Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Mommy makeover
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Muitas mulheres que passam pela gravidez desejam ter o corpo que tinham antes da gestação. Saiba como o mommy makeover pode ajudar nesses casos.

Você já ouviu falar do termo “mommy makeover”? Se ainda não conhece, saiba que se trata de uma combinação de várias cirurgias plásticas diferentes que visa devolver a autoestima para as mulheres que passaram por mudanças no corpo após a gestação.

No período da gravidez e amamentação, é natural que muitas mamães tenham alterações emocionais e físicas, que podem acarretar aumento de peso, crescimento e flacidez das mamas, acúmulo de gordura localizada e estrias, por exemplo. Tudo isso pode gerar insatisfação das mulheres com seu próprio corpo e o desejo de voltar à antiga forma.

Nesses casos, o mommy makeover pode corrigir essas alterações estéticas ao associar procedimentos nas mamas, abdômen, quadris e cintura. Continue lendo para conhecer mais sobre a cirurgia plástica pós-gravidez.

Tive um bebê e quero ter o mesmo corpo de antes da gestação!

Quais são os procedimentos inclusos no mommy makeover?

O mommy makeover pode reunir até quatro procedimentos cirúrgicos realizados de uma só vez. São eles:

  • Abdominoplastia, para retirar o excesso de pele na região abdominal;
  • Mamoplastia, para alterar o formato, volume ou corrigir flacidez nos seios;
  • Lipoaspiração, para remover gorduras localizadas;
  • Remodelação de glúteos, que melhora o aspecto e formato do bumbum.

Esses podem ser todos necessários ou não, dependendo da indicação de cada paciente. Veja mais detalhes sobre cada um deles a seguir.

Abdominoplastia

A cirurgia tem o objetivo de remover o excesso de pele e gordura para proporcionar uma melhor aparência do abdômen. A abdominoplastia é muito comum para mulheres que ganharam bastante peso durante a gravidez e pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica.

A abdominoplastia pode ser realizada com algumas técnicas diferentes, como a miniabdominoplastia. Neste método, indicado para pacientes com pouca flacidez, é retirada uma quantidade menor de pele. Já o método tradicional remove um excesso de pele maior, o que proporciona uma cicatriz mais longa. Porém, em ambos os procedimentos, a incisão pode ser feita no mesmo local da cesariana, assim a paciente não fica com outra cicatriz.

Mamoplastia

A gravidez altera significativamente os hormônios no corpo feminino, o que gera aumento das glândulas mamárias para a produção do leite materno. Após a amamentação, a pele que foi esticada pode perder sua elasticidade e deixar os seios flácidos e caídos. Mamas que já eram volumosas podem se tornar ainda maiores e flácidas.

Por essas razões, a mamoplastia é um dos procedimentos do mommy makeover. Ela pode ser feita de diferentes maneiras, a depender da vontade da paciente:

Lipoaspiração

A variação de peso durante a gestação pode causar o acúmulo de gordura localizada em várias regiões do corpo feminino, que são difíceis de eliminar mesmo com a prática de atividade física. A lipoaspiração é uma das cirurgias mais requisitadas em todo o Brasil, porque ela é indicada para retirar a gordura localizada de algumas regiões do corpo, como:

  • Abdômen;
  • Coxas;
  • Costas;
  • Flancos;
  • Glúteos.

O acúmulo de gordura nesses locais prejudica o contorno corporal da mulher, o que gera queda de autoestima e frustração. Por isso, o mommy makeover pode reverter as mudanças físicas e restabelecer a harmonia do corpo. Associada ao Renuvion®, também apresenta uma melhora da flacidez.

Remodelação de glúteos

A cirurgia consiste na retirada de células de gordura, normalmente do abdômen, para realizar um enxerto subcutâneo na região glútea. O procedimento pode aumentar o volume, corrigir imperfeições nas nádegas e melhorar a qualidade da pele no local. A remodelação de glúteos pode ser feita também com a implantação de próteses de silicone para dar um volume maior e alterar o formato do bumbum.

Agende uma avaliação para fazer o mommy makeover!

O que considerar antes de realizar esse procedimento?

Como vimos, o mommy makeover é uma combinação de várias técnicas cirúrgicas, por isso é fundamental escolher um cirurgião plástico devidamente qualificado para realizar todos esses procedimentos. Além disso, a abdominoplastia só é recomendada para as mulheres que não planejam engravidar novamente, devido à diminuição da capacidade do abdômen de se distender.

É essencial que as cirurgias combinadas só sejam realizadas depois de seis meses do parto e, pelo menos, três meses após a mulher ter parado de amamentar. Respeitado os prazos, você pode considerar os seguintes pontos antes de realizar o mommy makeover:

  • Mudança significativa no corpo após a gravidez e gestação;
  • Autoestima baixa e desconforto com excesso de pele e gordura na cintura;
  • Aumento do volume do quadril, coxas ou braços.

O procedimento costuma durar, em média, de 4 a 5 horas e vai depender muito das alterações estéticas desejadas pela paciente, que pode receber alta hospitalar no mesmo dia.

Em relação às contraindicações do mommy makeover, elas costumam ser as mesmas para quem pretende realizar qualquer tipo de intervenção cirúrgica, como a presença de doenças cardíacas, autoimunes, diabetes e hipertensão.

Como escolher um cirurgião plástico para realizar o mommy makeover?

Como se trata de um conjunto de cirurgias, escolher um bom cirurgião plástico é um fator primordial para o sucesso do mommy makeover. Analise as credenciais do médico e veja suas qualificações, cursos e tempo de atuação no mercado.

Veja também a infraestrutura da clínica e de toda a equipe que acompanhará o médico no procedimento e procure esclarecer todas as dúvidas nas consultas iniciais para alinhar os resultados com as expectativas.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Edgar Lopez!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica