A lipoaspiração a laser tem como benefícios a recuperação mais rápida, o menor trauma cirúrgico e a redução da flacidez. Conheça as indicações e como ela é realizada.
A lipoaspiração a laser, também conhecida como lipo LAD (laser-assisted liposuction), consiste em uma técnica mais avançada e moderna para a remoção de depósitos de gordura localizada.
Nesse tipo de tratamento, utiliza-se o equipamento a laser para reduzir o trauma cirúrgico, o que beneficia tanto a execução do procedimento quanto a recuperação do paciente. Entenda as características dessa cirurgia plástica a seguir.
Agendar uma consulta para realizar uma avaliação do meu caso!
Quando a lipoaspiração a laser é indicada?
A lipoaspiração a laser é indicada para qualquer paciente, homem ou mulher, com mais de 18 anos e que deseja fazer a remoção de depósitos excedentes de gordura localizada.
Em geral, a lipo LAD é realizada em locais com propensão ao acúmulo de gordura, como no abdômen, flancos, costas e parte interna das coxas, mas pode ser realizada também no pescoço (tratamento da papada) e até nas axilas.
Como é feita a lipoaspiração a laser?
Na lipoaspiração a laser, utiliza-se um laser de baixa frequência que é introduzido por meio de pequenas incisões de cerca de 1 centímetro cada. Utilizam-se cânulas para levar o laser até o tecido adiposo e então ele é acionado para emitir energia térmica, responsável por derreter e liquefazer as células de gordura. A energia a laser promove:
- Rompimento das membranas das células adiposas, liberando a gordura armazenada no interior dessas células;
- Estímulo à contração da pele, promovendo um efeito de retração cutânea, o que ajuda a minimizar a flacidez pós-lipoaspiração.
A gordura liquefeita é então aspirada por meio de cânulas de sucção, e as incisões são fechadas com uso de suturas, adesivos e pontos.
A duração do procedimento de lipo LAD varia de 60 a 180 minutos, sendo influenciada pela extensão do procedimento, número de áreas tratadas e características físicas do paciente. Por conta dessas variações, a cirurgia pode ser realizada com anestesia geral, peridural ou local com sedação, a depender das necessidades do caso.
Quais são as vantagens do procedimento?
Existem diferentes vantagens associadas à lipoaspiração a laser em relação à técnica tradicional de lipoaspiração, como:
- Menor trauma dos tecidos adjacentes, já que não há movimentos intensos do cirurgião plástico e a separação da gordura acontece de forma mais suave;
- Redução do sangramento associado ao procedimento cirúrgico devido à coagulação do sangue dos pequenos vasos pelo calor emitido pelo laser;
- Melhora do resultado posterior, pois o estímulo à contração dérmica reduz a flacidez do local lipoaspirado;
- Menor tempo de recuperação devido ao menor inchaço e menos hematomas associados ao procedimento.
Apesar dos benefícios da lipoaspiração a laser, apenas o cirurgião plástico responsável pelo caso poderá avaliar qual a técnica cirúrgica mais adequada ao caso, considerando as particularidades físicas do paciente e suas expectativas.
Quais são os principais cuidados pós-lipoaspiração a laser?
Para que a lipo LAD apresente resultados mais satisfatórios, bem como minimização dos riscos pós-cirúrgicos, é indispensável que o paciente siga as orientações médicas, como:
- Manter repouso de 7 a 14 dias, a depender da extensão do procedimento;
- Fazer uso contínuo da cinta de compressão;
- Fazer sessões de drenagem linfática no local operado, de acordo com a indicação médica;
- Manter a higiene das incisões, que devem ser limpas e secas diariamente;
- Retomar atividades que exijam mais esforço físico progressivamente e apenas com liberação médica;
- Tomar a medicação pós-operatória prescrita;
- Retornar para as consultas de acompanhamento pós-operatório.
Qualquer alteração significativa na evolução pós-operatória deve ser comunicada à equipe médica, em especial se houver febre, odor forte ou pus no local da incisão, abertura dos pontos, sangramento ou dor intensa.
Qual profissional realiza a lipo LAD?
A lipoaspiração a laser, bem como qualquer tipo de cirurgia plástica, deve ser realizada exclusivamente pelo cirurgião plástico.
Escolher um médico com a formação adequada e que seja qualificado à condução do tratamento é indispensável para melhores resultados estéticos e mais segurança na condução da cirurgia plástica.
Agende já sua consulta com o Dr. Edgar Lopez!
Fontes: