Cuidados antes e depois da cirurgia de diástase abdominal contribuem para melhora da estética do abdômen e alívio de sintomas relacionados ao problema
A diástase abdominal consiste na separação dos músculos reto abdominais e pode ser responsável por desconfortos estéticos e funcionais. Entender o antes e depois da cirurgia de diástase abdominal é fundamental para se preparar para o tratamento.
A diástase abdominal pode ser causada por diferentes fatores, sendo mais comum entre as mulheres. Entenda o problema e as opções de tratamento a seguir.
Fale com nossa equipe e entenda qual a cirurgia indicada para o seu caso!
Quais são as causas de diástase abdominal
Os músculos reto abdominais são como duas caixas que se encontram na linha média do abdômen (linha alba). Devido a diferentes fatores, eles podem se distanciar, sendo que um espaço de 1 cm ou mais já é caracterizado como diástase abdominal. Entre as causas do problema, destacam-se:
- Múltiplas gestações;
- Perda de peso após cirurgia bariátrica;
- Gestação com bebê muito grande;
- Ganho de peso excessivo na gestação;
- Desnutrição;
- Sedentarismo;
- Alterações hormonais;
- Processo natural de envelhecimento do organismo.
Quando a diástase é muito leve, exercícios físicos podem ser recomendados para mitigar o problema e evitar o agravamento.
Entretanto, quando a diástase abdominal é moderada ou severa, apenas a cirurgia de diástase abdominal pode corrigir a separação dos músculos.4
Agende agora a cirurgia perfeita para você!
Quais são os cuidados antes e depois da cirurgia de diástase abdominal?
Como todo procedimento cirúrgico, existe um passo a passo antes e depois da cirurgia de diástase abdominal que garante a segurança do tratamento e melhores resultados.
Cuidados e exames pré-operatórios
O primeiro ponto do antes e depois da cirurgia de diástase abdominal é justamente o pré-operatório e os cuidados associados à realização de um procedimento cirúrgico. Eles incluem:
- Escolha de um cirurgião plástico qualificado e experiente;
- Realização dos exames solicitados, incluindo de sangue, urina, coração e imagem;
- Planejamento cirúrgico;
- Interrupção de medicamentos que interfiram na coagulação sanguínea;
- Orientações pré-cirúrgicas, como jejum e comparecer no hospital com acompanhante.
Todas as orientações do antes e depois da cirurgia de diástase abdominal são informadas e explicadas pela equipe médica responsável, razão pela qual é fundamental escolher um cirurgião plástico qualificado e que conte com uma equipe profissional e atenciosa.
Cuidados pós-operatórios da cirurgia de diástase abdominal
Também faz parte do antes e depois da cirurgia de diástase abdominal os cuidados pós-operatórios. Eles são informados ao paciente antes da alta hospitalar e incluem:
- Repouso;
- Uso da cinta pós-cirúrgica;
- Uso da medicação prescrita;
- Sessões de drenagem linfática;
- Deitar-se de barriga para cima;
- Não levantar ou carregar peso;
- Não se abaixar;
- Não contrair o abdômen;
- Não se expor ao sol.
Também faz parte dos cuidados pós-operatórios comparecer às consultas de acompanhamento com o cirurgião plástico que vai monitorar a recuperação e instruir sobre como cuidar da incisão cirúrgica após a primeira semana.
Os exercícios físicos podem ser retomados em cerca de 90 dias, a depender da liberação médica e de acordo com a evolução pós-operatória.
Outras orientações do antes e depois da cirurgia de diástase abdominal podem depender das particularidades da saúde da paciente, seu histórico médico e da condução do tratamento.
Como é a recuperação da cirurgia de diástase abdominal?
A recuperação da cirurgia de diástase abdominal não é complicada. Os desconfortos dos primeiros dias são aliviados com a medicação prescrita e o devido repouso.
Nas primeiras semanas, a paciente terá que limitar suas atividades rotineiras e ficará mais dependente de ajuda, pois não poderá fazer esforço físico de nenhum tipo.
Como ficam as cicatrizes da abdominoplastia?
Geralmente, a cicatriz da diástase abdominal é a mesma da abdominoplastia, cirurgia plástica que é geralmente realizada em conjunto para remover o excesso de pele e assim melhorar a flacidez abdominal.
A cicatriz fica na linha acima do púbis, na mesma linha da cesárea, caso a paciente já tenha uma cicatriz no local.
Quais são os resultados da cirurgia de diástase abdominal?
Com a cirurgia de diástase abdominal, a paciente terá ganhos na estética abdominal, com uma barriga mais firme e mais facilidade para trabalhar a musculatura da região, seja para fortalecimento ou estética.
Também haverá melhora de desconfortos prévios como inchaço abdominal e problemas digestivos relacionados à diástase, entre outros.
Para melhores resultados, é indispensável atentar-se aos cuidados antes e depois da cirurgia de diástase abdominal e escolher um cirurgião plástico de confiança, qualificado e experiente na realização da abdominoplastia.
Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!
Fonte: