Os procedimentos cirúrgicos para aumento de glúteos incluem a inserção de próteses ou de gorduras retiradas de outras regiões do próprio corpo
O volume e o contorno dos glúteos estão entre as buscas mais frequentes entre as mulheres quando o assunto é a estética. Para essa finalidade, a dieta e a prática de exercícios físicos são aliadas, mas muitas vezes insuficientes. Fatores como a genética e o envelhecimento são condições que restringem os resultados.
Dessa forma, para atingir o almejado aumento de glúteos, é possível recorrer aos procedimentos cirúrgicos que são capazes de tornear e empinar a região, como a gluteoplastia, a lipoenxertia e a lipoescultura. Conheça a diferença entre esses métodos.
Transforme seu contorno corporal com o aumento de glúteos.
O que é o aumento de glúteos?
Os procedimentos de aumento de glúteos podem ser cirúrgicos, com a inserção de próteses de silicone e enxerto de gordura, ou menos invasivos e com duração menor, utilizando preenchimentos com ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno. A escolha depende dos resultados pretendidos pela paciente.
Quais são as opções de procedimentos para aumentar os glúteos?
O aumento de glúteos pode ser feito de formas distintas, dependendo das necessidades de cada paciente. Abaixo, estão as técnicas mais utilizadas para essa finalidade:
Gluteoplastia
A gluteoplastia é a operação de aumento de glúteos com prótese de silicone. Essa técnica, que tem crescido entre as brasileiras, remodela a região do glúteo, proporcionando contorno, definição e volume. A cirurgia pode ser feita tanto por questões estéticas, para quem tem flacidez ou bumbum achatado, quanto funcionais, em especial em casos de deformidades decorrentes de doenças e acidentes.
A gluteoplastia é realizada sob anestesia em ambiente hospitalar e o implante é inserido dentro do glúteo máximo. A prótese pode ter formato arredondado ou oval e é escolhida de acordo com o biotipo e as particularidades do paciente. Ambas são mais rígidas em comparação a modelos de outras regiões do corpo, como os seios, por ser uma região que sofre impactos.
As cicatrizes das incisões são ocultadas pelo biquíni. O pós-operatório não requer excessivos cuidados, sendo recomendado evitar dormir de barriga para cima, permanecer sentada por longos períodos e aguardar 30 dias para o retorno das atividades. É preciso realizar exames periódicos e avaliação após vinte anos para analisar a integridade dos implantes e a necessidade de troca.
Lipoenxertia
Mais um dos procedimentos de aumento de glúteos, a lipoenxertia consiste em aplicar no bumbum as gorduras retiradas de outras partes do corpo, como o abdômen, a cintura ou as coxas. O novo volume tem aparência mais natural em comparação a outros métodos, além de ser feito de forma menos invasiva.
As etapas do processo abrangem a aspiração de gordura por meio da lipoaspiração, a purificação desse material para a retirada de sangue e de restos celulares e o enxerto nos glúteos com o auxílio de agulhas finas. Geralmente, a técnica é feita sob anestesia local e requer hospitalização somente por algumas horas.
O resultado aparece com o tempo, pois é comum que o inchaço demore a passar. Assim, o pós-operatório segue cuidados, como usar malhas compressivas e evitar esforços excessivos. Dores podem ser sentidas, em especial nos primeiros dias, e devem ser aliviadas com os analgésicos prescritos pelo médico.
Lipoescultura
A lipoescultura proporciona o contorno e o aumento de glúteos ao aliar duas etapas. Em primeiro lugar, retira-se as gorduras localizadas abaixo das nádegas, definindo a forma. Em seguida, a gordura é aproveitada na aplicação dos glúteos para criar mais volume, sendo executada de maneira parecida com a lipoenxertia.
Unindo as técnicas de lipoaspiração e de lipoenxertia, a lipoescultura esculpe as formas e requer cuidados semelhantes durante a recuperação após a operação. As primeiras 48 horas são mais críticas e exigem acompanhamento. Gradualmente, entre uma e quatro semanas, os efeitos melhoram.
Como funciona a avaliação para realizar procedimentos com essa finalidade?
Todos os procedimentos para aumento de glúteos requerem avaliações com o cirurgião para verificar se existem contraindicações para a realização. Dessa forma, o especialista ouve as queixas do paciente, analisa as possibilidades para o tratamento, solicita exames, questiona sobre doenças pré-existentes e medicações.
A conversa é importante também para conter as expectativas quanto aos resultados. Cada organismo possui características próprias e esse contato visa evitar frustrações com expectativas de efeitos além da realidade.
Existem riscos?
Existem riscos em qualquer procedimento cirúrgico e as técnicas de aumento de glúteos não são exceções. Seguindo os cuidados antes, durante e após a operação eles são minimizados, mas há a possibilidade de:
- Infecção;
- Sangramento;
- Hematomas;
- Complicações anestésicas;
- Embolia pulmonar;
- Trombose;
- Perfurações em órgãos.
Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!
Quanto custa a cirurgia de aumento de glúteos?
O valor dos procedimentos para aumento de glúteos varia de acordo com o método, com a experiência do profissional e a localização. Considerando a região de São Paulo, o preço se estende entre R$14 mil e R$28 mil. Existem outros fatores que influenciam a determinação dos valores, como a necessidade de associar diferentes técnicas ou a extensão da área de aspiração de gordura.
Por isso, o cirurgião avalia os pacientes individualmente no consultório para realizar o orçamento. Escolher um profissional com boas referências proporciona melhores resultados, além de segurança no tratamento e no acompanhamento.
Entre em contato e agenda já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.
Fontes: