Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Abdominoplastia pós-gravidez: como funciona e indicações
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Confira o que é a abdominoplastia pós-gravidez, quais são as indicações dessa cirurgia plástica e quais os cuidados na recuperação

A abdominoplastia pós-gravidez é uma opção cirúrgica para mulheres que ficaram insatisfeitas com a estética corporal após a gestação.

É fundamental à autoestima feminina que, após a gravidez, a mulher não se restrinja ao seu papel materno e possa, se desejar, recorrer a procedimentos que a ajudem a alcançar a estética almejada.

Saiba mais sobre a abdominoplastia pós-gravidez a seguir, incluindo indicações e como o tratamento é realizado.

Realize a abdominoplastia após a gravidez!

Agende uma consulta

É possível realizar a abdominoplastia pós-gravidez?

Sim, a abdominoplastia pós-gravidez é uma possibilidade real para mulheres que estão insatisfeitas com o contorno corporal depois da gestação.

O importante é que a mulher avalie corretamente quando realizar a cirurgia plástica visando um pós-operatório mais tranquilo e resultados mais duradouros e satisfatórios.

A abdominoplastia pós-gravidez é possível ser realizada em mulheres que fizeram parto cesariano ou parto normal, não alterando a indicação da cirurgia, mas podendo influenciar na escolha da técnica cirúrgica, que é determinada pelas especificidades do caso.

Em geral, a abdominoplastia pós-parto tradicional é realizada com duas incisões, uma horizontal na mesma linha da cesárea (caso haja) e outra vertical, na linha média.

A partir disso, o cirurgião plástico faz a remoção da pele sobressalente e, se necessário, a correção da diástase abdominal, frequente em mulheres no pós-parto.

Qual a indicação para realizar a abdominoplastia pós-gravidez?

A abdominoplastia pós-gravidez é uma cirurgia plástica que pode ser realizada por qualquer mulher que esteja insatisfeita com o excesso de flacidez abdominal.

A indicação especializada é que, devido às recomendações pós-operatórias, a mulher aguarde cerca de seis meses após o final da amamentação para realizar a cirurgia, pois ficará impedida de pegar o filho no colo ou apoiá-lo no abdômen por algumas semanas.

O ideal é que a criança esteja um pouquinho mais velha, com cerca de 2 anos, pois será menos dependente da mãe, reduzindo os esforços da paciente durante a recuperação.

Entretanto, esse tipo de avaliação é muito individual, dependendo de fatores como:

  • Rede de apoio da mãe;
  • Personalidade da criança, inclusive facilidade para ficar com outras pessoas;
  • Suporte não apenas com a criança, mas com demais atividades domésticas;
  • Atividade profissional e possibilidade de afastamento pelo tempo necessário.

Portanto, um dos aspectos mais importantes da abdominoplastia pós-gravidez é escolher o momento ideal para garantir as condições adequadas à recuperação pós-cirúrgica.

O procedimento também pode ser associado com outras técnicas como a lipoaspiração e a mamoplastia em uma abordagem chamada de mommy makeover, que atende as principais demandas das mulheres após a gravidez.

Apesar dessa possibilidade, a paciente deverá ter consciência de que se trata de uma cirurgia mais invasiva e que demandará maior tempo para recuperação pós-operatória.

A abdominoplastia não impede a mulher de ter futuras gestações, entretanto, a gravidez pode comprometer os resultados estéticos caso haja ganho de peso significativo.

Agende uma consulta para ter o acompanhamento especializado na abdominoplastia pós-gravidez!

Agende uma consulta

Recuperação da abdominoplastia pós-gravidez

A abdominoplastia pós-gravidez, assim como a cirurgia em outros públicos, demanda diversos cuidados, como:

  • Repouso moderado de 7 a 14 dias, fazendo apenas leves caminhadas dentro de casa para estimular a circulação sanguínea e prevenir a trombose;
  • Não contrair o abdômen, tendo ajuda para levantar-se, por exemplo;
  • Não realizar atividades que exijam esforço físico pelo período de 30 dias, em média;
  • Usar a cinta pós-operatória pelo período de 30 a 60 dias;
  • Fazer sessões de drenagem linfática, conforme orientação médica;
  • Ter uma alimentação rica em fibras para evitar gases e constipação;
  • Higienizar e secar as incisões cirúrgicas de acordo com as orientações médicas;
  • Não tomar sol no local operado.

A recuperação da abdominoplastia costuma ser tranquila, sendo que o principal desafio para mulheres com filhos pequenos é, justamente, evitar esforço físico ou movimentos bruscos nas primeiras semanas.

Atividades que demandam maior esforço, especialmente da região abdominal, serão retomadas progressivamente, sendo liberadas em até 90 dias, em geral.

Qual profissional realiza a abdominoplastia pós-gravidez?

A abdominoplastia pós-gravidez deve ser realizada por um cirurgião plástico de confiança e com experiência no tratamento de mulheres que são mães.

Tanto a abdominoplastia pós-gravidez como o mommy makeover são técnicas seguras e eficazes para entregar os resultados estéticos desejados.

Para saber mais e tirar suas dúvidas agende já sua consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Agende uma consulta

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)