Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Com quantos anos pode fazer mamoplastia?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba com quantos anos pode fazer mamoplastia redutora ou de aumento, compreendendo as diferentes indicações desses procedimentos.

 Saber com quantos anos pode fazer mamoplastia é importante para candidatas à cirurgia e à família, que deve, preferencialmente, acompanhar esse processo.

Um aspecto relevante sobre saber com quantos anos pode fazer mamoplastia é que a indicação etária vai depender do tipo de cirurgia, se redutora ou de aumento.

A mamoplastia é o procedimento cirúrgico para readequação do volume mamário, para mais ou para menos, a depender das necessidades do caso. O objetivo é sempre uma estrutura corporal mais proporcional, harmônica e satisfatórias às mulheres.

Idade mínima para a mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora é a cirurgia plástica indicada para retirada do excesso de tecidos mamários, incluindo glândulas, gordura e pele. A idade mínima para realização desse procedimento é 16 anos, pois adolescentes dessa faixa etária já podem ter problemas físicos e emocionais relacionados ao tamanho aumentado dos seios.

Trata-se de uma recomendação funcional nessa faixa etária, pois os seios aumentados podem comprometer a saúde da coluna vertebral devido ao peso das mamas e causar leves machucados, como assaduras e onde fica a alça do sutiã.

É justamente por esses fatores que é importante conhecer com quantos anos pode fazer mamoplastia, visto que, nesses casos, o procedimento tem indicações clínicas.

Outro motivo pelo qual saber com quantos anos pode fazer mamoplastia é relevante consiste no fato de que, para realização da cirurgia plástica em adolescentes de 16 a 17 anos é necessário que haja autorização dos pais ou responsáveis e uma avaliação prévia do desenvolvimento dos seios.

A partir dos 18 anos, a mamoplastia redutora pode ser realizada sem autorização dos responsáveis e a indicação cirúrgica pode ser tanto estética quanto funcional.

Idade mínima para a mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia plástica com indicação estética, com exceção de pacientes após mastectomia. Por conta disso, a determinação sobre com quantos anos pode fazer mamoplastia de aumento é diferente em relação à redutora.

A recomendação é que a mamoplastia de aumento seja realizada a partir dos 18 anos, mas preferencialmente até mais, ainda que não haja nenhum impeditivo físico à realização do tratamento nessa idade.

Isso se deve ao fato de que jovens são mais suscetíveis a ceder a padrões estéticos e influências externas, sendo importante que a decisão pela cirurgia plástica seja motivada por desejo pessoal.

Esse tipo de ponderação é importante, uma vez que se trata de um procedimento invasivo e altera em definitivo à estética corporal, mesmo que futuramente haja uma opção pela retirada da prótese.

Cuidados pré-mamoplastia

Antes da realização da mamoplastia, é preciso realizar os cuidados pré-operatórios que vão incluir:

  • consultas com especialistas, incluindo psicólogo a depender da idade;
  • exames pré-cirúrgicos;
  • planejamento cirúrgico.

Ao saber com quantos anos pode fazer mamoplastia, pacientes com menos de 18 anos são informadas que vão precisar de autorização dos responsáveis para realização dos exames, das consultas pré-operatórias e do procedimento em si.

Cuidados após a mamoplastia

Após a mamoplastia também há cuidados envolvidos em uma recuperação adequada e com redução dos riscos de complicações pós-operatórias. As orientações incluem:

  • repouso de 7 a 15 dias;
  • uso do sutiã cirúrgico continuamente por cerca de 3 meses;
  • não levantar os braços acima do ombro por cerca de 30 dias;
  • não se expor ao sol por, no mínimo, 30 dias;
  • fazer uso da medicação prescrita;
  • não fazer exercícios ou atividades exaustivas por cerca de 90 dias.

Dados esses diversos cuidados, um dos fatores que influencia com quantos anos pode fazer mamoplastia é a consciência da paciente em relação aos cuidados pós-operatórios.

Qual é o profissional realiza a mamoplastia?

A mamoplastia deve ser realizada pelo cirurgião plástico, profissional formado em Medicina e, posteriormente, especializado em cirurgia geral e, em seguida, em cirurgia plástica.

Esse profissional é o mais qualificado para conduzir o tratamento, seja no pré-operatório, realização do procedimento e pós-operatório. Assim, é fundamental esclarecer com ele dúvidas relacionadas com quantos anos pode fazer mamoplastia e sobre como é conduzido o tratamento.

Para a realização desse e demais procedimentos, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Referências:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica