Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Blefaroplastia antes e depois: quais cuidados tomar?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba tudo sobre o antes e depois da blefaroplastia para realizar uma cirurgia plástica mais segura e com resultados mais satisfatórios

O antes e depois da blefaroplastia pode ser surpreendente para pacientes que estavam insatisfeitos com a estética palpebral devido ao rejuvenescimento promovido com a cirurgia plástica.

A blefaroplastia é a cirurgia plástica indicada para correção da ptose palpebral (queda do músculo) e pseudo ptose palpebral (flacidez). A correção desses problemas pode aliviar insatisfações estéticas, mas também melhorar a visão que é comprometida em alguns casos de pálpebra caída.

Fale com nossa equipe e entenda qual a cirurgia indicada para o seu caso!

Agende uma consulta

Qual a importância dos cuidados antes e depois da blefaroplastia?

Os cuidados antes e depois da blefaroplastia são voltados à garantia da segurança e conformidade da cirurgia plástica. Eles interferem diretamente na segurança do tratamento, de forma a minimizar as chances de complicações durante e depois da cirurgia.

Além disso, os cuidados com a blefaroplastia, antes e depois da cirurgia, são essenciais para garantir a satisfação do paciente com os resultados estéticos do procedimento.

Quais cuidados tomar antes da blefaroplastia?

O antes da blefaroplastia corresponde ao pré-operatório. São diversas etapas para assegurar o bom encaminhamento da cirurgia plástica.

Escolha do cirurgião plástico e consulta inicial

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica relativamente segura, mas é indispensável que seja conduzida por um cirurgião plástico qualificado e com experiência. Na consulta inicial, o paciente deve esclarecer suas dúvidas sobre o tratamento, explicar motivações e expectativas e informar todo seu histórico médico.

Já o cirurgião plástico especialista em blefaroplastia vai explicar sobre o antes e depois da blefaroplastia, avaliar se a cirurgia da pálpebra é a abordagem adequada aos resultados desejados pelo paciente e orientar sobre os próximos passos.

Exames

A depender do histórico médico individual, idade e outras variáveis, os exames pré-operatórios podem variar, mas, em geral, incluem:

  • Exame de sangue, com hemograma completo, coagulograma, creatina, glicose etc.;
  • Exame de urina, que permite verificar o funcionamento dos rins;
  • Exame cardíaco, como o eletrocardiograma.

Alterações nos resultados dos exames podem levar a novas solicitações por parte do médico responsável.

Planejamento cirúrgico

Com os exames em ordem e liberação para seguir com o tratamento, é feito o planejamento cirúrgico. Nessa etapa, são definidos os aspectos centrais da intervenção, como: tipo de anestesia, local das incisões, extensão do procedimento, quantidade de pele a ser removida, entre outros.

Pré-cirúrgico

Uma das etapas mais importantes do antes e depois da blefaroplastia são as orientações pré-cirúrgicas, que incluem aquelas que antecedem a internação, como alimentação leve no dia anterior, jejum de 8-12 horas, como e quando comparecer ao hospital.

Agende agora a blefaroplastia perfeita para você!

Agende uma consulta

Como é realizada a blefaroplastia?

Apesar de ser um procedimento relativamente simples em comparação a outros tipos de cirurgia plástica, a blefaroplastia é realizada em ambiente hospitalar, usando anestesia geral ou local com sedação e tem duração média de 1 a 3 horas.

A incisão é feita na linha dos cílios para uma cicatriz da blefaroplastia mais discreta posteriormente. A pele excedente é removida e a musculatura suturada para maior estabilidade dos tecidos. Por fim, as incisões são suturadas e fechadas e é colocado o curativo.

Quais cuidados tomar depois da blefaroplastia?

A alta hospitalar ocorre, em geral, dentro das primeiras 24 horas e o paciente é orientado quanto aos cuidados depois da blefaroplastia, que incluem:

  • Repouso de 7 a 10 dias;
  • Fazer compressas frias no local;
  • Não se expor ao sol e usar óculos de sol ao ar livre;
  • Higienizar o local;
  • Não dirigir por pelo menos 15 dias e, preferencialmente, apenas quando sentir a visão totalmente normalizada;
  • Tomar a medicação prescrita pelo médico;
  • Não usar dermocosméticos sem autorização;
  • Evitar atividades físicas por, pelo menos, 30 dias.

O retorno às atividades depois da blefaroplastia é progressivo e conforme sentir melhor disposição de acordo com a complexidade e esforço da tarefa.

O acompanhamento médico pós-operatório com o cirurgião plástico é indispensável para resultados mais satisfatórios e monitoramento da evolução do quadro, evitando problemas relacionados a complicações cirúrgicas como infecções e sangramentos que, embora raros, podem ocorrer.

Blefaroplastia antes e depois: como ter um bom resultado?

Os períodos antes e depois da blefaroplastia influenciam diretamente as maiores chances de bons resultados com o tratamento. Além disso, a escolha de um cirurgião plástico qualificado e experiente garante a segurança da cirurgia, mas também resultados esteticamente mais satisfatórios.

Em São Paulo, é possível contar com a expertise do Dr. Edgar Lopez, um profissional com vasta experiência na cirurgia plástica da pálpebra, cuja atenção é minuciosa e humanizada no antes e depois da blefaroplastia.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Agende uma consulta

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica