A braquioplastia pode ser a solução para quem sofre com flacidez ou excesso de gordura nos braços. Saiba tudo sobre o procedimento.
Com o passar do tempo, a nossa pele perde elasticidade e, em algumas regiões, a gordura localizada pode se acumular com maior facilidade. Seja por conta de uma perda de peso ou em decorrência do envelhecimento, os braços são normalmente acometidos pelo excesso de pele, gordura e flacidez.
Contornar essa situação pode ser um desafio, já que em muitos casos a flacidez e excesso de pele podem ser causados pela baixa na produção de colágeno, por exemplo, uma das mudanças características das idades mais avançadas.
Diante dessa dificuldade, a braquioplastia surge como uma solução eficaz. Esse procedimento cirúrgico tem como objetivo remover o excesso de pele e gordura da região dos braços, proporcionando um contorno mais firme e estético.
Obtenha uma avaliação individual para a estética dos seus braços.
Por que a flacidez e o excesso de pele nos braços acontecem?
A flacidez e o excesso de pele nos braços podem acontecer por diversos motivos. Entre os mais comuns, estão o processo natural de envelhecimento, em que a pele perde colágeno e elasticidade, e as grandes variações de peso, que causam estiramento da pele. Além disso, a genética também desempenha um papel importante, já que algumas pessoas têm maior predisposição a acumular gordura e desenvolver flacidez nessa região.
Em casos de grandes emagrecimentos, como após uma cirurgia bariátrica, a pele dos braços pode não ter capacidade de retração, resultando em um excesso de pele considerável. Mesmo com uma rotina de exercícios físicos que visem o fortalecimento dos braços, a pele que já perdeu sua elasticidade dificilmente retornará ao seu formato anterior, necessitando de intervenção cirúrgica.
O que é a braquioplastia?
A braquioplastia é uma cirurgia plástica realizada nos braços, e que consiste na remoção do excesso de pele e gordura dessa região.
Também conhecida como lifting de braços, a braquioplastia é eficaz para o tratamento de casos de flacidez moderada a severa, que não encontram solução em tratamentos estéticos não invasivos.
A cirurgia é realizada a partir de incisões feitas ao longo do braço. De acordo com a necessidade do paciente, a lipoaspiração pode ser associada ao procedimento para otimizar os resultados. A braquioplastia não só melhora a aparência estética dos braços, mas também pode aumentar a autoestima do paciente, que muitas vezes sofre com aparência da região.
Para quem o procedimento é indicado?
A braquioplastia é indicada para pessoas que apresentam flacidez e excesso de pele nos braços e desejam melhorar o contorno corporal.
Geralmente, o procedimento é uma opção para indivíduos que passaram por grandes perdas de peso ou que, devido ao envelhecimento, perderam elasticidade na pele.
Como é feito o procedimento?
A braquioplastia é um procedimento seguro e que deve ser realizado por um cirurgião plástico da sua confiança. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral ou local, dependendo da complexidade do caso e da recomendação do cirurgião.
O procedimento começa com as incisões na parte interna dos braços, que podem ir desde a axila até o cotovelo, ou em uma extensão menor, dependendo da quantidade de pele a ser removida. Essas incisões permitem que o cirurgião remova o excesso de pele e gordura, garantindo um contorno mais definido e firme, e também uma cicatriz mais discreta após a recuperação.
Em alguns casos, a braquioplastia pode ser associada à lipoaspiração para realizar a sucção de depósitos de gordura.
Após a remoção do excesso de pele e gordura, a pele é suturada para se ajustar ao novo contorno do braço. O procedimento dura, em média, de 2 a 4 horas, dependendo da complexidade.
Entenda como a braquioplastia pode atender às suas necessidades.
Como ficam as cicatrizes da braquioplastia?
Um dos principais receios de quem busca a braquioplastia são as cicatrizes após o procedimento. Além de realizar a remoção de pele, a braquioplastia é feita em uma área que normalmente pode ser exposta, a depender do tipo de roupa.
Desta forma, as cicatrizes são posicionadas estrategicamente na parte interna do braço, com objetivo de torná-las menos visíveis em minimizar as inseguranças com a região.
Além disso, devemos lembrar que com o passar do tempo, essas cicatrizes tendem a suavizar e se tornam menos perceptíveis, sobretudo quando a paciente segue rigorosamente as orientações pós-operatórias.
Cuidados no pós-operatório
O pós-operatório da braquioplastia requer alguns cuidados essenciais para garantir uma boa recuperação, cicatrização e resultados. Após a cirurgia, é comum sentir inchaço e um leve desconforto, que pode ser controlado com medicamentos prescritos pelo cirurgião. O uso de malhas de compressão é indicado para ajudar a reduzir o inchaço e auxiliar na acomodação da pele.
Tenha em mente que, após a braquioplastia, você deve seguir cuidados, como:
- Evitar atividades que exijam movimentação dos braços;
- Não carregar peso;
- Realizar sessões de drenagem linfática;
- Não expor a área diretamente ao sol.
Qual profissional eu devo buscar para fazer o procedimento?
A braquioplastia deve ser realizada por um cirurgião plástico qualificado e que possua um registro junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
É importante buscar um profissional com quem você se sinta confortável para tirar dúvidas, além de transmitir segurança para a realização do procedimento.
O cirurgião fará uma avaliação detalhada, considerando suas expectativas e o estado atual de seus braços, para determinar se a braquioplastia é o procedimento mais indicado.
Qual o valor de uma braquioplastia?
O custo de uma braquioplastia pode variar, tendo em vista que esse valor é calculado a partir de fatores, como a experiência do cirurgião, o hospital onde será realizada a cirurgia, a equipe de anestesia contratada e a necessidade de procedimentos adiconais, como a lipoaspiração.
Em São Paulo, por exemplo, o valor de uma braquioplastia pode variar entre R$ 12.000,00 e R$ 21.000,00.
Além disso, exames pré-operatórios e medicamentos para o pós-operatório também devem ser levados em consideração ao calcular o valor total do procedimento.
Entre em contato e agenda já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.