Saiba quais são os principais cuidados com a cicatriz da lipoescultura e como ficam esses sinais após a recuperação completa
Os cuidados com a cicatriz da lipoescultura são fundamentais para melhores resultados estéticos após a recuperação da cirurgia plástica, bem como para a redução das chances de complicações no pós-cirúrgico.
A lipoescultura consiste na realização inicial da lipoaspiração, com remoção de depósitos de gordura localizada e, após a purificação das células adiposas no próprio centro cirúrgico, reaplicação da gordura em locais nos quais a paciente deseja ganhar volume corporal.
É muito comum, por exemplo, a remoção da gordura de locais como abdômen, culotes, flancos e coxas e aplicação, por meio da lipoescultura, nos glúteos, seios, lábios e até para contorno facial.
A seguir, confira quais são os principais cuidados com a cicatriz da lipoescultura e como é a recuperação dessa cirurgia plástica.
A lipoescultura deixa cicatriz?
Tanto a lipoaspiração quando a lipoescultura são viabilizadas por meio de pequenas incisões de, aproximadamente, 1 cm cada, pelas quais são inseridos os instrumentos cirúrgicos e as cânulas.
Sempre que possível, o cirurgião plástico vai planejar para que a incisão seja realizada em locais menos aparentes. Um exemplo é a área que pode ser escondida pelo biquíni, quando o procedimento é feito na região abdominal ou dos flancos.
Assim, o procedimento deixa cicatrizes pequenas, mas a boa recuperação e estética mais discreta vai depender dos cuidados com a cicatriz da lipoescultura.
Devido ao tamanho mínimo da incisão na lipoescultura, um ponto costuma ser suficiente para fechá-la. Geralmente, o paciente retorna dentro de 14 dias para remoção desses pontinhos.
Como é a cicatriz da lipoescultura?
Como mencionado anteriormente, a cicatriz da lipoescultura é pequena e discreta — com aspecto de linha fina e coloração próxima ao tom de pele —, sendo que na maioria dos casos pode ser facilmente escondida sob as roupas.
Em algumas partes do corpo, como as próximas às dobras naturais, elas ficam quase imperceptíveis, principalmente se todos os cuidados com a cicatriz da lipoescultura forem seguidos adequadamente.
Quais são os cuidados com a cicatriz da lipoescultura?
Os cuidados com a cicatriz da lipoescultura garantem uma recuperação mais rápida, satisfatória e com sinais mais imperceptíveis quando o processo de cicatrização estiver completo.
A equipe médica é sempre a mais qualificada a orientar os cuidados com a cicatriz da lipoescultura e do pós-operatório em geral, pois está mais familiarizada com o caso e possíveis especificidades do paciente. Ainda assim, algumas das recomendações incluem:
- higienizar o local da incisão com sabonete neutro ou soro fisiológico;
- manter a cicatriz sempre seca para evitar a infecções;
- não expor a região operada ao sol por, pelo menos, 30 dias, principalmente enquanto ela ainda estiver com aspecto avermelhado e sempre usar protetor solar no local;
- usar a cinta pós-operatória, pois a compressão contribui na estabilidade dos tecidos lesionados durante o procedimento e melhora a evolução da recuperação pós-operatória;
- realizar sessões de drenagem linfática no local lipoaspirado, mas não nas regiões que receberam gordura para não causar alterações estéticas na área.
É muito comum que a região na qual foi feita a lipoaspiração apresente hematomas, edemas e, em alguns casos, até seroma (acúmulo de líquido).
Durante a cicatrização, principalmente na região lipoaspirada, é comum sentir coceira enquanto os tecidos internos cicatrizam após o trauma cirúrgico.
Essas complicações leves e esperadas são amenizadas com a realização das sessões de drenagem linfática e uso da cinta pós-operatória, mas a equipe médica deve ser comunicada caso ocorram febre, vermelhidão intensa no local, dor que não passa com uso de analgésicos, pus ou odor forte na incisão ou abertura dos pontos cirúrgicos.
Demais cuidados pós-procedimento
Além dos cuidados com a cicatriz da lipoescultura, as demais orientações pós-operatórias também são importantes para minimizar ocorrências indesejadas durante a recuperação. Elas incluem:
- repouso de, em média, 7 dias;
- usar apenas a medicação prescrita pelo médico;
- comparecer aos retornos pós-cirúrgicos;
- não realizar atividades extenuantes até liberação médica, entre 60 e 90 dias;
- fazer uso da meia compressora para prevenir trombose, se recomendado.
O ideal é que o paciente conforme sinta a melhora progressiva, com mais disposição física, retome progressivamente as atividades. Assim, os cuidados com a cicatriz da lipoescultura junto com as demais recomendações médicas, garantem uma recuperação mais satisfatória.
Para a realização desse e demais procedimentos, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.
Referências: