Saiba quais são as indicações da drenagem linfática após abdominoplastia e como a técnica contribui diretamente para a recuperação e obtenção de resultados da cirurgia plástica
A drenagem linfática após abdominoplastia é uma das etapas do pós-operatório que ajudam na recuperação do paciente e diminui o tempo de desconforto pós-cirúrgico.
Dada a importância da drenagem linfática após abdominoplastia, é fundamental que os pacientes que estejam avaliando a realização da cirurgia plástica abdominal ou tenham iniciado o pré-operatório informem-se mais sobre a técnica. Confira a seguir.
Deseja ter uma barriga mais firme e tonificada? Conheça a abdominoplastia!
O que é drenagem linfática?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem realizada manualmente ou com auxílio de aparelhos, visando estimular o funcionamento do sistema linfático.
O sistema linfático é responsável pela circulação da linfa, um líquido que contém substâncias orgânicas, inorgânicas e toxinas que são filtradas e eliminadas pelos linfonodos. Assim, o sistema linfático contribui diretamente para a eliminação de toxinas e líquidos em excesso do organismo.
Ao estimular o funcionamento do sistema linfático, é possível reduzir a retenção de líquidos e acelerar a eliminação de toxinas associadas ao procedimento cirúrgico.
A drenagem linfática pode ser realizada em outros contextos, como por pessoas com retenção de líquidos e tendência ao inchaço. Entretanto, no pós-operatório das cirurgias plásticas, o objetivo é contribuir no processo de cicatrização.
Para resultados da abdominoplastia satisfatórios, é indispensável que a drenagem linfática após abdominoplastia seja realizada por um profissional qualificado, em geral, o fisioterapeuta.
Isso porque os linfonodos da região operada ficam sobrecarregados e debilitados, sendo que o profissional precisa ter um amplo conhecimento para estimular e direcionar o líquido para outros pontos de drenagem e eliminação de toxinas.
Qual a função da drenagem linfática?
Após entender como funciona a drenagem linfática após abdominoplastia, é possível ir adiante para conhecer quais são as funções e benefícios dessa técnica no pós-operatório. Eles incluem:
- Alívio dos desconfortos pós-operatórios;
- Redução das dores;
- Diminuição do edema (inchaço);
- Prevenção da formação de seroma;
- Diminuição da retenção de líquidos;
- Prevenção à formação de fibroses;
- Melhora da circulação;
- Acelera e melhora a cicatrização.
Portanto, a drenagem linfática após abdominoplastia atua diretamente para uma recuperação mais rápida, satisfatória e tranquila.
Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!
Posso fazer drenagem linfática após abdominoplastia?
É muito comum os pacientes terem dúvidas se podem e precisam fazer a drenagem linfática após abdominoplastia e a resposta é sim!
Não só pode fazer a drenagem linfática após abdominoplastia, como a técnica é altamente indicada para a maior parte dos casos.
Assim, é importante já começar a considerar a realização da drenagem linfática desde o pré-operatório. Planeje-se, por exemplo, financeiramente, mas também em relação aos deslocamentos durante esse momento, pois não é possível dirigir nas primeiras semanas após a cirurgia plástica.
Quanto tempo devo esperar para fazer drenagem linfática após abdominoplastia?
Outra dúvida comum entre as pacientes é quanto tempo esperar para iniciar as sessões do procedimento. Em geral, a drenagem linfática após abdominoplastia tem início entre o 4º e 7º dia após a realização da cirurgia plástica.
Entretanto, o cirurgião plástico é o responsável por liberar e informar quando as sessões podem ter início após avaliar a evolução no período pós-operatório.
Normalmente, são realizadas de 10 a 20 sessões de drenagem linfática após abdominoplastia, a depender da evolução pós-operatória. As sessões costumam ter intervalos de 1 a 2 dias e, depois, tornam-se mais espaçadas.
É fundamental que a drenagem linfática após abdominoplastia seja conduzida por um profissional qualificado, sendo comum que as clínicas de cirurgia plástica tenham profissionais para indicar ou até mesmo membros da própria equipe médica.
Essa é apenas mais uma das razões pelas quais é indicado escolher uma clínica de cirurgia plástica bem estruturada e qualificada, que seja composta por múltiplos profissionais a fim de um tratamento mais completo.
Em São Paulo, os pacientes podem contar com toda a estrutura da clínica do Dr. Edgar Lopez, cirurgião plástico internacionalmente renomado.
Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.
Fontes: