Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Qual o médico especialista em blefaroplastia?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba quem é o médico especialista em blefaroplastia e quais as vantagens de contar com um profissional com a formação e experiência para conduzir esse tratamento.

O cirurgião plástico especialista em blefaroplastia é o médico mais qualificado para realizar essa cirurgia plástica, bem como dar atenção adequada aos cuidados pré e pós-operatórios necessários.

A blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras, sendo a terceira mais procurada no país e a primeira entre as cirurgias plásticas faciais, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

A escolha de um especialista em blefaroplastia para conduzir o tratamento influencia na segurança do paciente e também na qualidade estética dos resultados. Saiba mais a seguir.

Qual é o profissional especialista em blefaroplastia?

O especialista em blefaroplastia é o médico cirurgião plástico, pois esse profissional realizou uma extensa formação para tornar-se apto à execução dessa técnica cirúrgica. Isso porque, inicialmente, é preciso cursar a faculdade de Medicina, seguida da residência em Cirurgia Geral para, posteriormente, fazer a residência em Cirurgia Plástica.

Além disso, o especialista em blefaroplastia precisa ter experiência na realização desse procedimento em si, garantindo o know how necessário para utilizar diferentes técnicas cirúrgicas e atender às demandas do paciente.

Outro fator a ser observado ao escolher o cirurgião plástico especialista em blefaroplastia é se ele é membro ativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o que indica a confiabilidade da formação e experiência do profissional.

Por fim, não é menos importante avaliar como é a infraestrutura da clínica, a experiência da equipe e a receptividade e abertura com o cirurgião plástico.

Em São Paulo, o Dr. Edgar Lopez é especialista em blefaroplastia, tendo vários anos de formação acadêmica para realização do procedimento que se somam à experiência de ter conduzido diversas cirurgias das pálpebras nos últimos anos.

Quando a blefaroplastia é indicada?

O primeiro aspecto que difere o especialista em blefaroplastia de outros profissionais é que ele é o mais capacitado para indicar se a cirurgia das pálpebras é, de fato, a abordagem mais efetiva para o caso.

Além disso, no planejamento pré-operatório será possível decidir com mais segurança aspectos como a técnica cirúrgica utilizada e a melhor estratégia para alinhar as expectativas do paciente com os resultados possíveis do procedimento.

São diferentes aspectos, além da própria condição de saúde do paciente, que precisam ser observados para avaliar se a blefaroplastia é mesmo indicada. Algumas condições que fazem com que o especialista recomende a técnica incluem:

  • Ptose palpebral, com queda da pálpebra superior devido à fraqueza dos músculos da região;
  • Pseudoptose palpebral, que se refere à queda da pálpebra por excesso de pele;
  • Presença de bolsas de gordura nas pálpebras inferiores;
  • Prejuízos à visão devido à queda do tecido palpebral superior.

Além dessas condições, que podem ser de natureza estética, mas também funcional, o cirurgião plástico especialista em blefaroplastia pode fazer a remoção de xantelasmas (bolinhas de gordura) e rugas palpebrais no momento do procedimento.

Assim, a abordagem da blefaroplastia é sempre individualizada a fim de garantir resultados mais satisfatórios com a cirurgia plástica.

Como é feita a blefaroplastia?

A blefaroplastia deve ser realizada em ambiente hospitalar e pode ser realizada com anestesia local com sedação ou anestesia geral.

A duração do procedimento varia de acordo com a amplitude do caso, variando, em média, entre 40 e 90 minutos. A variação do tempo depende da extensão da cirurgia, que pode englobar as pálpebras superiores e inferiores ou apenas uma dessas áreas.

As incisões da blefaroplastia são realizadas na linha dos cílios com o objetivo de apresentar uma cicatriz mais discreta e quase imperceptível. A partir da incisão, o especialista em blefaroplastia faz a sutura dos músculos para garantir melhor tonificação e sustentação dos tecidos palpebrais e pode fazer a remoção do excesso de pele e gordura que se concentre na região.

Os resultados da blefaroplastia incluem não apenas um olhar mais jovial e harmônico com a face, como minimiza possíveis incômodos relacionados à visão, o que faz com que a técnica seja muito procurada por homens e mulheres.

Para consultar um especialista em blefaroplastia, agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez aqui!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS)