Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Diferença entre abdominoplastia e lipoescultura
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda quais são as diferenças entre abdominoplastia e lipoescultura conhecendo como cada procedimento é realizado e as indicações cirúrgicas

É muito comum ter o anseio de realizar uma cirurgia plástica para correção de insatisfações estéticas e ter dúvidas sobre qual procedimento seria o mais apropriado. Essa confusão é recorrente entre pacientes interessados na abdominoplastia e lipoescultura.

Entender quais são as indicações cirúrgicas de cada cirurgia plástica e como elas podem atender as expectativas existentes é fundamental para uma decisão mais consciente e bem-informada.

Nesse processo, a orientação do cirurgião plástico de confiança é indispensável para a decisão entre abdominoplastia e lipoescultura. Saiba mais a seguir.

Fale com o Dr. Edgar para realizar uma cirurgia plástica no abdômen!

Agende uma consulta

Como é feita a abdominoplastia?

A abdominoplastia é a quarta cirurgia plástica mais realizada em todo o mundo de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

Na abdominoplastia, é feita a remoção do excesso de pele (flacidez) da região abdominal, podendo ser associada à sutura dos músculos reto-abdominais em caso de diástase.

No procedimento, são realizadas duas incisões, uma horizontal acima do púbis e outra vertical na linha alba contornando o umbigo. A partir disso, o cirurgião plástico faz a remoção da pele sobressalente para amenizar a flacidez abdominal.

Como é feita a lipoescultura?

A lipoescultura é uma cirurgia plástica que reúne a lipoaspiração com a reaplicação da gordura aspirada.

Na primeira parte do procedimento, é feita a lipoaspiração tradicional com pequenas incisões de cerca de 1 cm cada. É aplicada a solução tumescente e feito o descolamento da gordura dos tecidos adjacentes. Em seguida, as células adiposas são aspiradas.

No próprio centro cirúrgico, realiza-se a purificação da gordura, separando-a do soro, anestesia e sangue e separando às células preservadas.

A gordura autógena purificada é então aplicada em regiões nas quais o paciente deseja ganhar volume, como glúteos, seios, lábios, contorno facial e outras.

Qual a diferença entre abdominoplastia e lipoescultura?

Como visto, as cirurgias de abdominoplastia e lipoescultura são significativamente diferentes.

A abdominoplastia é indicada para casos nos quais a insatisfação refere-se ao acúmulo de flacidez na região abdominal.

Esse quadro é mais frequente em mulheres que passaram por gravidez, pessoas que perderam uma quantidade significativa de peso e ao envelhecimento natural do indivíduo.

A lipoescultura é recomendada para redistribuição da gordura corporal, podendo ser realizada por pessoas com desconfortos moderados associados ao contorno corporal, pois contribui na remodelação do corpo devido à remoção e realocação da gordura.

A abdominoplastia e lipoescultura também podem ser associadas quando a paciente relata incômodo tanto com a flacidez abdominal quanto com a distribuição de gordura corporal.

A associação da abdominoplastia e lipoescultura é viável mediante avaliação médica especializada, considerando especialmente as expectativas da paciente e a condição geral de saúde.

Portanto, existem diferenças consistentes na indicação da abdominoplastia e lipoescultura, sendo fundamental a avaliação do cirurgião plástico para determinar qual o procedimento mais adequado ao caso.

Entre em contato e agende uma avaliação para saber qual a cirurgia mais indicada para você!

Agende uma consulta

Pós-operatório da cirurgia plástica

O pós-operatório da abdominoplastia e lipoescultura não difere muito, mas cuidados específicos devem ser seguidos conforme orientação da equipe médica responsável. Algumas recomendações incluem:

  • Repouso de 7 a 14 dias, a depender da complexidade do caso;
  • Higienizar as incisões cirúrgicas e mantê-las bem secas;
  • Usar cinta cirúrgica continuamente por cerca de 30 dias;
  • Usar meia compressiva, quando recomendado;
  • Ter uma alimentação rica em fibras para evitar a constipação;
  • Tomar apenas a medicação prescrita;
  • Fazer sessões de drenagem linfática, exceto no local que recebeu gordura;
  • Não se expor ao sol por cerca de 30 dias;
  • Comparecer às consultas pós-operatórias;
  • Retomar atividades mais intensas entre 30 e 90 dias, a depender da liberação médica.

Apesar da semelhança entre o antes e depois de procedimentos como a abdominoplastia e lipoescultura, cada caso recebe orientações específicas de acordo com o quadro da paciente.

A definição entre abdominoplastia e lipoescultura ou associação das cirurgias plásticas deve ser conversada com o cirurgião plástico de confiança.

Agende já sua consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Agende uma consulta

Fontes:

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS)

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)