Saiba como é a estética final da cicatriz da braquioplastia e quais são os cuidados pós-operatórios para resultados mais satisfatórios com a cirurgia plástica dos braços
A cicatriz da braquioplastia é um receio comum entre as pessoas que almejam realizar essa cirurgia plástica para melhorar a estética dos braços.
A braquioplastia consiste na cirurgia plástica para correção da estética na parte de trás do braço, amenizando a flacidez do local responsável pelo famoso – e indesejado – “músculo do tchauzinho”.
A cirurgia também é chamada de lifting de braço ou dermolipectomia braquial e é indicada principalmente para pessoas que perderem muito peso, sendo o emagrecimento e o envelhecimento os dois principais responsáveis pela estética flácida dos braços.
A seguir, saiba tudo sobre a cicatriz da braquioplastia e conheça mais detalhes sobre essa cirurgia plástica.
Fale conosco para realizar a sua braquioplastia!
Como é a cicatriz da braquioplastia?
A preocupação com a cicatriz da braquioplastia é comum em pacientes candidatos à essa cirurgia devido à espessura da pele do braço e movimentação da região, fatores que não são os mais favoráveis no processo de cicatrização.
Apesar disso, novos protocolos cirúrgicos têm viabilizado que a cicatriz da braquioplastia seja cada vez mais discreta.
Geralmente, a cicatriz da braquioplastia se inicia na axila e segue horizontalmente na parte posterior ou inferior do braço, que é onde o acúmulo de flacidez se concentra.
Ainda que essa indicação seja recorrente, a extensão da cicatriz vai depender do grau de flacidez do paciente, que pode variar de um a quatro, de acordo com a quantidade de pele em excesso na região.
Um aspecto fundamental de qualquer cirurgia plástica é que a estética da cicatriz seja conversada com o cirurgião plástico ainda no pré-operatório.
Com isso, o paciente terá melhores condições de decidir conscientemente pelo procedimento e compreender previamente como ficará a estética da região tratada e a cicatriz da braquioplastia.
Quais são os cuidados com a cicatriz da braquioplastia?
Como em qualquer cirurgia plástica, os cuidados com a cicatriz da braquioplastia no pós-operatório influenciam diretamente em sua estética tardia.
O paciente recebe alta hospitalar com curativo no local e malha compressiva na região. Os curativos subsequentes devem ser realizados no consultório do médico responsável ou em casa, após o banho, conforme orientação.
As incisões cirúrgicas devem ser higienizadas com sabão neutro e água corrente e é fundamental secá-las bem, sem esfregar o local, antes de fazer o curativo e colocar a malha compressiva.
Após a retirada dos pontos, o curativo é dispensado, mas o uso da malha compressiva deve continuar por, pelo menos, um mês depois da cirurgia plástica.
Não se deve utilizar pomadas cicatrizantes no local sem que haja prescrição médica específica. Se necessário, esse cuidado será introduzido após um mês da cirurgia.
O paciente pode ser orientado a usar óleos dermatológicos ou hidratantes no pós-operatório a fim de melhorar a estética da cicatriz e manter o local hidratado.
Agende uma consulta para realizar a braquioplastia!
Demais cuidados após a braquioplastia
Além dos cuidados específicos com a cicatriz da braquioplastia, uma série de outros cuidados serão indicados pela equipe médica, incluindo:
- Não fazer esforço com o braço, evitando movimentos bruscos e carregar peso;
- Não expor o local operado ao sol por pelo menos um mês;
- Realizar sessões de drenagem linfática no local;
- Fazer uso da medicação pós-operatória.
Como é um local com maior movimentação em geral, há uma maior tendência à deiscência da incisão, que consiste na abertura espontânea da pele suturada.
Ao adotar os cuidados pós-operatório, principalmente evitando esforço na região, previne-se essa complicação que pode comprometer a estética futura da cicatriz da braquioplastia.
As atividades cotidianas devem ser reintroduzidas aos poucos, conforme haja melhora do quadro e avanço no processo de cicatrização.
Em geral, a aparência da cicatriz é avermelhada nos primeiros meses, adquirindo uma tonalidade mais próxima da pele posteriormente.
Quando a estética tardia da cicatriz não é satisfatória, o cirurgião plástico também pode orientar procedimentos específicos para melhorá-la, como o peeling e o laser.
O fundamental é ter uma assistência médica especializada e fazer o acompanhamento pós-operatório adequado para resultados mais satisfatórios, inclusive da cicatriz da braquioplastia.
Entre em contato e agenda já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.
Referência: