Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Conheça os riscos da lipoescultura
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda todos os riscos envolvidos no procedimento e como minimizá-los

A lipoescultura é uma cirurgia plástica na qual uma quantidade de gordura é retirada de algumas partes do corpo através de lipoaspiração para depois ser inserida em outras regiões. O objetivo é aumentar o volume ou redefinir o contorno dessas áreas que recebem as injeções. Ou seja, basicamente é uma forma de “esculpir” o corpo, dando à área desejada uma aparência mais harmônica.

No texto de hoje, vamos te contar todos os riscos da lipoescultura, fornecendo dicas importantes para ter o melhor pós-cirúrgico possível e prevenir complicações.

Entre em contato e marque a sua avaliação.

Agende uma consulta

Como é realizada a lipoescultura?

Primeiro, o cirurgião plástico faz a infiltração da área que será tratada com uma solução de soro fisiológico e substâncias vasoativas, de modo a diminuir a perda de sangue. Depois, o médico insere um tubo fino (cânula) na camada subcutânea da pele e faz a sucção controlada da gordura localizada.

Na segunda parte do procedimento, a gordura extraída é tratada e purificada, sendo preparada e depois injetada em outra parte do corpo, normalmente em áreas como glúteos ou coxas, redefinindo a forma e o contorno.

Cuidados pré e pós-operatórios da lipoescultura

Alguns cuidados ajudam a prevenir complicações e garantem uma recuperação completa. Veja agora quais são os cuidados importantes antes e depois da cirurgia.

Pré-operatórios

O primeiro passo é fazer exames como hemograma e avaliação cardiológica. Também não se esqueça de informar o seu médico caso tenha alguma alergia ou esteja usando medicamentos, além de apresentar seu histórico de doenças. Por fim, é bom evitar fumar e consumir medicamentos que afetem a coagulação.

Pós-operatórios

Depois da cirurgia, o médico dará um panorama sobre os cuidados necessários para o seu caso específico, mas geralmente cuidados comuns são repouso, usar cinta modeladora por cerca de um mês, fazer drenagem linfática para diminuir o inchaço e evitar esforço físico e exposição ao sol.

Quem não pode fazer a cirurgia?

A lipoescultura não é recomendada para:

  • Pessoas com doenças cardíacas, hipertensão descontrolada ou alergias graves;
  • Pacientes gripados ou com infecções ativas;
  • Obesos ou pessoas com excesso de gordura corporal;
  • Pacientes acima de 60 anos, por causa da perda de elasticidade da pele;
  • Adolescentes, por ainda terem um metabolismo capaz de reduzir gordura com dieta e exercícios.

Quais são os riscos da lipoescultura?

Como todas as cirurgias, existem alguns riscos no procedimento. Separamos a seguir quatro grupos de complicações possíveis.

Irregularidades no relevo da pele e seroma

O primeiro dos riscos da lipoescultura são irregularidades que podem surgir no relevo da pele, causando a formação de seromas — acúmulos de líquido — que podem inflamar e impactar a estética final.

Infecção e hematomas

Outro dos riscos da lipoescultura, comum em cirurgias, é a possibilidade de infecções. Além disso, podem surgir hematomas por causa da manipulação do tecido adiposo.

Perfuração de vísceras e perda excessiva de sangue

Esses são mais alguns dos riscos da lipoescultura; embora sejam raríssimos, são bastante perigosos. Contudo, só costumam acontecer quando são utilizadas técnicas inadequadas ou por causa de condições não detectadas no pré-operatório.

Embolia gordurosa, tromboembolismo e parada cardiorrespiratória

Por fim, esses são os três riscos da lipoescultura mais graves e raros. A escolha de um profissional qualificado e cuidado no pré-operatório é uma medida que torna esses riscos ainda menores.

Entre em contato e marque a sua avaliação.

Agende uma consulta

Como prevenir os riscos da lipoescultura?

Além dos cuidados já mencionados, analise bem a estrutura da clínica ou hospital. Assegure-se de que as técnicas são as mais atualizadas e de que a equipe médica é qualificada. Uma dica importante é evitar clínicas que oferecem preços muito baixos, pois isso é um forte indicativo de equipamentos desatualizados.

Qual profissional realiza a lipoescultura?

Para controlar os riscos da lipoescultura, escolha um profissional qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), com especialização em cirurgia plástica e experiência comprovada.

O Dr. Edgar Lopez é um especialista renomado com mais de 20 anos de experiência e centenas de certificados. É uma referência não apenas nacional, mas mundial! Sua lipoescultura tem resultados perfeitos porque é feita com as técnicas mais atualizadas. Ele é, inclusive, o pioneiro no Brasil no uso do Renuvion.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

FONTE

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)