Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia: quando é indicado?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda qual a importância do sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia e veja, ainda, como ele deve ser usado e quais as orientações para escolher uma boa opção

 Muitas pacientes têm dúvidas quanto ao uso e à escolha do sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia, item indispensável na recuperação dessa cirurgia plástica.

A mamoplastia pode ser de aumento, com colocação da prótese de silicone, ou redutora, removendo o excesso de tecidos. Em ambos os casos, o objetivo da cirurgia plástica é melhorar a estética, o formato e a proporção das mamas.

Tanto no procedimento de aumento como no de redução, o sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia é necessário; portanto, entenda mais sobre essa peça a seguir.

O que é o sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia?

O sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia é um modelo compressor recomendado especificamente para o período pós-operatório e deve ser usado em qualquer procedimento cirúrgico realizado nas mamas.

Geralmente, ele tem fechos frontais e nas alças para facilitar o manuseio da paciente durante o período de restrição de movimentos dos braços.

O sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia é colocado ainda no centro cirúrgico, logo após o procedimento, e deve ser usado continuamente, sendo retirado apenas para tomar banho.

Principal função do sutiã pós-cirúrgico

A função do sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia é dar suporte adequado e proteção aos seios durante o processo de cicatrização, pois ajuda a manter a forma e a posição correta dos tecidos mamários durante a recuperação.

Apesar de desconfortável no começo, visto que a função dele é comprimir e, portanto, fica mesmo apertado, ele reduz incômodos pós-operatórios, pois estabiliza os tecidos que ainda estão sensíveis devido ao trauma cirúrgico.

Quais são as vantagens do sutiã pós-cirúrgico?

A indicação do uso do sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia deve-se às vantagens que essa peça fornece durante a recuperação da cirurgia plástica. Os benefícios do uso contínuo do sutiã no pós-operatório incluem:

  • Estabilização dos tecidos: contribui para manter os implantes e tecidos suturados no lugar correto, tornando a cicatrização mais adequada e rápida;
  • Redução do inchaço: ao dar suporte às mamas e comprimir o local, o sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia ajuda a amenizar o inchaço e os desconfortos associados ao pós-operatório;
  • Minimização do movimento: ao evitar que haja movimentação excessiva dos seios, o sutiã previne dores e o rompimento dos pontos cirúrgicos.

Por essas razões, o uso correto do sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia faz diferença na recuperação da paciente.

Por quanto tempo ele deve ser usado?

O tempo recomendado para o uso do sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia vai variar de acordo com o tipo de cirurgia plástica realizada e as orientações do cirurgião plástico.

Em geral, os especialistas indicam que o sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia seja usado continuamente pelo período de três meses, podendo esse prazo ser menor a depender da extensão cirúrgica e da evolução pós-operatória.

Como escolher o melhor sutiã pós-cirúrgico?

É importante que a paciente tenha disponível pelo menos um sutiã pós-cirúrgico já no dia do procedimento, para que ele possa ser colocado ainda no centro cirúrgico.

O cirurgião plástico pode dar recomendações no pré-operatório de como escolher um sutiã mais adequado. Entre as orientações para comprar o sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia estão:

  • Verifique se o sutiã pós-operatório cumpre sua função de compressão, de forma que deve garantir o suporte adequado aos seios para evitar movimentos, mas sem apertá-los demasiadamente, visto que será usado continuamente;
  • Avalie se o sutiã é de um material confortável, sendo que a opção por tecidos macios e respiráveis é preferível para não irritar o local que está sensível após a cirurgia;
  • Verifique se o sutiã pós-cirúrgico tem opções ajustáveis tanto nas alças como nos fechos frontais, visto que inicialmente os seios estarão mais inchados e, com o passar das semanas, diminuem um pouco.

Portanto, é fundamental seguir as orientações do cirurgião plástico, tanto em relação à escolha como no que se refere ao uso do sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia, para garantir um pós-operatório adequado.

Converse com seu médico sobre o sutiã pós-cirúrgico da mamoplastia ainda no pré-operatório. Quer saber mais? Agende já sua consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica