Conheça a seguir quais são os principais cuidados antes e depois da abdominoplastia, como é realizada essa cirurgia plástica e quais resultados podem ser esperados
A abdominoplastia é a cirurgia plástica que corrige a flacidez abdominal, estando entre as realizadas no Brasil. Devido à alta procura, é indispensável conhecer melhor os cuidados antes e depois da abdominoplastia.
A cirurgia do abdômen é indicada para pessoas que apresentam flacidez — excesso de pele — na região. Essa estética pode ser causada por múltiplas gestações, efeito sanfona, perda significativa de peso ou mesmo tendência genética.
Entenda a seguir os cuidados antes e depois da abdominoplastia e como essa cirurgia plástica é realizada.
Fale com nossa equipe para realizar a abdominplastia!
Como é realizada a cirurgia?
A abdominoplastia é realizada, geralmente, com anestesia geral. Ela deve ser conduzida em ambiente hospitalar, por um cirurgião plástico qualificado e tem duração de 2 a 5 horas, a depender da extensão. Na cirurgia tradicional são feitas duas incisões cirúrgicas, uma horizontal na linha púbica e outra vertical a partir do umbigo.
A partir disso, o cirurgião plástico faz a retirada do excesso de pele. Em pacientes com diástase abdominal é feita a correção do problema por meio da sutura dos músculos reto-abdominais. Quando é necessário remover muita pele, o médico pode fazer o reposicionamento do umbigo para um resultado mais satisfatório.
Após a retirada da pele excedente, é feita a sutura das incisões cirúrgicas em camadas, para melhor cicatrização. Ainda no centro cirúrgico é colocada a cinta pós-operatória para estabilização e proteção da região.
É comum que a alta hospitalar ocorra entre 12 e 24 horas após a cirurgia plástica. Conheça mais sobre os cuidados antes e depois da abdominoplastia a seguir.
Cuidados antes e depois da abdominoplastia
A cirurgia plástica abdominal é um procedimento invasivo, de forma que os cuidados antes e depois da abdominoplastia são indispensáveis para segurança do tratamento e melhores resultados estéticos posteriormente.
Cuidados antes da abdominoplastia
Os cuidados antes da abdominoplastia garantem que a paciente seja corretamente instruída sobre o tratamento e receba um suporte médico adequado. Eles incluem:
- Escolha de um cirurgião plástico qualificado e experiente;
- Realização dos exames pré-operatórios, que inclui os de sangue, urina, cardíacos e de imagem;
- Interrupção de hábitos prejudiciais como o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas;
- Orientação específica quanto aos remédios de uso contínuo.
Com esses cuidados, a paciente garante um tratamento médico mais seguro e adequado, minimizando os riscos.
Cuidados depois da abdominoplastia
Para um antes e depois da abdominoplastia apropriado, os cuidados pós-operatórios são indispensáveis. Eles incluem:
- Repouso de 7 a 14 dias;
- Alimentação leve e rica em fibras para prevenir constipação e gases abdominais;
- Uso contínuo da cinta pós-operatória para estabilização dos tecidos da região operada;
- Dormir de barriga para cima e com apoio de travesseiros para maior conforto durante o repouso;
- Andar levemente curvada para frente, evitando esticar a região da cirurgia;
- Fazer a higienização das incisões e mantê-las bem secas;
- Não fazer esforço abdominal e não contrair a musculatura da região;
- Fazer sessões de drenagem linfática com fisioterapeuta conforme orientação médica;
- Fazer uso apenas da medicação prescrita;
- Não carregar peso ou fazer esforço no primeiro mês após a cirurgia;
- Não dirigir pelo período de 15 a 30 dias.
O acompanhamento médico no pós-operatório está entre os cuidados na recuperação da abdominoplastia, sendo indispensável para monitoramento da cicatriz e da evolução após a cirurgia.
Agende uma consulta e receba os cuidados antes e depois da abdominoplastia!
Quanto tempo leva a recuperação da abdominoplastia?
O tempo de recuperação da abdominoplastia varia de acordo com a extensão do tratamento e o tipo de atividade a ser realizada. Em geral, boa parte das atividades podem ser retomadas em cerca de 30 dias, exceto aquelas mais intensas ou que mobilizam a área operada.
Em cerca de 90 dias, é comum que a paciente volte a ter uma vida normal, mas isso depende se a evolução pós-operatório é adequada. Caso haja complicações pós-cirúrgicas, por exemplo, o tempo de recuperação pode ser estendido por orientação do cirurgião plástico responsável.
O que esperar do resultado da abdominoplastia?
Os resultados da abdominoplastia incluem um abdômen mais firme e plano, com correção da diástase da musculatura e eliminação do excesso de pele. Esses resultados começam a ser observados algumas semanas depois da abdominoplastia, uma vez que no pós-cirúrgico imediato a região ainda estará inchada, com hematomas e dolorida, o que é normal.
Os resultados definitivos podem ser vistos entre 12 e 24 meses, quando a cicatriz adquire um aspecto mais fino e com tom semelhante ao da pele.
Apesar dos bons resultados da abdominoplastia, a manutenção dessa estética exige cuidados permanentes, especialmente na alimentação e exercícios físicos, pois o ganho de peso pode levar a um novo acúmulo de pele.
Os bons resultados também dependem dos cuidados antes e depois da abdominoplastia e da escolha de um cirurgião plástico qualificado e experiente.
Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!
Fontes: