Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Mastopexia antes e depois: um guia completo
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça o antes e depois da mastopexia e entenda como esses cuidados influenciam não apenas na segurança do tratamento, mas também nos resultados estéticos

Como acontece com outras cirurgias plásticas, há um passo a passo antes e depois da mastopexia pensado para promover mais segurança e satisfação durante o tratamento.

Entender o que é a mastopexia e suas indicações é um primeiro passo importante, mas informar-se melhor sobre o antes e depois da mastopexia também garante diversos benefícios. Confira a seguir.

Fale com nossa equipe e entenda qual a cirurgia indicada para o seu caso!

Agende uma consulta

O que é a mastopexia?

A mastopexia, também chamada de lifting das mamas, é a cirurgia plástica que visa remover o excesso de pele das mamas para amenizar a flacidez mamária.

A flacidez das mamas é um incômodo estético para muitas mulheres, especialmente devido à perda de peso, amamentação e envelhecimento.

Assim, a recuperação da estética das mamas para deixá-las mais elevadas e firmes é um desejo e até mesmo um sonho para muitas mulheres.

Cuidados antes e depois da mastopexia

Os cuidados antes e depois da mastopexia têm um papel essencial para um tratamento mais tranquilo e seguro. Entenda a seguir quais são.

Cuidados pré-operatórios da mastopexia

O pré-operatório da mastopexia será informado pelo cirurgião plástico responsável, razão pela qual é muito importante escolher um profissional qualificado e experiente.

Na consulta inicial, a paciente deve informar sobre seu histórico médico, quais as motivações e expectativas com o tratamento e esclarecer todas suas dúvidas sobre o antes e depois da mastopexia.

Assim, o cirurgião plástico estará mais apto a orientar a paciente, avaliar se a mastopexia é o tratamento ideal e seguir para a etapa de preparação da cirurgia plástica.

Nessa fase, são solicitados exames diversos de sangue, urina, coração e imagem para avaliar a saúde geral da paciente e se ela está apta para uma intervenção cirúrgica.

Algumas doenças crônicas podem impedir a realização da cirurgia plástica, mas as mais comuns, como diabetes e hipertensão, não impedem o tratamento, mas devem estar sob controle e demandam cuidados extras antes e depois da mastopexia.

Caso a paciente esteja em boas condições de saúde, é feito o planejamento cirúrgico. Nesse momento, é decidido, por exemplo, o local das incisões, quantidade de pele a ser removida e, até mesmo, se será associada à mamoplastia de aumento.

Cuidados pós-operatórios da mastopexia

Em gera, após a mastopexia, a paciente recebe alta hospitalar dentro de até 24 horas e será orientada pela equipe médica quanto aos cuidados pós-operatórios. Eles incluem:

  • Repouso parcial de 7 a 10 dias;
  • Uso contínuo do sutiã pós-operatório;
  • Deitar-se apenas de barriga para cima e usar almofadas para um bom apoio das costas;
  • Manter os braços juntos ao corpo, sem levantá-los por duas semanas;
  • Não carregar peso ou apoiar-se nos braços nas primeiras semanas, tendo ajuda para se levantar;
  • Fazer sessões de drenagem linfática;
  • Não se expor ao sol;
  • Usar apenas a medicação prescrita pelo médico.

As atividades físicas poderão ser retomadas progressivamente, sendo que a autorização para exercícios de força dos membros superiores ocorre em cerca de 90 dias.

Nesse período, o acompanhamento pós-operatório com o cirurgião plástico é fundamental para a higiene, troca dos curativos e monitoramento da evolução pós-cirúrgica.

Agende agora a mastopexia perfeita para você!

Agende uma consulta

Como é a recuperação da mastopexia?

A recuperação da mastopexia não é muito dolorosa, sendo que os analgésicos e demais medicamentos prescritos costumam ser suficientes para amenizar os desconfortos. Entretanto, é normal que a paciente se sinta indisposta e até com ânsia nos primeiros dias.

O local operado estará muito sensível e possivelmente com inchaço e hematomas, o que restringe as atividades da paciente nesse período.

Na recuperação da mastopexia, é comum precisar de ajuda de outras pessoas para atividades diárias, pois a limitação dos movimentos dos braços impede a paciente de cozinhar, dirigir ou lavar e pentear o cabelo, por exemplo.

Conforme sente-se mais disposta, a paciente poderá, aos poucos, retomar sua autonomia, tomando cuidado para não exagerar nos movimentos e comprometer a recuperação.

Como fica a cicatriz de uma mastopexia?

A cicatriz da mastopexia costuma ser discreta, mas antes disso ela vai passar por algumas fases.

Logo após a cirurgia, o local ficará vermelho e com perda da sensibilidade. Na fase posterior, a cicatriz adquire um aspecto de alargada e branca, mas com o tempo ela vai ficando mais fina e com tom próximo ao da pele.

Na mastopexia, é comum optar por incisões como o T invertido, L ou areolar, a depender das necessidades do caso.

Qual o resultado da mastopexia?

O resultado da mastopexia são mamas mais firmes e elevadas, com alívio da flacidez e rejuvenescimento da região.

Para alcançar essa estética satisfatória, entretanto, os cuidados antes e depois da mastopexia são indispensáveis, bem como a escolha de um cirurgião plástico qualificado.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Agende uma consulta

Qual a importância dos cuidados antes e depois da mastopexia?

Os cuidados antes e depois da mastopexia influenciam nas diferentes etapas da cirurgia plástica, como:

  • Resultados mais satisfatórios e alinhados às expectativas da paciente;
  • Redução dos riscos de complicações durante e depois da cirurgia;
  • Efeitos colaterais, como inchaço e hematomas, reduzidos;
  • Melhor cicatrização;
  • Menor tempo de afastamento das atividades.

Dada a importância do antes e depois da mastopexia, é fundamental contar com um profissional qualificado e experiente para conduzir o tratamento. Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Fonte:

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética