A lipoabdominoplastia remove gorduras e peles excedentes na região abdominal, proporcionando uma barriga tonificada
As gorduras localizadas são depósitos de energia provenientes da alta ingestão de alimentos ricos em gordura e carboidratos brancos. Elas podem estar relacionadas com a flacidez, especialmente em casos de perdas abruptas de peso, e com o envelhecimento, devido à queda de fibras de elastina e colágeno que dão sustentação para a pele.
O excesso de pele e de gordura são difíceis de eliminar, ainda mais por existirem diversos fatores que podem causá-las, como o sedentarismo, a má alimentação, a genética, o tabagismo e os problemas hormonais. A lipoabdominoplastia é recomendada para a melhora da aparência abdominal nessas situações.
Transforme seu contorno corporal com a lipoabdominoplastia.
O que é a lipoabdominoplastia?
A lipoabdominoplastia é uma intervenção cirúrgica que combina os efeitos da abdominoplastia para eliminar o excesso de pele e da lipoaspiração para retirar a gordura localizada do abdômen. O procedimento também restaura os músculos da região, que podem estar enfraquecidos ou separados, resultando em uma silhueta modelada.
Nesses casos, apenas a extração da gordura salientaria o aspecto flácido e somente o tratamento das peles excedentes não diminuiria o volume da barriga, sendo benéfica a junção das metodologias da abdominoplastia e da lipoaspiração. Assim, aliando às técnicas HD, o abdômen é esculpido e torna-se definido.
Quando a lipoabdominoplastia é indicada?
A lipoabdominoplastia é indicada para pessoas que têm flacidez e gorduras localizadas de difícil remoção, mesmo com a prática regular de atividades físicas. Geralmente, esses acúmulos estão relacionados à variação de peso em situações como o emagrecimento, a gestação e o envelhecimento.
Como a lipoabdominoplastia é realizada?
O tempo de realização da lipoabdominoplastia costuma ser de 3 a 5 horas. O cirurgião faz uma incisão em formato de semicírculo entre os pelos pubianos e a linha do umbigo para restaurar os músculos, esticar a pele e costurá-la. A gordura excessiva é aspirada nas regiões marcadas pelo profissional antes da cirurgia.
O cirurgião plástico faz os curativos nos cortes e envolve o abdômen com uma bandagem elástica para minimizar o inchaço e preservar os contornos abdominais no processo de cicatrização. Um dreno é colocado sob a pele para retirar excesso de sangue e de fluidos. O paciente costuma ficar internado por 24 horas.
Benefícios da lipoabdominoplastia
A lipoabdominoplastia acentua a curvatura da cintura e tonifica o abdômen, o que são características que constituem os principais benefícios do procedimento, assim como a:
- Remoção de estrias junto ao excesso de pele;
- Melhora da postura corporal;
- Firmeza abdominal em consequência à restauração muscular;
- Remoção de gorduras e peles excedentes.
Cuidados no pós-operatório
Qualquer cirurgia exige cuidados no pós-operatórios para evitar complicações e garantir que o resultado seja atingido. A lipoabdominoplastia requer precauções redobradas por ser a combinação de diferentes cirurgias, já que uma grande extensão de tecidos é manipulada.
A região operada pode apresentar inchaço e arroxeados, que são tratados durante a recuperação por meio de cintas compressoras, fisioterapia e outras recomendações médicas. Outras medidas no pós-operatório da lipoabdominoplastia incluem:
- Manter-se em uma posição levemente curvada, mesmo durante o banho e o sono, por cerca de 15 dias para não tensionar a cicatriz;
- Utilizar cinta, exceto ao tomar banho, entre dois a quatro meses, evitando acúmulo de líquido e facilitando a união dos tecidos;
- Evitar exposição solar;
- Higienizar o local da incisão e fazer os curativos conforme recomendado;
- Aguardar até 60 dias para a liberação médica de atividades físicas intensas.
Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!
Como fica a cicatriz da lipoabdominoplastia?
A cicatriz da lipoabdominoplastia depende do nível de intervenção para a eliminação de pele e gordura. No geral, ela fica escondida pelo biquíni. Porém, em pacientes com excessiva flacidez, é preciso realizar o procedimento com uma incisão em âncora, sendo visível no abdômen.
A recuperação após a lipoabdominoplastia também influencia na aparência da cicatriz. Além disso, o processo de cicatrização de cada indivíduo é diferente. Pessoas que possuem maior tendência à formação de queloides, devem seguir cuidados adicionais, como o uso de bandanas elásticas e fita adesiva de silicone para controlar a produção excessiva de colágeno.
Entre em contato e agenda já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.
Fontes: