Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Quais cuidados tomar com a cicatriz da abdominoplastia?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba quais são os cuidados necessários com a cicatriz da abdominoplastia e como a boa recuperação da cirurgia plástica contribui na cicatrização

Os candidatos à cirurgia plástica do abdômen, sejam homens ou mulheres, costumam ter dúvidas acerca da cicatriz da abdominoplastia.

Assim como em outras cirurgias plásticas, é fundamental que o paciente esclareça as dúvidas sobre a abdominoplastia ainda no período pré-operatório, tanto acerca da cicatriz da abdominoplastia como da recuperação.

Agende uma consulta para realizar a abdominoplastia!

Agende uma consulta

Como é a cicatriz da abdominoplastia?

A cicatriz da abdominoplastia pode variar em relação ao tamanho e forma, pois vai depender da técnica utilizada pelo cirurgião plástico.

Na abdominoplastia clássica, a incisão é feita na parte inferior do abdômen e a cicatriz fica localizada na linha do biquíni no sentido horizontal.

A mini abdominoplastia retira uma quantidade menor de pele e gordura, o que resulta em uma incisão e cicatrizes menores.

Já a abdominoplastia em âncora inclui duas incisões: uma horizontal, acima da linha do púbis, e outra vertical, na linha alba contornando o umbigo. A cicatriz adquire a forma de um “T” invertido, como uma âncora.

Evolução da cicatriz

Após a cirurgia, o período de cicatrização é dividido em três etapas:

  • Período imediato: até o 30º dia após a cirurgia;
  • Período mediato: entre o 2º e 12º mês, quando há um leve alargamento e escurecimento da cicatriz;
  • Período tardio: após o 12º mês, quando a cicatriz começa a afinar e adquirir tonalidade mais próxima da cor da pele.

Os principais cuidados com a cicatriz da abdominoplastia concentram-se no período imediato, com destaque à necessidade de higienização diária com sabonete neutro e secagem. O uso de curativos vai depender da orientação médica. Não se deve aplicar nada na cicatriz nos primeiros 30 dias, a menos que seja prescrito pelo médico.

No período mediato, alguns profissionais recomendam o uso de pomadas cicatrizantes, mas essa indicação também é avaliada caso a caso.

Fale com o Dr. Edgar e saiba como cuidar da sua cicatriz da abdominoplastia!

Agende uma consulta

Quais são os cuidados com a cicatriz da abdominoplastia?

Além dos cuidados diretamente com a incisão cirúrgica, a recuperação da cirurgia depende do cumprimento das demais orientações médicas que vão influenciar, inclusive, a cicatriz da abdominoplastia.

Repouso

O repouso da abdominoplastia reduz a movimentação do paciente no período no qual a região ainda está sensível.

Deve-se ficar deitado de barriga para cima e não pode contrair o abdômen para levantar-se, devendo-se apoiar nos braços e, preferencialmente, ter ajuda.

Já nos primeiros dias, é recomendado caminhar dentro de casa a fim de prevenir quadros de trombose.

Além desse repouso mais intenso nos primeiros sete dias, o paciente não deverá levantar ou carregar peso por, no mínimo, 30 dias, evitando atividades mais extenuantes.

Cinta cirúrgica

A cinta pós-cirúrgica deve ser usada continuamente no pós-operatório da abdominoplastia para garantir estabilidade dos tecidos e restringir movimentos intensos.

O uso da cinta pós-cirúrgica é recomendado de 30 a 90 dias, a depender do caso, sendo removida apenas para tomar banho nesse período.

Alimentação

A abdominoplastia não demanda mudanças severas na dieta durante a recuperação, mas é indicado optar por alimentos ricos em fibras para evitar gases e constipação que podem causar inchaço abdominal.

Para uma cicatriz da abdominoplastia esteticamente mais satisfatória, opte por alimentos naturais, evitando açúcares, leite, gordura e frutos do mar.

Medicamentos

No pós-operatório da cirurgia plástica, o paciente deve fazer uso, em geral, de antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos. Converse com seu médico caso faça uso contínuo de outra formulação.

Atividades físicas

As atividades físicas devem ser totalmente evitadas no período imediato pós-cirúrgico, pois o esforço pode abrir os pontos e comprometer a cicatriz da abdominoplastia, além de gerar complicações pós-operatórias.

As atividades serão retomadas progressivamente, com práticas mais leves no começo e incorporação, aos poucos, daquelas mais pesadas, como musculação, esportes e outras.

Em geral, o paciente é liberado para praticar qualquer atividade física em cerca de 90 dias após a cirurgia.

Drenagem linfática

As sessões de drenagem linfática contribuem diretamente na cicatriz da abdominoplastia, melhorando quadros de inchaço e hematomas e prevenindo o seroma e outras complicações.

Demais cuidados após o procedimento

O acompanhamento médico especializado após a abdominoplastia é indispensável para monitorar a evolução do quadro geral do paciente e também da cicatriz da abdominoplastia.

Com o suporte médico adequado, evitam-se complicações pós-operatórias e pode-se adequar a conduta sempre que necessário, como com o uso de pomadas cicatrizantes caso a cicatrização não esteja como esperada, minimizando as chances de cicatrizes inestéticas.

Para mais informações, agende já sua consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Agende uma consulta

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)