A idade mínima para fazer cirurgia plástica depende de critérios amplos e das motivações, sendo relevante observar as diferenças entre cirurgias reparadoras e estéticas
Uma dúvida muito comum é em relação à idade mínima para fazer cirurgia plástica, um tema que, em alguns casos, é polêmico.
Entretanto, existem diretrizes claras sobre a idade mínima para fazer cirurgia plástica, que leva em consideração as particularidades de cada caso. Entenda tudo sobre o tema a seguir!
Aperfeiçoe sua imagem com segurança.
Cirurgia plástica estética e reparadora
Um primeiro aspecto que não deve ser negligenciado quando o assunto é a idade mínima para fazer cirurgia plástica refere-se ao tipo de intervenção cirúrgica e, mais especificamente, à motivação.
Dessa forma, as diferenças entre as indicações estéticas e reparadoras são relevantes.
Cirurgia plástica reparadora
A cirurgia plástica reparadora é aquela que tem como objetivo atender a uma demanda funcional do paciente, ou seja, é motivada por alguma limitação ou alteração física que comprometa sua mobilidade ou até mesmo qualidade de vida.
Um exemplo de cirurgia plástica reparadora é a correção do lábio leporino, sendo que essa cirurgia plástica pode ser realizada em bebês a partir de três meses de idade e, inclusive, apresenta melhores resultados quando realizada precocemente.
Outro exemplo de cirurgia plástica reparadora é a mamoplastia redutora, que pode ser realizada entre os 16 e 18 anos quando o volume mamário compromete a saúde física e emocional da adolescente.
Nesses casos, além do consentimento do responsável, também será necessário avaliar se o crescimento da glândula mamária já está completo antes de optar pela mamoplastia redutora.
A cirurgia plástica reparadora também pode ser realizada em crianças e adolescentes após acidentes e/ou traumas, visando reestabelecer a estética. Esse é o caso, por exemplo, daqueles que sofrem queimaduras ou mesmo dilacerações físicas por acidentes.
Nesses casos, não há idade mínima para fazer cirurgia plástica, sendo que outros critérios serão avaliados, como:
- Quadro geral de saúde;
- Grau de comprometimento físico;
- Saúde emocional da criança ou adolescente após o evento traumático.
Portanto, a humanização na Medicina consiste em abranger as necessidades e segurança do paciente para além de critérios fixos, como a idade mínima para fazer cirurgia plástica.
Cirurgia plástica estética
Além da reparadora, existe a indicação de cirurgia plástica estética. Nesses casos, não há prejuízo físico ou funcional ao paciente, mas ainda assim alguns procedimentos podem ser realizados.
A cirurgia plástica estética mais comum na infância é a otoplastia para a correção da orelha de abano. A idade mínima para fazer cirurgia plástica da orelha é aos 7 anos, quando a estrutura já está completamente desenvolvida.
Para realização da cirurgia plástica estética nessa idade, entretanto, é indispensável o consentimento dos pais e que a criança expresse desejo pelo procedimento ou incômodo com a aparência das orelhas.
Em geral, as crianças com orelha de abano podem ser vítimas de bullying, o que pode justificar e motivar o desejo pela cirurgia plástica.
Ainda que menos comum, outro exemplo de cirurgia plástica na juventude é a rinoplastia, especialmente quando associada a correções funcionais como o desvio de septo.
Nesses casos, a cirurgia plástica de nariz pode ser realizada a partir dos 16 anos, quando a estrutura nasal já está desenvolvida. Entretanto, além do consentimento dos responsáveis e desejo do paciente, pode ser necessária a avaliação psicológica.
Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!
Menores de idade podem fazer uma cirurgia plástica?
Como visto, a idade mínima para fazer cirurgia plástica não é um dos critérios mais importantes na indicação de procedimentos cirúrgicos, especialmente os reparadores.
No entanto, com exceção da otoplastia, é quase sempre preferível que o jovem espere até os 18 anos para decidir por uma cirurgia plástica estética.
A maturidade na decisão é um ponto importante, pois trata-se de um procedimento definitivo.
Os menores de idade podem fazer cirurgias plásticas, sendo indispensável o consentimento dos responsáveis e, em alguns casos, avaliação psicológica, além da avaliação do próprio cirurgião plástico.
Outro ponto importante é escolher um cirurgião plástico qualificado e experiente para conduzir o tratamento, principalmente quando o paciente tem menos de 18 anos, pois o especialista poderá orientar sobre a idade mínima para fazer cirurgia plástica e avaliar outros critérios relevantes para o caso.
Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.
Fonte: