Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Qual a diferença entre mamoplastia e mastopexia?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Mamoplastia e mastopexia são procedimentos realizados nos seios; entenda quando cada um deles é recomendado

Procedimentos estéticos como mamoplastia e mastopexia têm um impacto muito grande na autoestima das pacientes. A maioria das mulheres que se sentem insatisfeitas com a aparência dos seios relata uma melhora incrível na autoconfiança depois de cirurgias como essas. Porém, é necessário que a escolha do procedimento seja consciente para manter expectativas realistas sobre os resultados.

Vamos explicar a mamoplastia e a mastopexia e, após isso, traremos uma comparação direta e até mesmo os benefícios de fazer ambas juntas. Continue conosco!

Entre em contato e marque a sua avaliação.

Agende uma consulta

O que é mamoplastia?

As mamoplastias são cirurgias plásticas feitas nos seios. Os objetivos variam de acordo com cada um dos seus tipos e abarcam desde aumento ou redução das mamas a modificações estéticas ou reconstrução pós-mastectomia.

Tipos de mamoplastias

Existem quatro principais tipos de mamoplastias. Confira detalhadamente cada uma delas a seguir.

Mamoplastia de aumento

Aumenta o volume dos seios com implantes de silicone. Indicada para pessoas que querem maior volume ou firmeza, ainda mais se tiverem mamas pequenas ou volume reduzido depois de gravidez ou perda de peso.

Mamoplastia redutora

A redução das mamas é feita com a remoção de excesso de gordura, tecido glandular e pele. É indicada para mulheres que sofrem com o peso das mamas e apresentam desconforto físico, como dores nas costas e no pescoço.

Mamoplastia reparadora (ou mastoplastia)

Corrige diferenças significativas de tamanho e posicionamento entre as mamas, podendo englobar diminuição da aréola ou ajuste de assimetrias através de redução, aumento ou reposicionamento de uma das mamas.

Mamoplastia reconstrutiva

Realizada em casos de câncer de mama, em que a mama é reconstruída após remoção parcial ou total, usando tecidos do próprio corpo, como do abdômen ou das costas, ou próteses para recriar a forma mamária.

O que é mastopexia?

Já a mastopexia, também conhecida como lifting de mama, é feita para corrigir a flacidez e o caimento das mamas, sem obrigatoriamente diminuí-las ou aumentá-las. Ela é indicada para mulheres que sentem uma perda da firmeza e do contorno dos seios, o que acontece normalmente por fatores como envelhecimento, grandes oscilações de peso, gravidez ou amamentação.

Neste procedimento, o cirurgião plástico remove o excesso de pele, reposiciona a aréola e remodela o tecido mamário, dando um formato mais elevado e firme às mamas.

Entre em contato e marque a sua avaliação.

Agende uma consulta

Principais diferenças entre mamoplastia e mastopexia

As principais diferenças entre mamoplastia e mastopexia estão nos objetivos e técnicas de cada procedimento:

  • Objetivo: a mamoplastia é recomendada para quem deseja alterar o tamanho das mamas, seja para aumento ou diminuição para aliviar o desconforto causado pelo excesso de peso. Já a mastopexia corrige flacidez, elevando e reposicionando as mamas, de modo a restaurar a firmeza sem mudar o volume.
  • Técnica cirúrgica: na mamoplastia de aumento é inserida uma prótese; na redutora, é retirado tecido para diminuir o volume. Na mastopexia, o excesso de pele é removido e o tecido mamário é reposicionado, corrigindo o caimento sem alterar o volume.
  • Resultados esperados: a mamoplastia modifica o volume, aumentando ou reduzindo o tamanho das mamas. A mastopexia redefine o contorno, deixando-as mais firmes e elevadas sem alterar o volume, exceto quando associada a próteses para casos de maior flacidez.

Combinação de mamoplastia e mastopexia

Em alguns casos, a combinação de mamoplastia e mastopexia pode ser uma ótima escolha. Algumas pacientes querem corrigir a flacidez ao mesmo tempo que aumentam o volume das mamas, por exemplo.

A associação da mamoplastia e mastopexia faz a correção do caimento das mamas e adiciona uma prótese para aumentar a firmeza. Essa combinação é mais procurada depois de gravidez, amamentação ou perda de peso muito grande.

Como saber se devo fazer uma cirurgia nas mamas?

Essa decisão deve ser tomada com base nos objetivos e insatisfações da mulher, sempre com a orientação de um cirurgião plástico. A avaliação médica é essencial porque considera fatores como elasticidade da pele, grau de flacidez, expectativas e estado de saúde. Tudo isso é essencial para a escolha entre mamoplastia e mastopexia, tendo como objetivo final cumprir os desejos da paciente.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

FONTE

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)