Conheça como é feita a mastopexia com prótese, indicações do tratamento, cuidados depois da cirurgia e a importância da escolha do cirurgião plástico.
A mastopexia com prótese é uma cirurgia plástica recomendada para correção estética das mamas e aumento do volume mamário, sendo indicada para mulheres, geralmente, a partir dos 35-40 anos.
A mastopexia é também chamada de lifting mamário, porque seu efeito é o de levantar as mamas por meio da remoção do excesso de pele. Já a prótese mamária é indicada para ganho de volume nas mamas, deixando-as mais proporcionais à estrutura corporal.
Quando mastopexia com prótese é indicada?
A mastopexia com prótese é indicada para mulheres que apresentam flacidez mamária e que desejam corrigir esse aspecto ao mesmo tempo que querem aumentar o volume mamário.
Na mastopexia, é retirado apenas o excesso de pele, diferenciando o procedimento da mamoplastia redutora, na qual são removidos os excessos de glândulas mamarias e tecido adiposo.
Caso a paciente esteja incomodada com a flacidez e com o volume desproporcionalmente pequeno das mamas, o cirurgião plástico pode fazer a indicação da mastopexia com prótese.
Quando o grau de flacidez é leve, pode ser indicada apenas a colocação da prótese mamária, sem necessidade de remoção da pele por meio do lifting.
Geralmente, quem recorre à mastopexia com prótese são mulheres após amamentação, quem tem tendências às oscilações de peso ou após os 40 anos, devido à flacidez natural resultante da diminuição do colágeno e efeito da gravidade.
Como é feita a mastopexia com prótese?
A mastopexia com prótese é realizada, geralmente, com anestesia geral e em ambiente cirúrgico hospitalar. A duração do procedimento é, em média, de 2 a 3 horas.
Inicialmente, realiza-se a incisão por meio da qual é removido o excesso de pele e, pela mesma abertura, é feita a colocação da prótese mamária e o reposicionamento no tórax. Em seguida, o local é suturado e fechado com pontos internos.
É comum que a alta hospitalar ocorra no mesmo dia, com a paciente sendo orientada aos cuidados que deve adotar em casa para evolução satisfatória do quadro.
AGENDE AGORA MESMO SUA CONSULTA!
Cicatriz da mastopexia com prótese
A cicatriz da mastopexia com prótese vai variar de acordo com o tipo de incisão cirúrgica realizada pelo cirurgião plástico, podendo ser:
- incisão areolar, no entorno da aréola;
- incisão areolar associada a incisão vertical até o sulco mamário;
- incisão areolar, com incisão vertical e horizontal na linha do sulco mamário.
O tipo e extensão da incisão na mastopexia com prótese depende sempre da quantidade de pele a ser removida, do volume da prótese de silicone e das características físicas da paciente.
Principais cuidados após do procedimento?
Os resultados estéticos da mastopexia com prótese, bem como a segurança durante a recuperação, dependem dos cuidados pós-operatórios. Eles incluem:
- repouso entre uma e duas semanas;
- não levantar o braço, mantendo-o abaixo da linha do ombro por 30 dias;
- não dirigir por, pelo menos, 15 dias;
- não dormir de bruços ou lateral por cerca um mês;
- usar o sutiã cirúrgico continuamente pelo período de 90 dias, removendo-o apenas para tomar banho;
- realizar sessões de drenagem linfática;
- retomar atividades físicas após 90 dias, se tiver liberação médica.
Com esses cuidados a paciente apresentará uma recuperação mais satisfatória, o que se refletirá em menos desconfortos físicos associados ao procedimento e menos riscos de complicações.
A retomada das atividades deve ser progressiva, à medida que a mulher se sinta mais disposta e sem desconfortos no local operado.
Qual profissional realiza o procedimento?
A realização da mastopexia com prótese ou qualquer outra cirurgia plástica deve ser realizada exclusivamente por um médico cirurgião plástico.
Verificar a qualificação do profissional, a experiência e o relato de outras pacientes são importantes para uma escolha segura, o que se reflete na segurança e qualidade dos resultados estéticos da mastopexia com prótese.
Para a realização desse e demais procedimentos, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.
Referências: