdominoplastia para tratar a região dorsal, dos flancos e dos glúteos, elevando as nádegas.

A técnica de lifting também pode ser feita nos braços e nas coxas, para afinar e firmar essas partes do corpo, e nas mamas para elevar e firmar os seios, especialmente em caso de mulheres que passaram pela gravidez, amamentação, efeitos do envelhecimento e da perda de peso.

Um procedimento em alta é a lipoaspiração de alta definição, popularmente chamada de lipo HD, que possibilita definir o contorno corporal em um grau ainda maior com a eliminação de gordura localizada. Geralmente, pessoas que levam uma vida saudável e não conseguem atingir o padrão almejado recorrem a esse método para esculpir o abdômen.

Como é feito o procedimento para definir o contorno corporal?

Os procedimentos para definir o contorno corporal variam de acordo com a parte do corpo. No momento da operação, o médico marca as porções onde devem ser removidos os acúmulos de gordura e de pele. As marcações são pensadas com o objetivo de esconder as cicatrizes das incisões, feitas normalmente na linha do biquíni.

Em seguida, paciente é encaminhado para a anestesia, e depois são feitas as incisões. Os excessos são eliminados e os tecidos reposicionados de acordo com o contorno corporal almejado. Por fim, os cortes são suturados.

O procedimento pode ser feito, como já mencionado anteriormente, como um conjunto com diversas técnicas para obter melhores resultados de contorno corporal, o que depende das características e dos objetivos de cada paciente.

Como funciona a avaliação para realizar essa cirurgia?

O paciente que vai realizar a cirurgia para definir o contorno corporal precisa de uma avaliação médica para atestar as condições de saúde e determinar o paciente o procedimento ideal para ele. Alguns tópicos fundamentais da conversa com o especialista incluem:

  • Discussão sobre doenças pré-existentes, alergias e uso de medicamentos contínuos;
  • Alinhamento de expectativas quanto aos resultados do contorno corporal após a cirurgia;
  • Encaminhamento para exames.

Existem riscos?

Como todas as cirurgias, a operação para definir o contorno corporal envolve riscos, que podem ser minimizados com cuidados durante o procedimento e na fase de recuperação cirúrgica. São eles:

  • Sangramentos;
  • Dores;
  • Má cicatrização;
  • Riscos em relação à anestesia;
  • Infecção;
  • Necrose gordurosa;
  • Assimetria;
  • Mudanças na sensibilidade da pele, como dormências.

Vestir roupas de compressão controla o inchaço e leves caminhadas reduzem as chances de trombose. Manter as cicatrizes higienizadas e tomar os remédios prescritos pelo médico também são medidas que diminuem os riscos de complicação e melhoram as chances de boa consolidação do contorno corporal com cicatrizes discretas. O acompanhamento médico garante maior segurança para o paciente.

Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!

Agende uma consulta

Quanto custa a cirurgia de contorno corporal?

O preço da operação de contorno corporal muda de acordo com fatores, como as experiências do médico, a localização da clínica e o nível de intervenção necessária. Por isso, o especialista avalia o paciente para fazer o orçamento. Na região de São Paulo, os valores variam entre R$ 15 mil a R$ 25 mil.

Ainda que os resultados estejam relacionados às especificidades de cada corpo, escolher um bom especialista aumenta a segurança e a satisfação durante todo o processo para definir o contorno corporal.

Entre em contato e agenda já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica