Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Cirurgia plástica combinada: saiba tudo sobre!
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

É possível realizar mais de uma cirurgia plástica em uma mesma intervenção dependendo de qual seja a técnica e a região do corpo

É comum que o paciente possua insatisfações estéticas com diferentes partes do corpo e queira resolvê-las em apenas uma internação e sob os efeitos da mesma anestesia. A cirurgia plástica combinada possibilita associações diversas, como intervenções nas mamas e no abdômen.

Ainda que represente uma possibilidade, a cirurgia plástica combinada requer maiores cuidados, que se iniciam no planejamento criterioso das técnicas e na avaliação prévia de riscos relacionados a cada uma das operações. Entenda os benefícios e os riscos da prática a seguir.

Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta!

Agende uma consulta

Para quem são indicadas as cirurgias plásticas combinadas?

A cirurgia plástica combinada tem o objetivo de facilitar e otimizar a recuperação do paciente, uma vez que aproveita o mesmo período de internação e de pós-operatório para resolver diferentes queixas estéticas, sem negligenciar a saúde.

Dessa forma, a cirurgia plástica combinada é recomendada para quem deseja realizar intervenções estéticas que possam ser associadas sem prejuízo para o organismo. Os exames pré-operatórios são indicadores se o paciente está em boas condições de prosseguir com essa prática.

Os requisitos pós-operatórios podem vetar a possibilidade da cirurgia plástica combinada. Por exemplo, não seria viável colocar silicone, que exige dormir de barriga para cima para não pressionar os seios, e, ao mesmo tempo, próteses no bumbum, que impede deitar-se de costas.

O tempo cirúrgico também é considerado na decisão da cirurgia plástica combinada. Não é interessante ultrapassar 6 ou 7 horas de cirurgia, já que a partir desse período existe o aumento de riscos de infecção, trombose ou embolia pulmonar. Isso significa que a soma das diferentes técnicas deve ficar dentro do tempo de segurança.

Cirurgias plásticas combinadas mais frequentes

Existem algumas técnicas que cumprem os requisitos que possibilitam a cirurgia plástica combinada, como:

Lipoaspiração e abdominoplastia

Um dos tipos de cirurgia plástica combinada mais comum é a junção de lipoaspiração e abdominoplastia. Enquanto a lipo retira o acúmulo de gordura da região abdominal, a abdominoplastia remove os excessos de pele. A eliminação da gordura localizada e da flacidez resulta em uma barriga mais lisa e definida.

Mastopexia e abdominoplastia

A mastopexia e a abdominoplastia são técnicas que compõem o mommy makeover, combinação de procedimentos que auxilia na redução da flacidez após a gestação. A cirurgia plástica combinada permite que a mastopexia deixe os seios mais firmes e a abdominoplastia remodele o abdômen.

Rinoplastia e mentoplastia na cirurgia plástica combinada

As intervenções na face também podem ser feitas como cirurgia plástica combinada. A rinoplastia costuma estar associada à mentoplastia, para harmonizar os elementos do rosto. Dessa forma, além de alterar o formato do nariz, o queixo pode ser aumentado ou diminuído, dependendo da projeção dele.

Mamoplastia de aumento e rinoplastia

Também é possível misturar procedimentos na face e no rosto na cirurgia plástica combinada. A rinoplastia e a mamoplastia de aumento estão entre as operações estéticas mais procuradas pelas mulheres e podem ser associadas sem comprometer a recuperação uma da outra.

Ritidoplastia e lipoaspiração da papada

A ritidoplastia é uma técnica que rejuvenesce o rosto ao suavizar as marcas de envelhecimento da pele do rosto e do pescoço. Ainda assim, é possível que o paciente tenha uma papada que comprometa o efeito jovial, sendo necessária a remoção por lipoaspiração em mais um exemplo de cirurgia plástica combinada.

Cuidados pós-operatórios

A cirurgia plástica combinada exige cuidados ampliados no pós-operatório para que o organismo se adapte às mudanças, se recupere dos procedimentos e o processo de cicatrização ocorra de forma adequada. Nessa situação, as atividades físicas e laborais são suspensas por mais tempo, garantindo o repouso necessário.

Quero agendar uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Agende uma consulta

Quais são os riscos e benefícios da cirurgia plástica combinada?

Além da otimização da execução e da recuperação após a cirurgia, existem outros benefícios da cirurgia plástica combinada. No caso da lipoaspiração e da abdominoplastia, por exemplo, existe a potencialização dos resultados e a acentuação do contorno corporal ao deixar a cintura mais definida.

Outras vantagens da cirurgia plástica combinada são a harmonização, principalmente na região do rosto, a possibilidade de resolver questões estéticas e funcionais de uma vez e a elevação da autoestima do paciente ao corrigir diferentes problemas estéticos.

Os riscos da cirurgia plástica combinada estão associados às complicações possíveis em cada uma das intervenções realizadas em conjunto, que costumam ser:

  • Sangramento;
  • Infecção;
  • Alteração de sensibilidade na pele;
  • Dificuldade na cicatrização;
  • Dores e desconfortos;
  • Surgimento de hematomas e inchaços.

A cirurgia plástica combinada é uma boa opção dependendo das necessidades específicas do paciente. Escolher um cirurgião experiente é fundamental para passar a segurança que o método exige, avaliando o quadro de saúde individual e criando a estratégica cirúrgica adequada.

Saiba mais sobre a cirurgia plástica combinada entrando em contato com o Dr. Edgar Lopez.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica