Fale conosco pelo WhatsApp
Ptose palpebral
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A pálpebra caída traz uma aparência de olhar cansado e ainda pode prejudicar a visão em casos mais graves

A ptose palpebral é um termo que serve para definir a queda da pálpebra superior, que não deve cobrir mais do que 2 mm da parte superior da córnea. A condição pode ter origem congênita ou adquirida ao longo da vida e pode causar alterações estéticas no rosto, além de problemas para enxergar e até comprometimento do desenvolvimento visual em crianças.

Se você ainda não conhece sobre ptose palpebral, vamos trazer todos os detalhes sobre o assunto, os sintomas, como é feito o diagnóstico e como corrigir essa condição. Confira na leitura.

O que causa a ptose palpebral?

A ptose palpebral pode acometer apenas um olho ou os dois e é causada por alterações no músculo levantador da pálpebra superior, responsável pelo movimento de abrir e fechar os olhos. A doença pode ser classificada em dois tipos, de acordo com a época do seu aparecimento, e pode ser congênita ou adquirida. Há ainda casos de pseudoptose, que não são ocasionadas pelo mau funcionamento do músculo, mas falaremos de cada uma delas a seguir.

Ptose congênita

Na ptose congênita, a pessoa já nasce com essa condição por conta de uma distrofia do músculo ou alterações neurológicas. Essa é a forma mais comum e costuma atingir mais homens do que mulheres.

Ptose adquirida

O envelhecimento é a causa mais comum de ptose adquirida com o enfraquecimento do tendão do músculo levantador da pálpebra superior. A ptose palpebral adquirida pode ter causas mecânicas e acometer pessoas mais jovens por conta do aumento do peso da pálpebra, seja pelo uso prolongado de lentes de contato ou por cicatrizes e tumores.

A ptose adquirida pode ainda ser causada por doenças musculares, como a Miastenia gravis e miopatia ocular, além de alterações neurológicas. É importante dizer também que a doença pode ter alguns graus diferentes que variam de pessoa para pessoa.

Pseudoptose

Os casos de pseudoptose são confundidos com ptose palpebral, mas suas causas não estão relacionadas a alterações neurais ou doenças musculares, por exemplo. Uma delas é quando o paciente sofre de estrabismo vertical ou de uma condição chamada dermatocálase, que é o excesso de pele na pálpebra superior que faz com que ela se dobre e caia.

A pseudoptose pode acontecer em qualquer idade, mas assim como a ptose adquirida é mais frequente em pessoas idosas.

Sintomas e diagnóstico

Em geral, os principais sintomas de ptose palpebral são:

• Pálpebras caídas;
  • Cansaço visual;
  • Visão obstruída;
  • sensação de peso sobre os olhos.

Um sinal para identificar a ptose congênita em bebês é reparar se ele inclina a cabeça para trás para conseguir enxergar. A confirmação do diagnóstico é importante para a imediata correção com cirurgia porque a obstrução da visão com a pálpebra caída pode prejudicar o desenvolvimento do olho e levar até a perda visual de forma definitiva.

Já nos casos de ptose adquirida, os sintomas mais comuns são:

• Irritação nos olhos;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga;
  • Dificuldade para fechar totalmente o olho.

O diagnóstico é feito em consulta com um oftalmologista, com a realização de alguns exames para avaliar a movimentação dos olhos, a função do músculo levantador da pálpebra superior e também a pupila. Em determinados casos de ptose adquirida, pode ser necessária uma avaliação de um neurologista ou neuroftalmologista.

Qual o tratamento ideal para a ptose palpebral?

O tratamento mais indicado para os casos de ptose é cirúrgico. O objetivo é conferir uma melhora estética aos olhos ao tirar aquele olhar cansado e liberar a visão em casos mais graves.

Cirurgia para ptose palpebral

A cirurgia pode ser realizada em adultos e crianças e costuma ser um procedimento rápido realizado com anestesia local e sedação. Por ser pouco invasiva, a cirurgia para correção de ptose palpebral tem um pós-operatório tranquilo e indolor, necessitando apenas que o paciente fique em repouso até a recuperação total, que demora cerca de duas semanas.

A blefaroplastia, procedimento estético para retirar o excesso de pele das pálpebras, pode ser feita em conjunto com a cirurgia para ptose se o paciente possuir tal condição.

Para saber mais sobre o assunto, agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)