Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Mamoplastia sem prótese: saiba tudo sobre ela!
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Deseja reduzir o tamanho das mamas e talvez fazer modificações estéticas? Então o procedimento é perfeito para você

Para as mulheres que querem reduzir o tamanho das mamas, mas ainda querem manter um aspecto natural, a mamoplastia sem prótese é uma excelente opção. O procedimento permite, além da diminuição de volume, realizar mudanças estéticas, como elevação dos seios e reposicionamento das aréolas.

Hoje vamos contar tudo sobre essa cirurgia plástica, trazendo uma visão abrangente sobre as pacientes mais indicadas, os benefícios e até cuidados importantes durante a fase de recuperação.

Entre em contato e marque a sua avaliação.

Agende uma consulta

O que é uma mamoplastia sem prótese?

A mamoplastia sem prótese busca corrigir o formato, reduzir o volume ou elevar os seios, mesmo sem o uso dos implantes de silicone. Aqui o objetivo não é aumentar o volume, mas sim remodelar o tecido mamário natural, removendo o excesso de pele e podendo ajustar a estrutura para criar um contorno mais harmonioso e simétrico, respeitando o biotipo e os desejos da paciente.

Como funciona o procedimento da mamoplastia sem prótese?

A mamoplastia sem prótese é feita sob anestesia geral durante toda a sua duração. Na prática, o procedimento remove gordura, tecido glandular e pele em excesso, além de reposicionar as aréolas. A técnica específica de incisão é escolhida pelo cirurgião plástico dependendo do grau de flacidez e do formato das mamas.

Quando a mamoplastia sem prótese é indicada?

A mamoplastia sem prótese é indicada para mulheres que querem diminuir o tamanho das mamas, aproveitando para corrigir a flacidez ou corrigir assimetrias sem aumentar o volume.

Normalmente, as principais candidatas são aquelas que se queixam de desconforto físico, como dores nas costas e pescoço, ou aquelas que têm problemas de postura por conta do tamanho das mamas.

Já para as mulheres que passaram por uma perda muito grande de peso, envelhecimento ou gravidez e querem fazer correções estéticas sem diminuir o volume das mamas, é recomendada uma mastopexia sem prótese.

Quais são os benefícios da mamoplastia sem prótese?

São vários! Primeiro, melhoram a firmeza, o formato e a simetria das mamas, trazendo um aspecto mais rejuvenescido e natural. Segundo, essa técnica não exige uma recuperação tão complexa quanto a versão com prótese, tendo menos riscos de complicações e não sendo necessárias a manutenção ou a troca de implantes. Por fim, o procedimento resolve desconfortos físicos e melhora a confiança e a autoestima da paciente.

Entre em contato e marque a sua avaliação.

Agende uma consulta

Como é o pós-operatório dessa cirurgia?

O pós-operatório da mamoplastia sem prótese exige alguns cuidados para garantir uma boa cicatrização e diminuir o risco de complicações. Esses são os pontos mais importantes do processo de recuperação:

  • Curativos e drenos: após a cirurgia, são aplicados curativos e, em alguns casos, drenos para evitar o acúmulo de líquidos e prevenir hematomas. O médico orientará sobre quando eles devem ser trocados e removidos.
  • Uso do sutiã cirúrgico: é comum a recomendação de um sutiã cirúrgico específico, que deve ser usado o tempo todo nas primeiras semanas para dar suporte às mamas, reduzir o inchaço e ajudar na cicatrização.
  • Cuidados com as cicatrizes: durante a cicatrização, a paciente não deve expor a área operada à luz do sol para prevenir o escurecimento das cicatrizes. Além disso, cremes cicatrizantes podem ser prescritos para ajudar nesse processo. Normalmente as marcas assumem sua forma final entre um ano e um ano e meio após a operação.
  • Atividades físicas: nos primeiros dias, atividades físicas mais intensas e movimentos bruscos precisam ser evitados. Já as atividades leves podem ser retomadas gradualmente, mas sem levantar os braços para não prejudicar a cicatrização.
  • Medicações e tratamentos complementares: o médico pode receitar medicamentos para controlar possíveis dores e prevenir infecções. Sessões de drenagem linfática também podem ser recomendadas, dependendo de cada caso.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

FONTE

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)