A bioplastia possibilita harmonizar e ressaltar o contorno de diferentes regiões corporais com propósitos estéticos e reparadores
A bioplastia é um procedimento que permite alterar partes do rosto e do corpo sem a necessidade de realizar incisões e com rápida recuperação. Ainda assim, existem riscos que devem ser considerados na escolha do tratamento e do especialista que desempenhará a técnica.
Alteração estética de rosto e corpo sem a necessidade de realizar incisões e com rápida recuperação.
O que é bioplastia?
A bioplastia é uma técnica com finalidades estéticas de preenchimento de irregularidades e depressões no rosto e no corpo. O procedimento é realizado sem cortes, apenas injetando implantes líquidos por microcânulas que fazem perfurações do tamanho da ponta de uma agulha.
A bioplastia é feita em consultório médico sob anestesia local por ser um método praticamente indolor, que não causa lesões de vasos e nervos. A técnica não deixa hematomas ou sangramentos e mesmo o inchaço é reduzido. Os materiais que podem ser utilizados são absorvíveis ou definitivos, como:
- Ácido hialurônico;
- Policaprolactona;
- Hidroxiapatita de cálcio;
- Ácido polilático;
- PMMA.
Para que serve a bioplastia?
A bioplastia é um procedimento minimamente invasivo de preenchimento que proporciona volume a diferentes partes do corpo, como os glúteos, dorso das mãos, panturrilhas e rosto. O biomaterial selecionado é inserido na profundidade adequada para criar um aspecto natural, evitando que fique perceptível à visão ou ao toque.
Existem outros métodos de preenchimento. A vantagem do uso de implantes líquidos é a possibilidade de maior personalização do tratamento, uma vez que permite definir a quantidade de material utilizado, atendendo aos desejos do paciente e respeitando as formas corporais.
Tipos de bioplastia
A bioplastia na face foca na harmonização das estruturas, como a projeção da região malar, a marcação da mandíbula, o contorno da bochecha e o equilíbrio entre nariz e queixo. No corpo, o aumento de volume em diferentes regiões e o contorno da silhueta são os principais pontos trabalhados.
Bioplastia de mandíbula
Uma das aplicações da bioplastia é na mandíbula com o propósito de salientar os traços da face do aspecto frontal e também de perfil. Essa região está relacionada à harmonização por ser uma linha de divisão entre o rosto e pescoço. As pessoas com rosto arredondado ou triangular costumam buscar por esse tipo de intervenção.
Malarplastia
Malarplastia é o nome dado à utilização da técnica da bioplastia nas maçãs do rosto. Essa intervenção está associada ao rejuvenescimento facial, já que o preenchimento das bochechas restaura a imagem de vitalidade perdida com o processo natural de envelhecimento e de diminuição de volume dessa área.
Queiloplastia
Um dos procedimentos mais procurados da bioplastia é a queiloplastia, que é o preenchimento dos lábios. Essa técnica possibilita aumentar o volume e melhorar o contorno dos lábios, deixando-os mais definidos e marcantes. O ácido hialurônico costuma ser o material mais utilizado na queiloplastia.
Bioplastia de glúteo
Entre as opções de bioplastia corporal, o tratamento dos glúteos é um dos mais comuns. A técnica é indicada para pessoas que desejam aumentar o volume do bumbum e reduzir a flacidez da região com um procedimento que proporciona um efeito mais natural.
Aumento de panturrilha
Como um dos principais objetivos da bioplastia é a harmonização, também existe opção de tratamento de aumento das panturrilhas. Essa técnica é indicada para quem tem dificuldade para desenvolver o músculo dessa região mesmo com a prática de exercícios físicos.
Bioplastia reparadora
Além das motivações estéticas, a bioplastia pode ser realizada com o propósito de reparação. Nessas situações, os procedimentos reconstroem partes da face ou do corpo em pacientes que nasceram com malformações, como é o caso do lábio leporino, ou tiveram alguma sequela de doenças, como a poliomielite.
Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!
Riscos da bioplastia
Assim como qualquer intervenção, a bioplastia envolve riscos. Algumas substâncias utilizadas nos procedimentos não são biocompatíveis, como é o caso do PMMA. Dessa forma, o material não é absorvido pelo corpo e o resultado é permanente. Existem outras opções absorvíveis.
A região do corpo a ser tratada também apresenta riscos diferentes, como a possibilidade de desenvolver infecções e necroses em músculos, como glúteos e coxas. Por isso, escolher um especialista experiente reduz os perigos e torna os resultados mais satisfatórios.
Que profissional realiza a bioplastia?
Os procedimentos de bioplastia podem ser realizados por dermatologistas e por cirurgiões plásticos. Por se tratar de uma técnica que exige cuidados na forma de aplicação, em relação ao material e à região de tratamento, é recomendado avaliar as credenciais do especialista antes do tratamento.
Fonte: