Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Diferença entre lipoaspiração e lipoescultura
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, procedimentos voltados à remoção da gordura localizada e remodelação do contorno corporal

Conhecer a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura é fundamental para escolher corretamente a cirurgia plástica que melhor atende às suas necessidades e expectativas.

Apesar das semelhanças, a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura consiste na amplitude das alterações no contorno corporal. Entenda mais a seguir!

Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Principal diferença entre lipoaspiração e lipoescultura

A decisão por uma cirurgia plástica para remodelação do contorno corporal passa, invariavelmente, por entender a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, bem como as recomendações de cada tratamento.

Enquanto a lipoaspiração volta-se exclusivamente à remoção de depósitos de gordura localizada, a lipoescultura consiste tanto na remoção quanto na reaplicação dessa gordura com o objetivo de esculpir e melhorar o contorno corporal.

Dessa forma, a lipoescultura inclui a lipoaspiração, mas é mais abrangente, pois além da remoção da gordura indesejada, é feito o reuso dessa gordura para preenchimento e modelação corporal.

Como é feita a lipoaspiração?

A lipoaspiração, como visto, é um procedimento para remoção de depósitos sobressalentes de gordura localizada. Para a realização do procedimento, são necessários os seguintes passos:

  • Marcação: os pontos de remoção de gordura e incisão são marcados no pré-cirúrgico;
  • Anestesia: o paciente recebe anestesia geral ou local com sedação, a depender da extensão e técnica de lipoaspiração utilizada;
  • Incisões: são feitas pequenas incisões de cerca de um centímetro cada na área a ser tratada. Em geral, o cirurgião busca fazê-las em locais mais discretos, visando cicatrizes menos visíveis;
  • Infiltração de solução: a solução tumescente de Klein, com adrenalina e soro, é aplicada para reduzir o sangramento e facilitar o descolamento das células adiposas do tecido adjacente;
  • Aspiração de gordura: com o uso de cânulas finas e do dispositivo de sucção, o cirurgião remove a gordura após realizar movimentos vigorosos, visando separá-la dos tecidos adjacentes, como músculos e vísceras;
  • Fechamento da incisão: o cirurgião faz o fechamento das incisões utilizando suturas, adesivos ou pontos, de acordo com as particularidades do caso.

Apesar das muitas etapas, o paciente costuma ter alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte, mas precisa adotar cuidados em casa para a melhor evolução pós-cirúrgica e redução dos riscos de complicações.

Quando é indicada a lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para o acúmulo de gordura que não é eliminado por meio de alimentação balanceada e exercícios físicos.

O procedimento costuma ser realizado para remodelar e melhorar o contorno corporal, sendo mais frequente em regiões como abdômen, flancos, coxas, braços e costas.

Apesar de não ser um método voltado à perda de peso, a lipoaspiração é mais procurada por pacientes após emagrecimento significativo ou gestações, ou pessoas com dificuldade para perder gordura localizada.

Como é feita a lipoescultura?

A diferença entre lipoaspiração e lipoescultura é que esse último combina a realização da lipoaspiração com a transferência da gordura para outras áreas do corpo, visando melhorar o contorno corporal.

As etapas iniciais são idênticas às da lipoaspiração, mas após a remoção das células adiposas, a gordura aspirada é processada e purificada para retirar impurezas, sangue e fluidos.

Em seguida, com pequenas incisões feitas por cânulas ou agulhas, o cirurgião plástico faz a transferência da gordura tratada para locais que o paciente deseja ganhar contorno ou volume.

Quando é indicada a lipoescultura?

A lipoescultura é indicada para quem almeja o remodelamento corporal, tanto com a remoção de depósitos de gordura como com ganho de volume em outras regiões.

Assim, a lipoescultura é recomendada para remodelação corporal e melhora do equilíbrio, proporção e harmonia entre as estruturas corporais, sendo frequentemente voltada aos glúteos, seios e face.

Quero agendar uma avaliação para decidir entre lipoaspiração e lipoescultura!

Qual profissional é indicado para realizar os procedimentos?

Apesar da apresentação quanto à diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, é indispensável que a recomendação de qualquer um dos procedimentos seja feita por um cirurgião plástico credenciado.

Essa qualificação assegura a especialização em cirurgia plástica do médico, o que é fundamental na segurança e qualidade da condução de qualquer um dos procedimentos.

Para entender mais sobre a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, e, principalmente, qual o procedimento mais indicado para o seu caso, procure um médico de confiança. Agende já sua consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica