Ambas as cirurgias visam redefinir o abdômen; entenda quando cada uma é escolhida
A estética tem tudo a ver com a autoestima, já que está intimamente ligada à percepção que temos de nós mesmos. Cirurgias como a miniabdominoplastia e a abdominoplastia melhoram a aparência física do abdômen, podendo influenciar positivamente na autoconfiança e no bem-estar emocional.
Entenda, neste conteúdo, quais são as principais diferenças entre esses dois procedimentos e quando realizá-los.
Saiba qual dessas cirurgias é a mais indicada para você!
Objetivos da mini abdominoplastia e abdominoplastia
A miniabdominoplastia e abdominoplastia têm como objetivo principal a correção estática do abdômen por meio da remoção do excesso de pele. Além disso, essas cirurgias miram tratar a flacidez e, em alguns casos, tratar a diástase dos músculos abdominais e reforçá-los.
Quando a mini abdominoplastia e abdominoplastia são indicadas?
Embora miniabdominoplastia e abdominoplastia sejam procedimentos semelhantes, cada um é indicado para uma situação específica, cabendo ao profissional médico fazer a avaliação correta de cada caso.
A mini abdominoplastia é indicada, na maioria das vezes, para casos de flacidez leve, em que há um ligeiro volume de gordura, excesso de pele e relaxamento muscular, especialmente na porção inferior do abdômen. Geralmente, é recomendada para pacientes que não precisam de uma intervenção extensa na região abdominal.
Já a abdominoplastia tradicional é indicada para pacientes que têm flacidez ou sobra de pele mais acentuada, muitas vezes decorrente de grandes perdas de peso, gestação ou situações em que a flacidez muscular e de pele é mais significativa. É realizada para corrigir o excesso de pele em uma área maior do abdômen e pode incluir o tratamento da musculatura abdominal.
Diferenças entre mini abdominoplastia e abdominoplastia
As diferenças entre miniabdominoplastia e abdominoplastia são:
- Extensão da cirurgia: a abdominoplastia clássica geralmente retira uma quantidade maior de pele, trata a flacidez muscular em toda a extensão do abdômen e frequentemente remodela o umbigo. Já a mini abdominoplastia é uma intervenção que remove menos pele e realiza amarração muscular abaixo do umbigo;
- Indicação: a mini abdominoplastia é indicada para casos de flacidez leve, enquanto a abdominoplastia é mais adequada para flacidez ou sobra de pele mais acentuada, especialmente após grandes perdas de peso ou gestações;
- Cicatriz: as cicatrizes resultantes da mini abdominoplastia são normalmente menores, localizadas na região pubiana, enquanto na abdominoplastia clássica a cicatriz é mais extensa, geralmente acima do umbigo até a região pubiana;
- Recuperação: o pós-operatório da mini abdominoplastia tende a ser mais rápido que o da abdominoplastia. Mesmo assim, ambos requerem cuidados semelhantes durante o período de recuperação.
Agende agora uma avaliação!
Como é a recuperação e o pós-operatório das cirurgias?
Miniabdominoplastia e abdominoplastia são procedimentos que demandam cuidados pós-operatórios como o uso de cinta compressiva, evitar esforços físicos, posturas específicas e acompanhamento médico.
A recuperação da mini abdominoplastia tende a ser mais rápida em comparação com a abdominoplastia. Seguir todas as orientações médicas cuidadosamente é essencial para garantir a melhor recuperação possível em ambos os procedimentos.
Como escolher a melhor técnica?
A escolha entre a miniabdominoplastia e a abdominoplastia clássica depende principalmente do grau de flacidez e excesso de pele no abdômen. Um cirurgião plástico qualificado pode avaliar individualmente e orientar sobre a técnica mais indicada com base nas necessidades específicas de cada caso.
Onde realizar a mini abdominoplastia e abdominoplastia?
A mini abdominoplastia e a abdominoplastia são procedimentos cirúrgicos realizados em clínicas especializadas em cirurgia plástica, preferencialmente por cirurgiões plásticos qualificados e experientes.
O Dr. Edgar Lopez é um cirurgião plástico com vasta experiência em diversos procedimentos estéticos. Além disso, seu reconhecimento internacional assegura orientações precisas sobre cada caso específico, além de orientações personalizadas desde o pré até o pós-operatório.
Entre em contato e agenda já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.
Fontes: