A cirurgia plástica pode ser reparadora ou estética e exige cuidados antes, durante e após a operação
O Brasil está no ranking dos países que mais realizam cirurgia plástica. Embora a maior parte dos casos seja por razões estéticas, essa especialidade médica é dedicada à reconstrução de tecidos das diferentes regiões corporais para diversas finalidades. Conheça mais sobre essa área a seguir.
Transforme a sua autoestima com um cirurgião plástico especializado e qualificado.
O que é cirurgia plástica?
A cirurgia plástica é uma especialidade da Medicina que reconstrói e restaura as diferentes partes do corpo com objetivo estético e/ou funcional. Assim, o cirurgião plástico é um profundo conhecedor da anatomia, da fisiologia e das técnicas cirúrgicas.
Cirurgia plástica reparadora x estética
A cirurgia plástica pode ser reparadora quando possui o propósito de corrigir alterações congênitas ou adquiridas resultantes de acidentes, enfermidades, queimaduras e deformidades. A prática também pode ter finalidade estética nos casos em que visa a melhora da aparência e da autoestima dos pacientes.
Ainda que exista essa divisão, a cirurgia plástica considera tanto o aspecto funcional quanto o estético em todos os procedimentos, com o objetivo de contemplar o bem-estar do paciente no nível físico e psicológico.
Quando realizar uma cirurgia plástica?
O paciente pode recorrer à cirurgia plástica quando existe um descontentamento significativo com alguma questão corporal. A conversa com o especialista é quando o paciente relata suas queixas, analisa as possibilidades e alinha as expectativas quanto aos resultados.
Cada procedimento cirúrgico possui indicações específicas, mas pessoas de variadas faixas etárias podem buscar o cirurgião plástico para:
- Melhorar a aparência;
- Corrigir problemas físicos adquiridos ou congênitos;
- Passar pela redesignação sexual.
Tipos de cirurgia plástica mais procuradas
As cirurgias plásticas estéticas mais realizadas são:
- Rinoplastia para remodelar o nariz;
- Otoplastia para alterar o formato das orelhas;
- Mamoplastia com prótese de silicone;
- Mastopexia para o levantamento das mamas;
- Mamoplastia redutora para diminuição dos seios;
- Abdominoplastia para retirar excesso de pele do abdômen;
- Lipoaspiração para eliminar gordura localizada.
Entre os tipos mais frequentes de cirurgia plástica reparadora, estão a reconstrução da mama, método que constrói uma nova mama com aspecto natural após o tratamento de câncer, e a cirurgia para correção de cicatriz, recomendada para pessoas que possuem cicatrizes irregulares, volumosas e com coloração muito diferente do tom da pele.
Considerações antes de escolher uma cirurgia plástica
A cirurgia plástica busca a beleza, a funcionalidade e a naturalidade em seus resultados. Para evitar efeitos artificiais, aspectos desproporcionais e riscos ao bem-estar, é fundamental escolher profissionais experientes e clínicas com boa reputação, além de alinhar as expectativas em relação aos resultados e compreender todas as etapas do procedimento escolhido. Assim, antes do procedimento, avalie:
- Se as expectativas são realistas;
- Se a percepção sobre o problema é real e não se trata de um transtorno dismórfico corporal;
- Se obteve todas as informações necessárias para a realização do procedimento;
- A formação do médico e se existe a sensação de confiança durante a consulta.
Cuidados no pré e pós-operatório da cirurgia plástica
O processo comum no pré-operatório cirúrgico é a avaliação médica para atestar a saúde geral do paciente. Assim, são solicitados dados pessoais, como idade, peso, altura e informações sobre consumo de álcool e cigarro, além de histórico médico para conhecer doenças, complicações e alergias pré-existentes.
Nesse momento, o médico também solicita exames, como exame de sangue, de urina, cardíaco e de imagem correspondente à área a ser operada. O objetivo é avaliar a integridade dos órgãos antes da liberação para o procedimento.
Cada cirurgia plástica exige cuidados diferentes no pós-operatório. Por exemplo, a forma de deitar-se é alterada dependendo da parte do corpo operada. No geral, as medidas evitam complicações e garantem melhores resultados. Dessa forma, é preciso:
- Seguir as orientações médicas quanto ao repouso, às movimentações e ao posicionamento na hora de dormir;
- Não realizar movimentos bruscos ou qualquer esforço físico;
- Manter os cuidados com o curativo;
- Tomar os remédios prescritos pelo médico;
- Evitar exposição solar.
Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!
Como é a recuperação da cirurgia plástica?
Técnicas simples de cirurgia plástica tendem a ter uma recuperação mais rápida em relação aos procedimentos mais complexos. A combinação entre diferentes operações também prolonga o pós-operatório, como é o caso da associação entre abdominoplastia e lipoaspiração.
Incômodos como dores na região operada, inchaços e hematomas são comuns nos primeiros dias após a operação. A tendência é que esses desconfortos passem ao longo da segunda semana. De qualquer forma, os cuidados se estendem por, no mínimo, 30 dias, recebendo a liberação médica gradual conforme a recuperação avança.
Principais complicações da cirurgia plástica
Toda cirurgia plástica está sujeita a complicações, que são minimizadas pela experiência do cirurgião e pelos cuidados em todas as etapas do procedimento. Alguns exemplos são a abertura dos pontos, sepse, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
As complicações representam riscos maiores para pessoas que já possuem doenças crônicas, anemia ou cirurgias prévias. Aumentar excessivamente o tempo de operação para combinar diversos procedimentos também eleva a probabilidade de implicações. Por isso, profissionais experientes consideram os métodos mais seguros e eficazes de acordo com cada paciente.
Fonte: