Cirurgia plástica é capaz de alterar o tamanho e o formato das mamas, mesmo sem o uso de próteses de silicone. Confira.
A mastopexia sem prótese é a técnica cirúrgica usada para eliminar a flacidez dos seios (na literatura médica, denominada de ptose mamária) e reposicioná-los sem o uso de próteses de silicone. Essa cirurgia promove o lifting das mamas, respeitando o biotipo da mulher e seus desejos em relação ao resultado desse procedimento.
Melhorar o contorno e a simetria e remover a pele excedente das mamas: esta é a proposta da mastopexia sem prótese. Atualmente em voga, devido ao movimento de explante mamário, essa técnica confere maior naturalidade ao colo feminino, restaura a firmeza das mamas e colabora para elevar a autoestima das mulheres.
A seguir, saiba mais sobre a mastopexia sem prótese!
Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta!
Qual a diferença entre mastopexia com prótese e sem prótese?
A principal diferença entre a mastopexia com prótese e a sem prótese é o motivo pelo qual o paciente procura a cirurgia. Pacientes que desejam levantar os seios e aumentar seu tamanho receberão a indicação para realizarem a mastopexia com prótese. Pacientes que possuem seios grandes e querem apenas corrigir a flacidez das mamas, por sua vez, podem realizar a mastopexia sem prótese.
Quando a mastopexia sem prótese é indicada?
A cirurgia de lifting das mamas pode ser indicada para mulheres que já tiveram filhos e passaram pelo processo de amamentação, que resultou na flacidez mamária. É indicada, ainda, para mulheres que perderam peso de forma acentuada, para mulheres que apresentam assimetria das mamas (um lado diferente do outro) e para mulheres que querem restaurar a firmeza dos seios.
Vale ressaltar que a mastopexia sem prótese não confere volume, melhorando apenas o aspecto caído e o posicionamento dos seios no tórax. Para volumização, no entanto, é indicada a mastopexia com o uso de próteses de silicone.
Como é feita a mastopexia sem prótese?
Nesse procedimento, os tecidos mamários, a aréola e a gordura são reposicionados, e o excesso de pele é removido.
A incisão que irá ser utilizada pelo cirurgião é influenciada diretamente pelos graus de ptose:
- Grau 1: aréola na altura do sulco mamário e acima do contorno da glândula;
- Grau 2: aréola abaixo do sulco mamário e acima do contorno da glândula;
- Grau 3: aréola abaixo do sulco mamário e do contorno da glândula.
Essa classificação determina também se será necessário ou não a utilização de uma prótese de silicone para remodelar os seios.
Benefícios da mastopexia sem prótese
A principal vantagem da mastopexia sem prótese é o rejuvenescimento das mamas. Os seios ficam mais bem posicionados no tórax feminino, o que confere uma melhor simetria da região, uma melhor firmeza das mamas e, claro, uma melhora significativa na autoestima da mulher.
Entre outras vantagens, cabe destaque aos seguintes fatores:
- Tempo da recuperação pós-cirúrgica, que tende a ser menor quando comparado ao da mastopexia com prótese, com a cessação do inchaço em até três semanas;
- Menor tempo de afastamento das atividades (isso depende da complexidade da cirurgia e do grau da ptose mamária);
- Menor chance de haver necessidade de uma cirurgia revisional (como no caso dos procedimentos com uso de próteses quando ocorre rejeição ou contratura capsular).
Não é à toa que a mastopexia sem prótese vigora entre as principais cirurgias plásticas das mamas.
Quais procedimentos podem ser associados à mastopexia sem prótese?
Entre os procedimentos que podem ser associados à mastopexia sem prótese, o mais comum é a lipoaspiração complementar, feita principalmente nas axilas e nas partes laterais das mamas. Com a gordura final resultante da lipoaspiração, ainda podemos realizar a lipoenxertia mamária, que auxilia na simetrização e na valorização do colo.
Esses tipos de procedimentos costumam proporcionar resultados bastante naturais quando associados à grande elevação das mamas. Além disso, pode ser uma opção para pacientes que possuem mamas médias ou médias para grandes, pois ajudam no contorno e na sustentação do resultado.
Quero agendar uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!
Quais são os cuidados pós-operatórios?
O pós-operatório da mastopexia sem prótese é uma fase crucial para garantir a recuperação adequada e alcançar os melhores resultados possíveis. Os principais cuidados relacionados a essa etapa são:
- Curativos e drenos: curativos e bandagens são aplicados após a cirurgia — em alguns casos, podem ser colocados drenos, com o objetivo de remover o excesso de líquido e prevenir o acúmulo de sangue;
- Sutiã cirúrgico: é comum o uso de um sutiã cirúrgico especial para dar suporte aos seios, minimizando o inchaço e ajudando na cicatrização — além disso, esse sutiã deve ser usado continuamente durante as semanas de recuperação, conforme as orientações médicas;
- Medicação: o médico pode prescrever medicamentos para o alívio de dores e a prevenção de infecções;
- Restrições de atividades: durante as primeiras semanas, atividades físicas intensas, levantamento de peso e movimentos bruscos devem ser evitados, e o retorno às atividades normais deve ser feito gradualmente, conforme orientação médica;
- Cuidados com as cicatrizes: a exposição ao sol deve ser evitada, pois pode escurecer as cicatrizes. Para que a aparência das cicatrizes melhore, géis e cremes cicatrizantes podem ser recomendados.
O que esperar dos resultados dessa cirurgia?
Os resultados da mastopexia sem prótese normalmente tendem a ser duradouros, em especial quando os cuidados pós-operatórios são feitos corretamente e o paciente apresenta hábitos de vida saudáveis. As características da pele, todavia, podem influenciar na durabilidade dos resultados.
Para saber mais sobre essa e outras cirurgias plásticas, agende sua consulta com o Dr. Edgar Lopez.
Fonte: