Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Abdominoplastia com lipo: tudo o que você precisa saber!
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Associação de procedimentos traz inúmeras vantagens

Segundo o relatório mais recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a lipoaspiração ocupa o 1º lugar no ranking de cirurgias plásticas realizadas ao redor do mundo, enquanto a abdominoplastia está em quarto lugar.

E quando se junta a abdominoplastia com a lipoaspiração? Muitas pessoas ainda não entendem para que serve a abdominoplastia com lipo. Inclusive, é comum pensarem que o objetivo dessa operação é apenas garantir a perda de peso, o que é um grande equívoco.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Agende uma consulta

Qual a diferença entre lipoaspiração e abdominoplastia?

A seguir, conheça os fatores que distinguem esses dois procedimentos estéticos.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que remove a gordura localizada de diversas partes do corpo. Durante a lipo, o cirurgião solta e aspira a gordura acumulada em áreas, como flancos, abdômen, coxas, braços e até mesmo abaixo do queixo (lipo de papada).

Abdominoplastia

A abdominoplastia, por sua vez, é uma cirurgia plástica focada no tratamento da flacidez da pele do abdômen, a qual pode ser causada por fatores como emagrecimento significativo ou gravidez.

É possível realizar a abdominoplastia com lipo?

Sim, é possível realizar a abdominoplastia com lipo. Juntas, essas técnicas são ideais para pessoas que buscam resultados completos e satisfatórios em termos de aparência abdominal.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez.

Agende uma consulta

Para quem é indicada essa combinação?

A abdominoplastia com lipo é recomendada para pacientes que apresentam excesso de pele e gordura localizada na região do abdômen.

Como é feita a abdominoplastia com lipo?

A abdominoplastia com lipo é feita em duas etapas. Primeiro, pequenas incisões são feitas para introduzir a cânula, um tubo fino e oco utilizado na lipoaspiração.

Então, a cânula é movimentada para soltar a gordura acumulada. Feito isso, o tecido adiposo é aspirado para fora do corpo por meio de um aspirador cirúrgico ou uma seringa.

Em seguida, na etapa da abdominoplastia, uma incisão horizontal é feita na parte inferior do abdômen, que se estende lateralmente conforme a necessidade de correção.

Logo após a etapa anterior, a pele excedente é removida, e os músculos enfraquecidos são reparados e suturados.

Como é o pré e pós-operatório da abdominoplastia com lipo?

Pré-operatório da abdominoplastia com lipo

Antes da abdominoplastia com lipo, você deve marcar uma consulta médica com especialistas para avaliar o seu estado de saúde.

As recomendações comuns nessa etapa são:

  • Realizar exames laboratoriais: hemograma, coagulograma, testes de função renal e hepática, exames de urina e beta HCG etc.;
  • Realizar exames de imagem: raio-x do tórax e ultrassonografia abdominal, feitos para verificar a presença de hérnias e avaliar a circulação das pernas;
  • Adequar o peso corporal para um índice próximo ao IMC adequado;
  • Parar de fumar pelo menos 60 dias antes da operação.

Pós-operatório da abdominoplastia com lipo

Cuidados pós-operatórios para uma boa recuperação da abdominoplastia com lipo:

  • Use cintas compressivas durante todo o dia nos primeiros 30 dias e depois por 12 horas diárias nos 30 dias seguintes;
  • Faça sessões de drenagem linfática, com um mínimo de 20 sessões;
  • Nos primeiros dias após o procedimento, faça caminhadas com uma leve inclinação no tronco, progredindo para uma postura ereta de forma gradual até completar 30 dias de pós-operatório;
  • Caso prescritos, tome antibióticos e anticoagulantes por até uma semana para prevenir infecções e trombose;
  • Evite atividades físicas intensas por pelo menos um mês para promover uma cicatrização adequada e reduzir complicações.

É possível engravidar novamente após a cirurgia?

Sim, dá para engravidar após ter feito uma abdominoplastia com lipo, pois o corpo tem a capacidade de se adaptar a uma nova gravidez. Logo, o crescimento da barriga e o desenvolvimento do bebê ocorrerão normalmente.

No entanto, o indicado é operar após decidir não ter mais filhos, porque uma nova gravidez é capaz de alterar os efeitos estéticos do procedimento.

Portanto, discuta essas questões com seu cirurgião plástico. Ele dirá exatamente como a gestação pode afetar os resultados da sua abdominoplastia com lipo.

Neste conteúdo, você aprendeu sobre as diferenças entre lipoaspiração e abdominoplastia e entendeu como as cirurgias são feitas. Viu também como se preparar para o pré e o pós-operatório da abdominoplastia com lipo.

Para saber mais detalhes, entre em contato com o Dr. Edgar Lopez e marque sua consulta.

Fontes:

Dr. Edgar Lopez

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética