Saiba como escolher e usar a cinta pós abdominoplastia, importante acessório na boa recuperação da cirurgia plástica do abdômen
A cinta pós abdominoplastia é um item indispensável durante a recuperação dessa cirurgia plástica, pois garante a compressão da região operada, dá suporte aos movimentos e protege o local.
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que envolve a retirada do excesso de pele da região abdominal e visa o tratamento da flacidez.
Por conta disso, a incisão cirúrgica pode ir desde a parte superior do umbigo até o púbis, onde se estende uma segunda incisão, que é horizontal.
A extensão da abdominoplastia exige diversos cuidados pós-operatórios para uma evolução adequada do quadro, sendo o uso da cinta pós abdominoplastia um dos aspectos mais importantes da recuperação. Saiba mais a seguir!
Fale com nossa equipe para agendar uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!
Como utilizar a cinta de forma correta?
O uso da cinta pós abdominoplastia pode ser indicado pelo período de 60 a 90 dias após a cirurgia plástica com uso contínuo, ou seja, 24 horas por dia.
Após esse período, em alguns casos, o uso da cinta deve ser mantido por 12 horas diárias até a dispensa completa do item pelo cirurgião plástico que acompanha o caso.
Considerando que a cinta pós abdominoplastia será uma companheira constante no pós-operatório, é fundamental saber usá-la corretamente.
Colocando a cinta pós abdominoplastia
Nas primeiras semanas após a cirurgia plástica, a paciente não pode forçar a região e, para limitar os movimentos, deve receber ajuda de outra pessoa para colocar a cinta visando minimizar os esforços.
Durante as consultas de acompanhamento pós-operatórias, o cirurgião plástico vai informar quando a paciente já pode fazer atividade sozinha, conforme a evolução do quadro.
Modelo e tamanho indicados pelo cirurgião
Existem diferentes modelos de cinta pós abdominoplastia que são indicadas de acordo com a extensão do procedimento cirúrgico.
Dessa forma, ainda no pré-operatório, a paciente deve informar-se com o cirurgião plástico sobre qual o modelo, tamanho e nível de compressão são ideais para o caso dela.
Além disso, é importante adquirir a cinta antes da cirurgia, pois ela será colocada ainda no centro cirúrgico para dar estabilidade à região operada.
Não deixe a cinta dobrar
Nos primeiros dias, é comum estar mais atenta quanto ao uso correto da cinta compressiva, pois é normal ter mais cuidado nesse período de maior desconforto e sensibilidade. Entretanto, com o uso contínuo é necessário manter o uso correto da cinta pós abdominoplastia.
Principalmente depois de sentar-se, pode ser que a parte superior da cinta se dobre, pressionando o local e impedindo o correto fluxo sanguíneo.
Em alguns casos, pode ser indicado o uso de talas abdominais para impedir que isso aconteça. Essa necessidade é avaliada pelo cirurgião durante a evolução pós-operatória.
As costuras ficam para fora
Uma orientação importante de como usar a cinta pós abdominoplastia é que as costuras fiquem para fora a fim de evitar que se formem marcas na pele.
Como o local está em processo de cicatrização e recuperação, esse tipo de marca pode lesionar a pele.
Agende uma consulta e tenha um acompanhamento pós cirúrgico personalizado!
A importância de usar a cinta pós abdominoplastia
A cinta pós abdominoplastia desempenha várias funções na recuperação da cirurgia plástica.
A função primordial é estabilizar a região, contribuindo na fixação dos tecidos que foram reposicionados e manipulados durante a cirurgia, minimizando as chances de descolamentos de pele.
O uso correto da cinta também reduz ocorrências indesejadas, como a formação de seroma e deiscência da cicatriz, além de contribuir no alívio dos edemas e hematomas.
No pós-operatório imediato, a cinta desempenha a função de dar sustentação aos tecidos ao mesmo tempo em que limita os movimentos e melhora a postura.
No longo prazo, a cinta contribui na recuperação do fluxo do sistema linfático que fica comprometido devido à cirurgia.
Como escolher uma boa cinta pós abdominoplastia?
Uma boa cinta pós abdominoplastia é aquela que dá segurança à paciente e contribui diretamente na evolução pós-operatória.
Para isso, é importante buscar a orientação do cirurgião plástico. Alguns aspectos importantes incluem:
- A compressão deve ser moderada, no sentido de dar estabilidade aos tecidos, mas ainda ser confortável à paciente;
- Deve-se preferir uma cinta com tecido respirável, evitando o suor no local;
- Deve-se optar por uma cinta com fechos frontais/laterais que sejam mais fáceis de manuseio;
- Deve-se ter mais de uma cinta pós abdominoplastia devido à necessidade de uso contínuo por um longo período de tempo.
Com a escolha correta da cinta pós cirúrgica, a paciente terá mais benefícios durante a recuperação.
Demais cuidados após a abdominoplastia
Apesar da importância da cinta compressiva, ela é apenas um dos cuidados na recuperação da cirurgia plástica, sendo importante que as demais orientações médicas também sejam seguidas, incluindo:
- Repouso de 7 a 14 dias, a depender da extensão da cirurgia;
- Alimentação leve e rica em fibras nas primeiras semanas para evitar constipação e gases intra-abdominais;
- Usar almofadas e travesseiras para sentar-se, não ficando em postura ereta nos primeiros dias;
- Andar levemente inclinada à frente nos primeiros dias;
- Fazer uso apenas da medicação prescrita pelo médico;
- Fazer sessões de drenagem linfática, se recomendado;
- Higienizar a incisão cirúrgica com água corrente e sabão neutro, secando bem o local na sequência;
- Não fazer movimentos bruscos ou levantar peso;
- Não se expor ao sol no primeiro mês;
- Não dirigir por 15 a 30 dias.
A retomada das atividades, especialmente as mais extenuantes e que forçam a região operada, deverá ser progressiva e conforme liberação do médico responsável.
O acompanhamento com o cirurgião plástico no pós-operatório é indispensável para uma recuperação adequada e retomada segura das atividades sem comprometer os resultados da cirurgia.
Portanto, o uso correto da cinta pós abdominoplastia é um dos cuidados necessários na recuperação e influencia diretamente os resultados estéticos alcançados com o tratamento.
Entre em contato e agenda já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez
Referência: