Saiba quais são os tipos de lipoaspiração existentes, como essas técnicas diferem e quais as indicações dos procedimentos e do especialista para conduzir o tratamento.
Os diferentes tipos de lipoaspiração têm como objetivo melhorar o contorno corporal ao promover a remoção do excesso de depósitos de gordura localizada que são muito incômodos para a maior parte das pessoas.
Na decisão pela lipo, entretanto, os pacientes desconhecem que os diferentes tipos de lipoaspiração promovem resultados estéticos diferentes. Por isso, é fundamental avaliar junto ao cirurgião plástico responsável qual a abordagem mais compatível com as expectativas existentes e o tipo físico do paciente. Entenda mais a seguir.
Quais são os tipos de lipoaspiração existentes?
As diferentes técnicas de lipoaspiração passaram por diversas mudanças nos últimos anos, conforme novas tecnologias tornavam-se disponíveis e apresentavam não apenas bons resultados estéticos, como benefícios na fase de recuperação. Conheça quais são elas.
Lipoaspiração tradicional
A lipoaspiração tradicional, ou convencional, é a técnica mais antiga e ainda muito utilizada no procedimento. Nesse caso, o cirurgião plástico aplica uma solução tumescente (adrenalina + anestesia local) na região a ser tratada.
Esse líquido serve para controlar o sangramento ao mesmo tempo em que ajuda no deslocamento das células adiposas do tecido adjacente, o que é potencializado por movimentos vigorosos de vai-e-vem realizados pelo cirurgião com uso de instrumentos cirúrgicos. Em seguida, é inserida uma cânula pela qual a gordura é aspirada.
Para realização desse e dos demais tipos de lipoaspiração são feitas pequenas incisões, cada uma com cerca de 1 centímetro, para inserção dos instrumentos cirúrgicos.
Lipoescultura
A lipoescultura utiliza a mesma técnica de remoção do tecido adiposo que a lipoaspiração tradicional. Entretanto, é um procedimento ainda mais focado no desenho do contorno corporal.
Após a remoção da gordura localizada, no próprio centro cirúrgico, é feita a purificação do material, separando as células adiposas íntegras do sangue e anestésico. A gordura purificada é então reaplicada — num processo chamado lipoenxertia — em uma parte específica do corpo, para ganhar mais volume ou definição.
Algumas opções frequentes da lipoenxertia são os lábios, seios, glúteos e outros locais que, com suave aumento, promoverão um contorno corporal mais harmônico e satisfatório para o paciente.
Vibro lipo
Na vibro lipo, ou vibrolipoaspiração, o início da cirurgia e os objetivos são os mesmos, com a aplicação da substância tumescente.
Entretanto, as cânulas inseridas pelo cirurgião plástico vibram, o que facilita o descolamento do tecido adiposo dos tecidos adjacentes, demandando menos força por parte do especialista e reduzindo o trauma cirúrgico na região, que é o responsável por diversos incômodos e complicações pós-operatórias.
Lipoaspiração a laser
Entre os tipos de lipoaspiração também se destaca a técnica a laser, que, assim como a vibrolipoaspiração, tem o objetivo de promover uma remoção menos traumática da gordura localizada.
Nesse caso, insere-se uma cânula com equipamento laser na ponta. Ele é responsável por aquecer o local e proporcionar a queima da gordura para facilitar sua saída pelas cânulas com menor trauma cirúrgico. Além disso, a técnica a laser reduz o sangramento do procedimento e a retração da pele.
Lipo ultrassônica
A lipo ultrassônica é um dos tipos de lipoaspiração mais modernos, pois o equipamento utilizado durante a cirurgia viabiliza a liquefação do tecido adiposo. Assim, ele é mais facilmente aspirado, minimizando os traumas no local.
Lipo HD e 3D
A lipo HD, também chamada de lipo 3D, 4D, LAD ou de alta definição, é um dos tipos de lipoaspiração mais conhecidos atualmente e objeto de desejo de muitas pessoas. Entretanto, é preciso entender melhor a técnica que difere em resultados em relação à lipoaspiração tradicional.
A lipo HD utiliza técnicas mais modernas de descolamento da gordura, como a vibro, laser ou ultrassônica, com o objetivo de remover pequenos depósitos de gordura que sejam mais adjacentes aos músculos, especialmente na região abdominal.
Com isso, o resultado é a obtenção de um contorno da musculatura, valorizando uma estética mais malhada e definida.
Dessa forma, a lipo HD não é recomendada para pessoas que estejam muito acima do peso. Porém, na clínica, oferecemos todo o suporte para sua perda de peso, de modo a tornar sua cirurgia possível!
Cuidados após o procedimento
Independentemente dos tipos de lipoaspiração, é necessário que, após o procedimento, o paciente adote uma série de cuidados que visam minimizar as complicações pós-cirúrgicas e obter resultados estéticos melhores.
Um aspecto importante é que a lipoaspiração tradicional resulta em maior trauma cirúrgico na região, de forma que a recuperação é um pouco mais lenta, enquanto os tipos de lipoaspiração mais modernos possibilitam amenizar o trauma para uma recuperação rápida e tranquila.
Entretanto, em ambos os casos os cuidados vão incluir:
- Repouso de 7 a 10 dias;
- Uso de cinta pós-operatória;
- Sessões de drenagem linfática;
- Regresso gradual às atividades mais ativas, com liberação médica;
- Não se expor ao sol.
Quais as partes do corpo nas quais são feitas a lipo?
Os diferentes tipos de lipoaspiração podem ser feitos em diferentes partes do corpo, mas são mais comuns em: abdômen, culotes, flancos, glúteos, parte interna das coxas, pescoço e axilas.
Qual profissional realiza a lipoaspiração?
O único profissional qualificado para realizar a lipoaspiração é o cirurgião plástico, pois garante a especialização na área, o que é fundamental para dominar as técnicas cirúrgicas dos diferentes tipos de lipoaspiração.
Avalie a formação do profissional, se ele é membro ativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e se possui experiência na lipoaspiração e outras técnicas de contorno corporal.
Em São Paulo, o Dr. Edgar Lopez carrega ampla experiência e especialização na área de cirurgia plástica, com especialidade em contorno corporal. Agende sua consulta e saiba mais!
Referências: