Conheça quais são as particularidades da abdominoplastia masculina, incluindo indicações da cirurgia, como ela é feita, os cuidados pós-operatórios e médico indicado.
A busca por cirurgias plásticas tem aumentado entre os homens. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) se em 2007 eles representavam cerca de 5% do público, atualmente, consistem em 25% dos pacientes que recorrem à cirurgia plástica no país.
Entre os procedimentos, a abdominoplastia masculina é um dos mais realizados, uma vez que permite eliminar o excesso de flacidez abdominal, condição que causa muito incômodo tanto nos homens, quanto nas mulheres.
Quando a abdominoplastia masculina é indicada?
A abdominoplastia é indicada quando há o acúmulo excessivo de pele na região do abdômen. Nos homens, essa condição é muito comum nos pacientes pós-bariátrica, que perdem peso significativo e demandam cirurgias reparadoras posteriormente, como a abdominoplastia masculina.
Também há casos nos quais o crescimento abdominal, com prevalência de flacidez, deve-se à tendência genética, oscilações no peso ao longo da vida e hábitos irregulares, especialmente alimentares e físicos.
Diferença entre abdominoplastia masculina e feminina
É muito comum ter dúvidas em como a abdominoplastia masculina, por exemplo, difere do mesmo procedimento realizado em mulheres, que são o público majoritário das cirurgias plásticas.
A principal diferença refere-se ao planejamento e foco na execução da abdominoplastia masculina, uma vez que o padrão de acúmulo de tecido adiposo tende a se concentrar na parte anterior inferior do abdômen e laterais.
Além disso, é menos comum a necessidade da correção de diástase na abdominoplastia masculina. A diástase é a separação dos músculos abdominais, que precisam ser reunidos novamente, procedimento que pode ser realizado durante a abdominoplastia.
Como é feita a abdominoplastia masculina?
A abdominoplastia masculina é realizada em ambiente hospitalar, deve ser planejada e conduzida por um cirurgião plástico e, em geral, é feita com anestesia geral ou peridural com sedação. O procedimento tem duração que varia de 2 a 5 horas, a depender da complexidade do caso.
Em casos de sobressalência leve e média de pele, o procedimento cirúrgico pode ser realizado a partir de uma incisão horizontal quase na linha pubiana, de forma que a cicatriz poderá ficar escondida abaixo da roupa íntima.
Entretanto, quanto maior a dobra e excesso de pele, mais extensa terá que ser a incisão cirúrgica para uma estética desejada. Nesses casos, além do corte horizontal, pode ser realizada uma incisão vertical até o umbigo que, em alguns casos, é reposicionado.
A partir da incisão cirúrgica, o especialista puxa o excesso de pele para removê-lo, garantindo um abdômen mais plano.
Ainda que a motivação da cirurgia do abdômen não deva ser a perda de peso, a remoção do excesso de tecidos promove esse resultado adicional, mas a quantia irá depender de fatores como volume abdominal prévio, estatura, distribuição e espessura da gordura corporal.
Cuidados após a abdominoplastia masculina
Após a abdominoplastia masculina, o paciente deve adotar uma série de cuidados prescritos pela equipe médica a fim de evitar complicações pós-operatórias e ter uma recuperação mais satisfatória. Eles incluem:
- Repouso de 7 a 14 dias, fazendo leves caminhadas durante o dia para prevenir quadros de trombose;
- Ficar 15 dias sem dirigir;
- Descansar e dormir com dois travesseiros, mantendo o corpo levemente curvado para frente, inclusive ao andar e se sentar, para evitar esticar o local da incisão;
- Fazer a higienização da incisão cirúrgica como recomendado pelo médico, incluindo limpeza, secagem e substituição dos curativos;
- Usar cinta pós-operatória para preservar a região operada;
- Realizar sessões de drenagem linfática, quando prescrito pelo médico;
- Não se expor ao sol ou trocas bruscas de temperatura;
- Retomar relações sexuais apenas depois de 30 dias;
- Retomar atividades físicas progressivamente entre 60 e 90 dias após o procedimento.
- Alimentação saudável e rica em proteínas e fibras.
Os cuidados pós-operatórios são indispensáveis para uma recuperação mais satisfatória que vai influenciar a cicatrização e, até mesmo, os resultados estéticos alcançados.
Cuidados com a cicatriz da abdominoplastia masculina
Uma das principais preocupações dos pacientes que realizam a abdominoplastia masculina é sobre as cicatrizes. Quando a incisão é realizada próxima à região pubiana, a cicatriz pode ser facilmente escondida pelas roupas íntimas. Quando o procedimento necessita de outros tipos de incisão, as cicatrizes podem ficar mais visíveis.
É possível, no entanto, tomar uma série de cuidados, desde o pós-operatório, para promover cicatrizes esteticamente mais agradáveis e evitar complicações, como a hipertrofia. Por isso, é importante cuidar dos curativos adequadamente, evitar exposição solar, manter uma dieta adequada para pós-operatório e utilizar produtos de pele autorizados pelo médico.
Qual profissional pode realizar a abdominoplastia masculina?
A abdominoplastia masculina deve ser realizada por um cirurgião plástico membro da SBCP e que tenha experiência e especialização em contorno corporal. Adicionalmente, é indicado escolher um especialista qualificado e experiente na realização do procedimento, de forma que conheça as particularidades desse público em cada etapa do tratamento.
O Dr. Edgar Lopez, além de ter especialidade em contorno corporal, é um cirurgião plástico com experiência na realização de tratamentos estéticos no público masculino. Agende uma consulta e saiba mais.
Fontes: