Saiba tudo sobre a cicatriz da blefaroplastia, incluindo onde ficam localizadas, como se dá a recuperação e quais cuidados contribuem para um resultado satisfatório
As preocupações referentes à cicatriz da blefaroplastia podem desmotivar pacientes interessados na realização do procedimento. Assim, conhecer mais sobre ela é fundamental para decidir com consciência quanto à realização dessa cirurgia plástica.
A blefaroplastia consiste na cirurgia de correção estética das pálpebras, tanto as superiores, quanto as inferiores. O resultado do tratamento é um olhar rejuvenescido.
As indicações da blefaroplastia incluem pacientes com ptose palpebral (queda devido enfraquecimento do músculo) e pseudo ptose palpebral (flacidez por excesso de pele). Durante o procedimento também podem ser corrigidos pequenos sinais inestéticos na região, como os xantelasmas e bolsas de gordura.
A seguir, saiba mais sobre a cicatriz da blefaroplastia, incluindo os cuidados pós-operatórios para um resultado estético mais satisfatório.
Como é a cicatriz da blefaroplastia?
A cicatriz da blefaroplastia, como de outras cirurgias plásticas, passa por mudanças por até 18 meses, que é quando o resultado é considerado definitivo. Portanto, são algumas fases de cicatrização:
- período imediato: consiste nos 30 primeiros dias após a cirurgia, sendo comum que a cicatriz fique mais aparente e avermelhada, inclusive pelos pontos ainda presentes, e a região apresente inchaço e hematomas;
- período mediato: do segundo ao 12º mês a cicatriz da blefaroplastia tende a ficar um pouco mais espessa e com tonalidade mais escura;
- período tardio: ocorre entre o 13º e 18º mês, quando a cicatriz vai ficando mais fina e com a tonalidade próxima do tom da pele.
Portanto, ao final da cicatrização, a cicatriz da blefaroplastia tende a ser muito discreta, mas é preciso aguardar as mudanças naturais desse processo.
Onde ficam as cicatrizes da blefaroplastia?
Um aspecto favorável à discrição da cicatriz da blefaroplastia refere-se aos locais nos quais as incisões são realizadas para execução do procedimento cirúrgico.
Na blefaroplastia superior, as incisões cirúrgicas são realizadas rente à linha dos cílios e seguindo o desenho natural dos olhos. Dessa forma, após a cicatrização, a cicatriz fica praticamente inaparente escondida pelos cílios superiores.
Na blefaroplastia inferior existem duas opções de incisões. O cirurgião plástico responsável pode optar pela incisão transcutânea, que fica localizada abaixo dos cílios, de forma a ficar imperceptível na sombra dos cílios conforme adquire o aspecto definitivo.
A outra técnica é a transconjuntival, na qual a incisão é realizada na parte interna das pálpebras inferiores. Nesses casos, a cicatriz da blefaroplastia não é visível.
A definição de onde serão realizadas as incisões cirúrgicas da blefaroplastia e, consequentemente, a localização das cicatrizes posteriormente, é feita conforme o diálogo entre paciente e cirurgião plástico, que buscará sempre um resultado estético mais favorável com preservação da segurança.
Quais são os cuidados com a cicatriz da blefaroplastia?
Após a cirurgia plástica, os cuidados com a cicatriz da blefaroplastia são determinantes para boa evolução pós-operatória e melhor aparência futura. As principais recomendações incluem:
- não expor o local operado ao sol, fazendo uso de óculos de sol sempre que sair de casa nos primeiros 30 dias;
- manter o local da incisão limpo e seco, quando for a incisão transcutânea. Nos olhos, a higienização pode ser feita com soro fisiológico;
- fazer compressas geladas no local utilizando soro fisiológico para amenização do inchaço e alívio dos desconfortos;
- não coçar os olhos, evitando sempre tocar no local operado;
- não utilizar nenhuma medicação não prescrita pelo médico, como pomadas cicatrizantes ou colírio, se não forem prescritos. Se sentir os olhos secos, comunique o médico;
- fazer sessões de drenagem linfática para regressão mais rápida do inchaço e melhora da cicatrização.
Os pontos da blefaroplastia são, geralmente, absorvíveis, mas pode ser necessário removê-los no consultório médico no pós-operatório.
O fundamental é estar sempre em contato com a equipe médica, comunicando-a de qualquer adversidade na recuperação e seguindo todas as orientações que são direcionadas à segurança da recuperação e a um melhor resultado no que se refere à estética final da cicatriz da blefaroplastia.
Para a realização desse e demais procedimentos, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.
Referências: