Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Tratamento para gordura localizada
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça quais são as opções disponíveis para tratamento da gordura localizada e como a lipoaspiração se diferencia dos procedimentos estéticos mais comuns.

Um dos principais motivos que levam homens e mulheres aos consultórios de cirurgiões plásticos e dermatologistas é a possibilidade de tratamento para gordura localizada. Isso ocorre porque o desejo por um contorno corporal mais harmônico é uma meta estética muito difundida.

Apesar do aumento constante da demanda por tratamento para gordura localizada, é fundamental conhecer o potencial das diferentes técnicas, uma vez que elas entregam resultados diferentes.

Quais são as opções de tratamento para gordura localizada?

A definição do melhor tratamento para gordura localizada é sempre individualizada, pois vai depender de aspectos como tipo físico, volume de tecido adiposo e até mesmo hábitos individuais. Todos esses critérios são minuciosamente avaliados pelo médico especialista.

Os procedimentos estéticos de tratamento para gordura localizada partem do mesmo princípio: a destruição das células adiposas que, posteriormente, são eliminadas naturalmente pelo organismo.

A seguir, conheça os principais tratamentos.

Lipocavitação

Uma das primeiras opções para tratar depósitos de gordura localizada é a lipocavitação. Ela utiliza um equipamento que emite ondas de ultrassom que promovem o rompimento das células adiposas para posterior eliminação.

Endermoterapia

A endermoterapia é um tratamento para gordura localizada, bem como para melhorar o aspecto de celulites e a tonificação da pele. O procedimento consiste em um tipo de massagem mecânica que utiliza um equipamento dotado de rolos motorizados. Eles exercem a combinação de pressão positiva e negativa do vácuo.

Com movimentos de intensidade variável, a endermoterapia assemelha-se à massagem manual por promover o rompimento de células adiposas e o estímulo à sua eliminação ao ativar o sistema linfático.

Criolipólise

A criolipólise é um tratamento que utiliza o frio para promover resultados estéticos variados, como a queima da gordura localizada.

Na técnica, um equipamento profissional é usado para resfriamento da região tratada a -10°C por um período de cerca de 60 minutos. O frio promove a morte das células adiposas, que serão eliminadas naturalmente pelo organismo.

Assim como outros procedimentos estéticos, é fundamental que a criolipólise seja conduzida por um profissional qualificado e com equipamento adequado, uma vez que a exposição incorreta a baixas temperaturas pode causar queimadura na pele e até necrose dos tecidos.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é considerada um tratamento para gordura localizada. Além disso, também é eficaz no tratamento da flacidez na pele, celulites, estrias e cicatrizes inestéticas.

Na carboxiterapia, é feita a aplicação subcutânea de gás carbônico, o que estimula a saída da gordura do interior das células. Isso faz com que o corpo a utilize como fonte de energia. Além disso, a técnica promove o aumento da circulação sanguínea na região, que passa a receber mais oxigênio e nutrientes.

CMSlim

O CMSlim é um equipamento de estimulação muscular que simula o exercício físico, mas com uma frequência mais intensa ao utilizar ondas eletromagnéticas que estimulam contrações supramáximas.

Assim, o CMSlim atinge as camadas musculares e adiposas, promovendo a queima de gordura localizada e emagrecimento, ao mesmo tempo em que estimula a tonificação muscular com ganho de massa magra.

Emptiers ou esvaziadores de gordura

Emptiers para gordura localizada são produtos que prometem ajudar a reduzir o acúmulo de gordura em áreas específicas do corpo. Esses produtos geralmente contêm ingredientes ativos que ajudam a quebrar a gordura, aumentar a circulação sanguínea e estimular a eliminação de toxinas.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é a opção cirúrgica do tratamento para gordura localizada, sendo a abordagem mais eficiente em caso de depósitos mais significativos de tecido adiposo.

Diferentemente dos procedimentos estéticos em que a eliminação das células adiposas ocorre naturalmente pelo corpo em um momento posterior à sessão, na lipoaspiração é feita a retirada dessas células.

Utilizando uma solução tumescente e movimentos vigorosos com os instrumentos cirúrgicos, o cirurgião plástico faz o descolamento das células adiposas do tecido adjacente e faz a sucção por meio de cânulas.

Apesar de ser mais eficiente e completa para remoção dos depósitos de gordura localizada, a lipoaspiração também é um tratamento mais complexo e que exige cuidados pré e pós-operatórios.

Como garantir os resultados do tratamento?

Independentemente do tratamento para gordura localizada utilizado, os resultados dependem dos cuidados posteriores, que são, de modo geral, iguais às estratégias de prevenção da gordura localizada, incluindo:

  • Alimentação balanceada e saudável, que priorize opções naturais;
  • Prática regular de exercícios físicos, com alternância entre os aeróbicos, para manutenção do peso, e os localizados, para tonificação e fortalecimento da musculatura;
  • Controle do peso, evitando oscilações do efeito sanfona que intensificam a formação de depósitos de gordura localizada.

Como prevenir a gordura localizada?

Como dito anteriormente, uma série de hábitos podem prevenir o desenvolvimento ou o retorno da gordura localizada. Por isso, é importante manter a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos como parte da rotina mesmo se não houver nenhum sinal de gordura localizada ou se algum tratamento já tiver sido feito.

Além disso, a adoção de bons hábitos vai contribuir tanto para melhores resultados estéticos, como para promoção da saúde, evitando diversas doenças e complicações que podem vir com o sedentarismo e a alimentação desregrada.

Qual profissional realiza o procedimento?

O tratamento para gordura localizada por meio de procedimentos estéticos como lipocavitação, endermoterapia, criolipólise, carboxiterapia e CMSlim podem ser realizados por dermatologistas e cirurgiões plásticos. Algumas técnicas podem ser conduzidas por esteticistas e fisioterapeutas.

A lipoaspiração, no entanto, é um tratamento para gordura localizada que só pode ser realizado por cirurgião plástico que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O Dr. Edgar Lopez é um cirurgião plástico com especialidade em contorno corporal e ênfase em lipoaspiração. Agende sua consulta aqui e saiba mais.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica