Conheça quais são as opções de tratamento para papada para casos leves, médios e graves e saiba quando optar por um procedimento estético ou cirurgia plástica.
O tratamento para papada é visto por muitas pessoas como uma opção para se sentir mais feliz e realizado com a estética facial. Realizá-lo pode influenciar na autoestima, bem-estar e satisfação pessoal, promovendo transformações que vão muito além da aparência.
A papada é também chamada de queixo duplo, consistindo no acúmulo em excesso de gordura, pele ou ambos na região do queixo e maxilar. Diversos fatores podem favorecer seu surgimento, como tendências genéticas, sobrepeso e obesidade e o efeito sanfona.
Apesar do incômodo, atualmente existem diversas opções de tratamento para papada incluindo abordagens cirúrgicas e não-cirúrgicas. Conheça a seguir.
Quais são as opções de tratamento para papada?
A escolha de qual o tratamento para papada mais apropriado ao caso depende diretamente de como esse excesso se manifesta, como se por gordura, pele ou ambos.
Radiofrequência
A radiofrequência consiste em um tratamento para papada no qual o calor do equipamento promove o rompimento das células adiposas da região, melhorando os depósitos de gordura localizada.
Adicionalmente, as temperaturas elevadas estimulam um processo fisiológico de cicatrização no local com renovação do colágeno, o que melhora a flacidez decorrente da sobressalência de pele.
O procedimento é mais adequado para pacientes que tenham níveis médios de acúmulo de tecidos na papada.
Lipoaspiração
A lipoaspiração é uma opção de tratamento para papada associado ao acúmulo de gordura na região do queixo. Geralmente, dada a área pequena, o cirurgião opta pela mini lipo.
Apesar de a técnica cirurgia ser igual à de uma lipoaspiração tradicional, trata-se de um procedimento mais direcionado, o que resulta em um pós-operatório mais tranquilo. Uma das principais técnicas aplicadas nesse tipo de lipoaspiração — e utilizada pelo Dr. Edgar Lopez — é o Renuvion, uma tecnologia de radiofrequência que apresenta bons resultados no tratamento para papada.
Entretanto, se o paciente apresentar excesso de pele no mento, o procedimento não entregará resultados satisfatórios, pois a tendência será o aumento da flacidez.
Lifting de pescoço
Diferentemente da lipoaspiração, o lifting de pescoço no tratamento da papada engloba a remoção dos depósitos de gordura localizada e do excesso de pele.
Dessa forma, essa técnica consiste na abordagem mais efetiva, uma vez que é comum que haja associação entre o excesso de gordura e pele no local, especialmente entre pacientes que perderam peso e desejam melhorar o contorno facial.
Ritidoplastia
Para pacientes, geralmente após os 50 anos, nos quais a insatisfação com a papada soma-se ao incômodo com a estética envelhecida da face, uma opção é a ritidoplastia ou lifting facial.
Nessa cirurgia plástica o foco é o rejuvenescimento de toda a face a partir do descolamento das estruturas superficiais, com uma incisão que, seguindo a linha do cabelo, vai de orelha a orelha.
No procedimento, são removidos os excessos de pele e de depósitos de gordura na face, além da sutura dos músculos beneficiando a sustentação dos tecidos.
Na ritidoplastia, a técnica de lifting pode englobar toda a face juntamente com a papada, promovendo um rejuvenescimento completo da estética facial.
Qual profissional realiza esses tratamentos?
Os procedimentos para correção da estética da papada, como ultrassom e radiofrequência, podem ser realizados por dermatologistas e fisioterapeutas especializados em estética. Entretanto, as cirurgias plásticas só podem ser realizadas por um cirurgião plástico.
Escolher um cirurgião plástico qualificado é fundamental para indicação correta de qual o tratamento para papada mais adequado ao caso e, especialmente, melhores resultados estéticos e segurança no tratamento.
Para a realização desse e demais procedimentos, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.
Referências: