Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Quais são os cuidados antes e depois da lipoaspiração?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba quais são os principais cuidados antes e depois da lipoaspiração e como eles contribuem para uma cirurgia plástica mais segura e com resultados mais satisfatórios

 

Os cuidados antes e depois da lipoaspiração são essenciais para que essa cirurgia plástica seja realizada com segurança e tenha os melhores resultados estéticos.

A lipoaspiração é um tipo de cirurgia plástica que visa amenizar e eliminar depósitos de gordura localizada. Ela pode ser realizada em áreas como o abdômen, flancos, costas, glúteos e coxas. Entenda mais sobre os cuidados necessários antes e depois da lipoaspiração a seguir.

Fale com nossa equipe e agende sua lipoaspiração!

Agende uma consulta

Cuidados antes e depois da lipoaspiração

Como já mencionado, os cuidados antes e depois da lipoaspiração são importantes para a segurança do paciente na realização do tratamento cirúrgico e também para uma evolução pós-operatória adequada.

Antes da cirurgia

Antes da cirurgia de lipoaspiração, é necessário consultar-se com um cirurgião plástico qualificado, experiente e de confiança. O profissional vai avaliar o caso e determinar se essa cirurgia plástica é, de fato, uma abordagem possível para o paciente.

O paciente deve informar ao profissional seu histórico médico, sendo então solicitados os exames pré-operatórios, incluindo:

  • Exames de sangue, incluindo hemograma completo, coagulograma, glicemia e outros;
  • Exame de urina;
  • Exame cardiológico, geralmente, o eletrocardiograma;
  • Exames de imagem, em alguns casos.

Os exames são fundamentais para compreender se o paciente está apto à realização da cirurgia plástica, podendo ser realizados não somente no pré-operatório, mas em todas as etapas antes e depois da lipoaspiração que o médico julgar necessário.

Pacientes com doenças crônicas como diabetes, hipertensão ou problemas cardíacos podem realizar a lipoaspiração, desde que a patologia esteja controlada e haja autorização do médico responsável pelo acompanhamento.

Pode ser necessário mudar alguns hábitos antes da cirurgia plástica, sendo a interrupção do tabaco, preferencialmente definitiva, um dos mais importantes. Além disso, pacientes que fazem uso de medicação de uso contínuo devem avisar o cirurgião plástico, pois alguns remédios precisam ser descontinuados antes da cirurgia, como o ácido acetilsalicílico (AAS).

Depois da cirurgia

É comum que o paciente receba alta hospitalar no mesmo dia da lipoaspiração. Nesse momento, ele é informado pela equipe médica dos cuidados a serem realizados em casa, incluindo:

  • Repouso de 7 a 14 dias;
  • Uso contínuo da cinta pós-cirúrgica;
  • Sessões de drenagem linfática;
  • Tomar a medicação prescrita, o que inclui analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios;
  • Não fazer esforço por, pelo menos, 30 dias, incluindo dirigir e pegar peso;
  • Higienização das incisões cirúrgicas e troca dos curativos como orientado.

Ter atenção aos cuidados antes e depois da lipoaspiração possibilita a minimização das chances de complicações pós-cirúrgicas. Nesse sentido, é importante ter atenção ao corpo, reinserindo as atividades na rotina conforme a liberação médica.

Agende agora a sua lipoaspiração com o Dr. Edgar Lopez

Agende uma consulta

Como é realizada a lipoaspiração?

Mesmo conhecendo os cuidados antes e depois da lipoaspiração, é fundamental conversar com o médico para saber como a cirurgia plástica será conduzida.

A lipoaspiração deve ser realizada em ambiente hospitalar. A duração pode ser de 1 a 4 horas, a depender da extensão do procedimento, que determina também o tipo de anestésico usado.

O médico faz as marcações na região operada para orientar a equipe. Em seguida, são realizadas pequenas incisões. Aplica-se a solução tumescente para controle do sangramento e para ajudar no descolamento dos tecidos.

Na técnica tradicional, a gordura é separada dos tecidos adjacentes por meio de movimento mecânico vigoroso realizado pelo cirurgião plástico. Atualmente, entretanto, existem outras tecnologias para essa etapa que são menos agressivas, como laser ou ponteiras vibratórias.

As células adiposas são então aspiradas e descartadas. As incisões são suturadas e o paciente repousa até se recuperar da anestesia.

Quais resultados esperar da lipoaspiração?

Conhecer o antes e depois da lipoaspiração também é importante para alinhar corretamente as expectativas com esse tratamento.

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que permite a remoção de gordura correspondente a até 7% do peso do corpo. Dessa forma, a cirurgia plástica permite amenizar depósitos moderados de gordura localizada, resultando em um contorno corporal mais satisfatório e desenhado.

A lipoaspiração também pode ser usada para amenizar depósitos menores de gordura, como da papada, axilas e braços.

É importante ter consciente de que, ainda que possa reduzir o peso do paciente por meio da remoção de gordura, a lipoaspiração não é um tratamento para sobrepeso e obesidade.

Idealmente, o paciente deve estar próximo ao peso ideal e aproveitar-se da cirurgia plástica apenas para ajudar a obter uma estética corporal mais definida.

Mesmo sabendo dos cuidados antes e depois da lipoaspiração, é indispensável contar com a avaliação e orientação de um cirurgião plástico qualificado.

Entre em contato e agende já uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Agende uma consulta

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica