Conheça quais são os cuidados pós lipoescultura HD e como eles contribuem para uma recuperação mais adequada do paciente
A lipoescultura HD, também chamada de lipoescultura de alta definição ou lipo LAD, é uma técnica cada vez mais buscada no Brasil. Dada à elevada procura, é fundamental conhecer e planejar os cuidados pós lipoescultura HD.
A lipo HD diferencia-se da técnica tradicional devido ao uso de ondas ultrassônicas para fazer a quebra das células adiposas e facilitar a separação da gordura do tecido adjacente, reduzindo o trauma cirúrgico.
Além disso, a lipoescultura HD caracteriza-se por ser indicada para pacientes que se encontram mais próximos do seu peso ideal e que desejam eliminar pequenos depósitos de gordura localizada mais adjacentes à musculatura, favorecendo o contorno corporal.
Para melhorar planejamento cirúrgico, os cuidados pós lipoescultura HD devem ser planejados desde o pré-operatório. Conheça mais a seguir.
Fale conosco e saiba quais cuidados tomar após a lipoescultura HD!
Quais são os cuidados pós lipoescultura HD?
Como visto, a lipo HD caracteriza-se por ser um procedimento menos agressivo ao tecido adjacente, diminuindo o trauma cirúrgico.
Por conta dessa característica, os cuidados pós lipoescultura HD são mais tranquilos do que quando é realizada a técnica tradicional. Ainda assim, eles são indispensáveis para melhores resultados.
As orientações médicas podem variar de caso a caso, razão pela qual é sempre necessário atentar-se às recomendações da equipe médica responsável.
Repouso
Entre os cuidados pós lipoescultura HD, destaca-se a importância do repouso que é de, em média, 7 a 14 dias, a depender da complexidade do caso.
O repouso após a lipo não precisa ser absoluto, sendo que caminhadas dentro de casa são indicadas desde os primeiros dias para prevenção da trombose.
As atividades devem ser retomadas progressivamente, sendo importante observar-se e considerar disposição, esforço físico e risco de cada uma. Deve-se evitar dirigir, por exemplo, por cerca de duas semanas.
Cinta pós-cirúrgica
O uso da cinta pós-cirúrgica ou malha compressora é um dos cuidados pós lipoescultura HD mais importantes, pois garante melhor estabilidade dos tecidos lesionados e protege a região operada.
A indicação do uso da cinta vai depender do caso, mas ela pode ser recomendada pelo período de 30 a 60 dias com uso contínuo.
Roupas confortáveis
No pós-operatório, é fundamental optar por roupas mais confortáveis e leves, evitando tecidos ou peças que forcem a região operada, que pode gerar atrito ou risco de enroscar nos pontos cirúrgicos.
Drenagem linfática
A drenagem linfática após a lipoescultura depende de orientação específica da equipe médica.
Em geral, a recomendação é que a drenagem seja realizada nas regiões lipoaspiradas, pois contribui na cicatrização dos tecidos e prevenção de complicações, como:
- Seroma;
- Edema;
- Hematomas.
A região na qual houve a aplicação de gordura autógena não deve ser drenada, pois a técnica pode causar o deslocamento das células adiposas.
Alimentação
A paciente submetida à lipoescultura HD não precisa alterar significativamente a alimentação no pós-operatório, entretanto, uma dieta saudável é favorável.
Deve-se evitar, por exemplo, alimentos processados e condimentados, o excesso de açúcar, gordura e sódio.
Preferencialmente, a alimentação deve ser baseada em opções naturais, como frutas, legumes, verduras, grãos, cereais integrais e óleos saudáveis.
Medicamentos
No pós-operatório da lipoescultura, é comum que o médico responsável prescreva antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos para o caso de dor.
Caso faça uso de medicação continua, deve-se conversar com o médico quanto à melhor forma de reinserir o uso na rotina.
Não se deve fazer uso de medicamentos sem orientação, inclusive pomadas cicatrizantes.
Evitar exposição solar
A região operada tende a ficar com hematomas no pós-operatório e a exposição solar nesse período pode ocasionar o surgimento de manchas na pele e prejudicar a cicatrização.
Atividades físicas
Entre os cuidados pós lipoescultura HD, destaca-se a importância de evitar atividades físicas no começo da recuperação.
O paciente deve ficar entre 30 e 90 dias afastado das atividades físicas de maior intensidade e esforço físico, como musculação.
O ideal é introduzir as práticas mais leves na rotina, como caminhadas, antes de retomar atividades mais intensas.
Agende uma consulta para realizar uma lipo HD!
Cuidados com a cicatriz da lipoescultura HD
A lipoescultura HD, assim como a lipo tradicional, demanda a realização de pequenas incisões de cerca de 1 cm cada para manuseio dos instrumentos cirúrgicos e inserção das cânulas.
Dessa forma, o paciente deve ter cerca de 3 pequenas incisões na região lipoaspirada e uma ou duas na área que recebeu o enxerto de gordura.
Deve-se fazer a higienização das incisões com água e sabão neutro, secando bem na sequência, mas sem esfregar a pele.
A necessidade ou não de curativos será orientada pela equipe médica, sendo que em alguns casos eles podem ser dispensados.
A importância do acompanhamento pós o procedimento
A recuperação do procedimento costuma ser tranquila, especialmente quando os cuidados pós lipoescultura HD são seguidos corretamente.
Apesar disso, o acompanhamento médico com retorno em consultas pós-operatórias é fundamental para monitorar a evolução do quadro e, aos poucos, receber liberação do especialista para retomar as atividades.
Essas consultas também são importantes para que o médico responsável possa orientar a paciente com mais agilidade caso haja complicações indesejadas, como má cicatrização.
Portanto, mesmo seguindo corretamente os cuidados pós lipoescultura HD é indispensável manter o acompanhamento com o especialista.
Para saber mais sobre a lipoescultura HD, agende já sua consulta com o Dr. Edgar Lopez!
Fontes: