Conheça o procedimento que remove bolsas de gordura e flacidez da região superior dos olhos
A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico usado para tratamento do excesso de pele, flacidez e gordura das pálpebras, que se formam na região dos olhos e dão um aspecto caído, de cansaço e velhice, ao olhar. Esse tipo de cirurgia, cuja popularidade vem crescendo cada vez mais ao redor do mundo, é dividido em duas categorias: para pálpebra inferior e para pálpebra superior.
Entenda, no conteúdo a seguir, o que é a blefaroplastia superior e quando ela é indicada.
Para saber qual o tipo de cirurgia de pálpebra mais indicada para você, agende uma avaliação.
O que é blefaroplastia superior?
A blefaroplastia superior é um procedimento cirúrgico que realiza a retirada do excesso de pele, músculo e gordura das pálpebras superiores do paciente, que se acumulam nessa região com o envelhecimento.
Esse tipo de cirurgia pode ser feito com duas finalidades: estética e funcional. Quando é feito por razões estéticas, tem como objetivo fazer com que a fisionomia pareça menos cansada, reduzindo também o aspecto envelhecido. Quando o propósito da blefaroplastia é funcional, tem como função corrigir problemas de visão causados pelo excesso de pele nessa região.
Como é feita a blefaroplastia superior?
A cirurgia das pálpebras dura em média de 40 minutos a 1 hora, e é feita com anestesia local. O cirurgião, antes do procedimento, delimita o local que será operado, e em seguida realiza incisões pequenas, retirando o excesso de pele, gordura e músculo.
As cicatrizes da blefaroplastia superior são simples e finas, ficando facilmente escondidas nas dobras da pálpebra superior e abaixo dos cílios.
Indicação da blefaroplastia superior
Esse procedimento é indicado quando o paciente apresenta excesso de pele nas pálpebras superiores, bolsas salientes ou então pálpebras caídas e mal posicionadas devido à flacidez da pele. Diante desses motivos, a cirurgia é recomendada quando a pessoa apresenta problemas na visão em razão dessas alterações na região dos olhos, ou então quando o indivíduo se apresenta insatisfeito com sua aparência e procura a cirurgia por razões estéticas.
A blefaroplastia superior pode ser realizada junto com a blefaroplastia inferior?
A realização da cirurgia da pálpebra superior em conjunto com a inferior pode ser feita. Porém, essa associação depende de uma avaliação médica completa dos olhos e da região periocular, com a finalidade de observar se não há alguma contraindicação à realização da blefaroplastia superior em conjunto com a inferior.
Como é o pós-operatório?
A recuperação da blefaroplastia superior demora normalmente 2 semanas. No pós-operatório, dores e inchaços na região podem aparecer; porém, costumam sumir no período de uma semana.
A cicatriz da blefaroplastia é aparente?
Após o procedimento, a cicatriz da blefaroplastia — simples e fina — não fica visível, pois se esconde nas dobras da pálpebra superior e abaixo dos cílios.
Quais são os principais riscos?
A blefaroplastia superior possui como principais riscos:
- Exacerbamento do ressecamento ocular;
- Remoção excessiva ou insuficiente da pele;
- Hemorragia;
- Ceratopatia de exposição;
- Remoção excessiva de gordura;
- Descontentamento do paciente.
Quero agendar uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!
Perguntas frequentes
Quanto tempo após a cirurgia posso usar lentes de contato?
Após a blefaroplastia superior, o sintoma de olho seco pode aumentar, de modo que o uso de lentes de contato seja recomendado após pelo menos 15 a 20 dias desde a cirurgia.
Quanto tempo após a cirurgia posso usar maquiagem?
Consultar um cirurgião para identificar seu caso em específico é necessário; porém, em geral, após 20 dias de cirurgia o uso já é liberado.
Para saber mais sobre a blefaroplastia superior e outros procedimentos, entre em contato com o Dr. Edgar Lopez e agende uma consulta.
Fonte: