Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Cirurgia plástica pós-parto: quando é indicada?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça as principais cirurgias plásticas que compõem o mommy makeover, abordagem completa para bem-estar e autoestima das mulheres após gestação

A gestação é uma fase especial para a maior parte das mulheres, mas vem acompanhada de muitas mudanças no corpo que nem sempre são bem-vindas, o que tem, cada vez mais, resultado na alta procura da cirurgia plástica pós-parto.

Apesar de a realização da cirurgia pós-parto ser uma possibilidade para alcançar a estética corporal desejada, é importante entender como essa intervenção funciona. Acompanhe neste conteúdo.

Fale com nossa equipe e entenda qual a cirurgia indicada para o seu caso!

Agende uma consulta

Quais mudanças ocorrem no corpo após o parto?

Como consequência da gestação, o corpo feminino passa por diversas mudanças ainda no pós-parto e período de lactação. As mudanças hormonais estão entre os aspectos mais representativos desse período e podem levar a oscilações no peso e inchaço por retenção de líquidos.

Devido à amamentação, pode ocorrer o estiramento da pele das mamas pelo aumento das glândulas mamárias, levando à flacidez quando elas voltam ao tamanho normal após o fim da lactação.

No abdômen, ocorre o mesmo, pois a tendência é a pele esticar durante a gestação devido ao aumento do volume abdominal e, posteriormente, ficar flácida.

Quando realizar cirurgias plásticas após o parto?

Por tais eventos no corpo depois da gestação, a cirurgia plástica pós-parto é uma opção muito demandada pelas mulheres. Qualquer procedimento, entretanto, não deve ser imediato, pois o corpo ainda estará passando por mudanças e ajustes após o parto.

Ainda que a ideia de recuperar a estética anterior seja muito comum, é importante que a mulher tenha em mente que a gestação pode mudar o corpo em definitivo mesmo que ela esteja dentro do peso adequado à estrutura corporal.

Assim, o ideal é esperar de 6 a 12 meses após o fim da amamentação para que a cirurgia pós-parto seja realizada. Nesse período, o corpo vai se ajustar e é possível ver a melhora do inchaço, estabilização do peso, normalidade hormonal etc.

Com isso, aguardar esse período de mudanças é importante para que o cirurgião plástico possa fazer uma avaliação considerando as reais necessidades da mulher, o que garante resultados mais satisfatórios e duradouros com a cirurgia pós-parto.

Agende agora a cirurgia estética perfeita para você!

Agende uma consulta

Quais são as cirurgias plásticas pós-parto mais indicadas?

As mudanças no corpo da mulher devido à gestação concentram-se, geralmente, nas mamas e abdômen. Por essa razão um conjunto de cirurgias plásticas pós-parto tornou-se mais comum nesse período e recebeu o nome de mommy makeover.

Ainda que possa incluir outras intervenções, as cirurgias pós-parto mais comuns em um procedimento de mommy makeover são a mamoplastia, a abdominoplastia e a lipoaspiração.

Mamoplastia

É realizada a correção estética das mamas, podendo consistir na mastopexia em casos nos quais a flacidez mamária é o principal incômodo da paciente. Outra possibilidade, que pode ou não ser associada à mastopexia, a depender das necessidades do caso, é a colocação da prótese de silicone.

A mamoplastia pode ser indicada tanto para aumento das mamas, como para melhora da flacidez, do formato e de assimetrias dos seios após a amamentação, sendo uma das mais requisitadas cirurgias pós-parto.

Abdominoplastia

A abdominoplastia é voltada à correção da estética do abdômen, com remoção do excesso de pele que pode se formar, especialmente, na região abaixo do umbigo (a chamada pochete).

Essa cirurgia plástica pós-parto também viabiliza corrigir a diástase abdominal, problema recorrente após a gravidez, especialmente quando há maior crescimento abdominal.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma cirurgia pós-parto demandada com o objetivo de eliminar depósitos de gordura localizada que comprometam o contorno corporal e a satisfação da paciente com o corpo. O procedimento pode ser voltado à eliminação de depósitos de gordura localizada no abdômen, flancos e costas, por exemplo.

Qual médico realiza o mommy makeover?

Como mencionado anteriormente, o mommy makeover consiste na associação, em uma mesma cirurgia, desses três procedimentos: mamoplastia, abdominoplastia e lipoaspiração.

Entretanto, é possível que a mulher, junto com o cirurgião plástico responsável, avalie quais das cirurgias pós-parto são mais adequadas e necessárias ao caso, fazendo ajustes e personalizando a abordagem.

Em São Paulo, o mommy makeover é realizado pelo Dr. Edgar Lopez, que acumula experiência e qualificação nessa cirurgia plástica e que é responsável por trazer tratamentos inovadores para o Brasil visando resultados de excelência.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Agende uma consulta

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica