Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Qual o valor da lipoaspiração em 2023?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba quais são os fatores que mais influenciam no valor da lipoaspiração em 2023 e qual a importância do planejamento financeiro para fazer a cirurgia plástica

 A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), razão pela qual é comum a curiosidade e dúvida sobre o valor da lipoaspiração.

A lipoaspiração é a cirurgia plástica voltada a remoção de depósitos sobressalentes de gordura, como ocorre no abdômen, culotes, flancos, pernas etc. Entenda mais sobre o tratamento a seguir e quais são os fatores que influenciam no valor da lipoaspiração.

Entre em contato e realize a remoção de depósitos de gordura!

Agende uma consulta

Como é realizada a lipoaspiração?

Na lipoaspiração, é usada anestesia local com solução tumescente para controlar o sangramento, não doer e ajudar no descolamento da gordura dos tecidos adjacentes.

São feitas incisões de cerca de 1 cm que ficam bem disfarçadas após a recuperação, sendo que os traumas internos são mais substanciais, pois o especialista precisa fazer movimentos vigorosos para separar a gordura e conseguir aspirá-la.

Atualmente, já existem técnicas mais modernas que reduzem o estresse cirúrgico, como Vaser® Lipo, mas esse tipo de abordagem também apresenta custos mais elevados do que a cirurgia tradicional.

Quais fatores influenciam no valor da lipoaspiração?

O valor da lipoaspiração é influenciado por uma série de fatores, de forma que apenas com uma avaliação individualizada é possível conhecer essas variáveis. Entenda mais a seguir.

Área a ser tratada

O primeiro aspecto a influenciar o valor da lipoaspiração refere-se à quantidade de gordura a ser removida e a área a ser tratada.

De acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é recomendado retirar até 7% do peso corporal em gordura durante a lipoaspiração.

Entretanto, em alguns casos o volume removido é muito menor, como nos quadros nos quais a paciente deseja apenas corrigir o contorno facial, removendo a gordura da papada.

Assim, a área da ser tratada e, consequentemente, o volume de gordura a ser lipoaspirado influenciam no preço da cirurgia, inclusive pela diferença na duração do procedimento.

Experiência do cirurgião plástico

Um quesito indispensável de ser avaliado por quem deseja realizar a lipoaspiração é a qualificação e experiência do cirurgião plástico. Sendo assim, quanto mais experiente e qualificado for um profissional, maiores serão os gastos com os honorários médicos.

É fundamental que a paciente escolha um cirurgião plástico especialista em lipoaspiração que, apesar de mais custoso, garantirá um resultado mais satisfatório esteticamente e segurança na condução do tratamento.

Assim, planejar o orçamento da cirurgia plástica contribui até mesmo em quão seguro será o procedimento, minimizando riscos que levam a problemas de saúde e gastos extras no futuro.

Técnica cirúrgica

Como visto, a lipoaspiração tem sido frequentemente atualizada devido novos conhecimentos médicos e científicos. Dessa forma, o valor da lipoaspiração pode variar de acordo com a técnica usada. Entre elas, podemos citar:

Esses exemplos demonstram a variedade de técnicas da lipoaspiração atualmente. No entanto, vale lembrar que somente o cirurgião plástico especialista poderá avaliar qual abordagem é a mais adequada ao caso para entregar resultados mais satisfatórios e alinhados à expectativa da paciente.

Honorários médicos

Além dos honorários do cirurgião plástico, que vão variar de acordo com a qualificação e experiência do profissional, também é necessário considerar os custos com honorários da equipe, incluindo anestesista, enfermeiros e demais profissionais.

Agende agora mesmo a sua lipoaspiração!

Agende uma consulta

Infraestrutura da clínica/hospital

O valor da lipoaspiração também é determinado de acordo com os custos relacionados à infraestrutura hospitalar no caso da cirurgia plástica. Esses custos estão relacionados ao leito em quarto e aluguel do centro cirúrgico.

Tais custos podem variar se a paciente tem um quarto individual ou compartilhado, por exemplo, a escolha do hospital e até mesmo se for necessário internação em UTI ou estender o período de internação em caso de complicações cirúrgicas.

Exames pré e pós-operatórios

O total do valor da lipoaspiração também vai variar devido aos custos destinados aos exames pré e pós-operatórios.

Antes da cirurgia plástica, a paciente precisará realizar, por exemplo, exames de sangue, urina e cardíacos, podendo ser necessário solicitar outros adicionais, incluindo de imagem em alguns casos. No pós-operatório é menos comum a necessidade de exames, mas eles podem ser requisitados.

Além disso, haverá gastos com a medicação pós-operatória, cinta pós-cirúrgica e sessões de drenagem linfática, por exemplo. Além disso, o cirurgião plástico pode recomendar procedimentos estéticos associados para melhores resultados, como o Renuvion, voltado à melhora do aspecto flácido da pele e que pode ser indicado na recuperação da lipoaspiração.

Época do ano

Os preços da lipoaspiração podem variar durante os meses, sendo mais elevados em períodos de férias escolares, como dezembro e janeiro e depois, em junho e julho.

Assim, a sazonalidade da procura pela cirurgia plástica também é um fator a ser considerado pela paciente, especialmente se buscar horário com um cirurgião plástico mais requisitado devido à qualificação.

Afinal, qual o preço da lipoaspiração em 2023?

Portanto, são muitas as variáveis que influenciam no valor da lipoaspiração e é fundamental considerar esses diferentes custos para um planejamento mais acertado.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) não permite a divulgação de valores de cirurgia plástica sem avaliação médica justamente pela diversidade de fatores que podem influenciar os custos finais.

Aliás, mesmo o valor informado pelo cirurgião plástico vai abarcar a maior parte dessas variáveis, mas não todas. Isso ocorre porque medicação, exames e até mesmo a drenagem linfática devem ser consideradas como adicionais pela paciente que está calculando o valor da lipoaspiração.

Assim, para saber não apenas o preço da lipoaspiração em 2023, mas o valor da cirurgia para o seu caso, busque uma avaliação de um cirurgião plástico especialista em lipoaspiração.

Fale com a minha equipe e agende a sua consulta!

Agende uma consulta

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica